Deputado estadual Sidelvan Nóbrega cobra via alternativa à Avenida Paralela em Salvador

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Criada com o intuito de evitar congestionamentos na cidade, hoje, a Avenida Paralela tornou-se um desafio para os gestores públicos da capital baiana. Com cinco viadutos e dez passarelas, em 2010, a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) registrou o fluxo diário de 91 mil veículos, sentido aeroporto, e 87 mil, sentido o centro da cidade, totalizando a passagem de 178 mil carros por dia.

Faltando menos que três anos para o início dos jogos da Copa do Mundo, Salvador, uma das capitais brasileiras escolhidas para sediar o campeonato, já se prepara para as mudanças. Recentemente, o Governo do Estado anunciou a construção da Avenida 29 de Março, ligando a Avenida Paralela à BR-324, visando facilitar a locomoção de milhares de baianos, principalmente a vida dos moradores dos bairros de Cajazeiras e Águas Claras, que enfrentam diariamente longos engarrafamentos.

Apesar de desafogar o tráfego da região, a velocidade com que a cidade se desenvolve mostra que há necessidade da criação de vias alternativas à Avenida Paralela, já que a mesma se encontra saturada em virtude do crescimento desenfreado de carros.

Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelou que, entre dezembro de 2007 e março de 2011, a frota de carros em Salvador cresceu o equivalente a 44,8%, colocando a capital no segundo lugar do ranking das cidades com maior índice de frota de carros.

Com base no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano do Município (PDDU), que visa o escoamento do tráfego na Avenida Paralela, o deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PRB) indicou ao Estado que proceda a interligação do bairro Saboeiro a Via Pituaçu, a ligação da Via Pituaçu à Via 29 de Março, a construção da Via 29 de Março a BA-526, além da duplicação da Via Regional, BA-528 e BA- 526.

Para o deputado, além de reduzir o número de veículos na região do Iguatemi, principal meio de acesso aos bairros de Salvador, as novas vias alternativas facilitarão a vida dos motoristas que lidam diariamente com o trânsito caótico da cidade. “Através desses investimentos, os condutores de veículos pequenos e passageiros de ônibus terão mais tranquilidade para trafegar na região do Iguatemi, e até mesmo na Av. Paralela”, pontuou o parlamentar.

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