Deputado federal Emiliano José é entrevistado na Rádio Cultura FM

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O deputado federal Emiliano José (PT-BA) foi entrevistado na manhã desta segunda-feira, (19/09/2011), na rádio Cultura FM, de Araci. Em pauta, assuntos de interesse da população local como a reativação do Hospital Regional de Serrinha, as ações de combate à seca na região sisaleira, além da implantação de um campus da UFRB na cidade.

Sobre a reabertura do Hospital Regional de Serrinha, Emiliano lembrou que a grande dificuldade do projeto é, depois de reaberta a unidade de saúde, dar conta dos custos de manutenção dos serviços prestados à população. Para tanto, o deputado já entrou em contato com o Secretário de Saúde da Bahia, Jorge Solla, que vem articulando junto com prefeitos da região a possibilidade de se estabelecer um consórcio entre o Estado e as Prefeituras para garantir o funcionamento do Hospital.

A seca, problema recorrente ao nordestino, foi lembrada por Emiliano também. O deputado destacou a reunião com o Secretário de Relações Institucionais, César Lisboa, com quem, acompanhado por vereadores da região, a exemplo da vereadora Leninha, do município de Valente, articulou ações como limpeza de açudes, construção de cisternas, distribuição de carros-pipas, entre outras medidas, para dar conta da falta de água na região. O deputado lembrou, no entanto, que “a seca é um fenômeno que acontece todos os anos, e por isso, não dá para esquecer”.

Ainda durante a entrevista, Emiliano falou sobre as ações do Governo Federal no desenvolvimento da cultura do sisal. Araci, assim como outras cidades do país, ganhou um incentivo para escoar a produção sisaleira para a safra 2011/2012. Com a criação do Prêmio de Escoamento de Produção (PEP), os produtores de sisal da Bahia garantiram um preço mínimo de R$1,04 pelo quilo de sisal bruto. A ação é fundamental para o incentivo e valorização da cultura sisaleira. Também por meio do PRONAF, mais recursos foram disponibilizados para a agricultura familiar. Além disso, o aumento de valores de subsídios e da faixa de renda familiar anual ampliaram o número de beneficiados do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) – Minha Casa, Minha Vida.

Sobre educação, o parlamentar defendeu a criação, em Araci, de um campus da Universidade Federal do Recôncavo. A implantação de IFETs nas cidades de Euclides da Cunha e Serrinha, anunciada este ano pela presidenta Dilma Rousseff, prova que a Bahia segue rumo ao desenvolvimento do ensino federal. Para o deputado “a luta pela educação no estado é uma luta permanente”.

Emiliano agradeceu também o apoio recebido na região e parabenizou trabalhos desenvolvidos por moradores locais – como Gilma Reis, padre Luiz Ademir, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, além do Coletivo Municipal de Jovens e da Central de Desenvolvimento das Associações de Araci, CDA.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109706 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]