Em Salvador, Governador Jaques Wagner abre Conferência Estadual do Emprego e Trabalho Decente

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Começa nesta quinta-feira (22/09/2011), às 9h, no Hotel Fiesta, bairro do Itaigara, em Salvador, a III Conferência Estadual do Emprego e Trabalho Decente. Participam da abertura o governador Jaques Wagner, as representantes da Organização Internacional do Trabalho (OIT) na America Latina e Caribe, Elizabeth Tinoco, e no Brasil, Laís Abramo, e o secretário estadual do Trabalho e Esporte, Nilton Vasconcelos.

Promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a conferência prossegue até esta sexta-feira (23), abrindo o ciclo das conferências estaduais no país, que termina, em maio de 2012, com a I Conferência Nacional, em Brasília.

O evento realizado em parceria com várias entidades representativas de trabalhadores, empregadores e a sociedade civil organizada vai reunir cerca de 500 delegados escolhidos nas plenárias anteriores, 72 municipais e cinco regionais, e mais 100 convidados.

Estarão em pauta temas importantes e atuais, tais como: geração de emprego, com igualdade de oportunidades e tratamento; erradicação do trabalho escravo e do trabalho infantil; e o fortalecimento do diálogo social, como instrumento de governabilidade democrática.

Jovens de escolas públicas terão acesso a curso gratuito de informática

Jovens de Salvador e de Camaçari terão acesso a um curso gratuito de Tecnologia da Informação e Comunicação, que vai capacitá-los para o mercado de trabalho. Nesta quinta-feira (22), às 11h, na Governadoria, o governador Jaques Wagner, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, e o presidente da Microsoft Brasil, Michel Levy, assinam convênio para formalizar a parceria, que vai capacitar 360 estudantes nessa primeira etapa.

O programa é voltado para jovens do ensino médio que estejam regularmente matriculados em escola pública. Para efetuar a inscrição basta acessar o site www.programas2b.com.br e preencher o formulário on-line, disponível até o dia 28 de setembro. Depois dessa etapa, serão selecionados 360 alunos das localidades do Bairro da Paz, Mussurunga, Vila Verde, Nordeste da Amaralina, Chapada do Rio Vermelho, Santa Cruz e Camaçari e as aulas serão ministradas por instrutores do Senai.

A iniciativa é da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), por meio do Programa de Aprendizado Jovem (Proaj), em parceria com a Microsoft e o Senai. De acordo com o secretário Paulo Câmera, o ideal é que os alunos procurem os Centros Digitais de Cidadania (CDCs) para fazer a inscrição. “Nossa meta, em quatro anos, é capacitar 10.000 alunos”, afirma o secretário, acrescentando que as aulas dessa primeira etapa vão acontecer na Fundação Lar Harmonia, no Bairro da Paz; no Centro Social Urbano do Nordeste de Amaralina e em Camaçari, em local ainda a ser definido.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120656 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.