Em Salvador, Comitê Baiano pela Verdade promove sessão especial na Assembléia Legislativa da Bahia

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Em homenagem à Semana da Anistia, comemorada de 22 a 26 de agosto, a Comissão Baiana de Anistia realiza nesta segunda-feira, dia 05, Sessão Especial na Assembléia Legislativa da Bahia, em homenagem à data. O evento, que será celebrado a partir das 10 horas da manhã, também homenageia os 10 anos de criação da Comissão de Anistia.

O grupo, instituído pelo Ministério da Justiça, tem ajudado o Brasil a escrever uma nova etapa na história, contribuindo na consolidação da democracia e do reconhecimento por parte do Estado dos prejuízos causados às pessoas perseguidas por sua atuação. Ex-preso político e militante da ditadura militar, o deputado federal Emiliano José (PT-BA) reconhece a importância do evento e reafirma a coragem daqueles que lutaram pela prevalência da democracia no país. “Quem derrotou a ditadura foi o povo brasileiro, mas nossa geração contribuiu muito para isso”, ressalta.

Em 10 anos de trabalho, a Comissão de Anistia analisa os pedidos de pessoas que acreditam ter sido impedidas de exercer suas atividades profissionais ou econômicas por motivos ligados exclusivamente à repressão política, no período de 18 de setembro de 1946 a 5 de outubro 1988. Estes brasileiros, perseguidos politicamente, estão resgatando sua cidadania e dignidade por meio de ações formuladas pela Comissão.

No Brasil e na Bahia, a Semana da Anistia é um evento promovido pela Comissão de Anistia com o objetivo de articular membros da sociedade civil, ex-presos políticos, militantes e anistiados para um debate acerca dos quatro grandes temas-chaves da Justiça de Transição: a reforma das instituições para a democracia; o direito à memória e à verdade; o direito à reparação e o direito ao igual tratamento legal e à justiça. A comissão luta ainda pela mobilização acerca da instituição da Comissão Nacional da Verdade.

A sessão especial contará com depoimentos de militantes como Waldir Pires, Carlos Sarno, representantes da Comissão de Desaparecidos Políticos, entre outros. O evento contará, ainda, com a apresentação do cantor Fábio Paes.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109790 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]