Deputada Graça Pimenta alerta população para a necessidade de vacinar contra a meningite

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O surto de meningite do tipo C que assolou o Complexo Hoteleiro Costa do Sauípe durante este final de semana está preocupando a deputada estadual Graça Pimenta (PR). A parlamentar alerta a população sobre a importância de se vacinar contra a doença e lamenta os sete casos registrados pela Sesab.

“Lamento as três mortes ocorridas por conta da doença neste final de semana em Costa do Sauípe e torço para que os quatro funcionários do complexo que estão internados se recuperem. É muito importante a população se precaver contra a doença; quem ainda não é imune, deve se vacinar. Caso apresente febre, dor de cabeça, vômito e dor na nuca, a pessoa deve procurar, imediatamente, o centro de saúde mais próximo”, alerta a parlamentar.

A meningite é uma doença que ocorre por conta de uma inflamação das membranas que recobrem e protegem o sistema nervoso central, chamadas de meninges. Existem dois tipos de origem da doença: viral, adquirida depois de alguma gripe ou outra doença causada por vírus, ou bacteriana, consideradas mais graves do ponto de vista clínico. Uma forma contagiosa é causada pelo meningococo que transmite a doença pelo ar; outra forma de contágio é o contato com a saliva de um doente. Grave e temporalmente ilimitada, a meningite pode acometer indivíduos de qualquer idade.

Sobre Carlos Augusto 9461 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).