Coluna de Antônio José Larangeira de 23 de Setembro de 2011

A modelo gaucha Angélica Sulzbach, que está na cidade realizando um ensaio para o Boulevard.
A modelo gaucha Angélica Sulzbach, que está na cidade realizando um ensaio para o Boulevard.
A modelo gaucha Angélica Sulzbach, que está na cidade realizando um ensaio para o Boulevard.
A modelo gaucha Angélica Sulzbach, que está na cidade realizando um ensaio para o Boulevard.

Conferência do Desenvolvimento

Aprofundar o conhecimento acerca da realidade socioeconômica brasileira, com ênfase nos eixos de desenvolvimento para a região Nordeste e o aperfeiçoamento das políticas governamentais é o que pretende a Conferência do Desenvolvimento, que será realizada nos dias 4 e 5 de outubro de 2011 na Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Salvador.

O evento, promovido em parceria pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e pelas Secretarias Estaduais do Planejamento e Casa Civil, terá sete eixos temáticos: Inserção internacional soberana; Macroeconomia para o desenvolvimento; Fortalecimento do Estado, das instituições e da democracia; Estrutura tecnoprodutiva integrada e regionalmente articulada; Infraestrutura econômica, social e urbana; Proteção social, garantia de direitos e geração de oportunidades; e Sustentabilidade Ambiental.

Espetáculo Chicos

Após uma temporada de sucesso no Teatro Jorge Amado, o espetáculo ‘Chicos” volta em cartaz, de hoje  à  9 de outubro na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, em Salvador. Baseado na obra de Chico Buarque, a peça apresenta ‘o lado lúdico, popular e político do compositor’. O primeiro ato surgiu a partir da composição “Ciranda da Bailarina”, com diálogos ingênuos, absurdos e hilários, fazendo o público se divertir e se recordar da sua própria infância. Os personagens são conduzidos pela autora Susana Vega, do meio artístico de Feira de Santana.

Mulheres em exposiçã

Com a exposição “Mulheres em diferentes caminhos: arte, ciência e cotidiano, presentes nos museus da Uefs”, aberta na manhã de segunda-feira (19), teve início uma programação conjunta dos três museus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). As atividades fazem parte do projeto dos museus da Uefs para a 5ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e inclui ainda palestras, ações educativas e oficina de pintura.

Na exposição e nas palestras, cada museu, de acordo com o tema, homenageia mulheres cujos trabalhos fazem parte de seu acervo: O Museu Regional destaca a arte de Nanja, artista feirense que pinta máscaras humanas e depois fotografa; o Observatório Antares, apresenta a contribuição da física e química Marie Curie, pioneira na descoberta do Raio X e primeira mulher a ganhar dois prêmios Nobels, e da astrônoma Henrieta Leavitti, que descobriu a distância entre as estrelas. O museu Casa do Sertão evidencia a arte cotidiana de duas artesãs feirenses, Crispina dos Santos, com sua arte de barro e  Marilene Brito com suas bonecas terapêuticas.

Empresários israelenses

Com a finalidade de conhecer o distrito industrial de Feira de Santana e as possibilidades de  implantarem unidades fabris aqui, empresários de Israel, ligados ao setor de embalagens plásticas para produtos agrícolas, estiveram na cidade, quando tiveram um encontro com os secretários de Desenvolvimento Econômico, Magno Felzemburg e  da Fazenda, Wagner  Gonçalves, além do diretor geral do Centro Industrial do Subaé  José Mercês Neto e o presidente do  Centro das Indústrias de Feira de Santana (CIFS), André Régis Andrade.

Boulevard e campanha

Neste ano, a temporada de primavera/verão do Boulevard Shopping promete muito glamour. Todas as tendências da nova estação estão presentes no ensaio estrelado pela top gaúcha Angélica Sulzbach. A modelo, que veio a Feira de Santana apenas para a sessão de fotos, é garota-propaganda de marcas como Forum e Carmem Steffans, além de presença constante nas passarelas do SPFW e Fashion Rio.

Os cliques são do fotógrafo Almir Jr. e a produção de moda assinada pela produtora Natália Tróccoli e pelo estilista Vitorino Campos. “Quando o assunto é moda, o Boulevard é uma referência em Feira de Santana e na Bahia. Por isso, sempre investimos no lançamento de coleções e em eventos como esse, que traz o universo fashion para dentro do shopping”, explica Viviane Freire, superintendente do Boulevard. Para a produção da campanha, foram investidos R$ 100 mil. As imagens estamparão a nova campanha do shopping, veiculada em televisão e jornais, além de comporem a exposição “Animus”, que estará aberta a visitação dentro do Boulevard a partir de hoje.

Data

Esteve completando idade nova a ex-primeira dama de Feira de Santana Ivanete Rios de Carvalho, exposa do ex-prefeito Jose Ronaldo de Carvalho, que foi bastante felicitada.

Confraria

Hoje, a Confraria dos Gastrônomos capitaneada por João Velloso, estará se reunindo em almoço, no restaurante Vivas, que está estreando seu funcionamento a partir do meio dia. Lá estará recebendo a todos a restauranteur Ana Lybia.

Sobre Antonio José Larangeira 3066 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]