Começa pavimentação da rua Aeroporto em Feira de Santana. Confira as notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

As obras de pavimentação asfáltica com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) da rua Aeroporto, situada no conjunto George Américo, começaram na manhã desta segunda-feira (12/09/11), próximo a avenida Transnordestina. A via de 14 mil metros quadrados se estende aos bairros Campo Limpo e Sítio Novo e será completamente pavimentada após 20 anos.

Além disso, o prefeito Tarcízio Pimenta anunciou a implantação de iluminação metálica na via, redutores de velocidade e sinalizações horizontal e vertical para aperfeiçoar o tráfego intenso. Os trabalhos estão inclusos no novo pacote de obras lançado pelo Governo Municipal, no valor de R$ 3 milhões, e serão realizados pela Construtora Paisart.

“Esperamos que a rua Aeroporto torne-se muito mais bonita e seja transformada numa verdadeira avenida, como a Getúlio Vargas e Maria Quitéria. Para que o tráfego não seja interrompido, os trabalhos serão realizados em uma parte da pista enquanto a outra é liberada”, informa o prefeito.

A previsão, conforme o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, é que as obras sejam concluídas dentro de 10 dias. Os trabalhos envolvem recursos da ordem de R$ 350 mil e também incluem a recuperação da praça do bairro Campo Limpo, bem como a pavimentação da rua Antônio Carvalho, no George Américo.

Morador da localidade, o aposentado Antônio Cordeiro afirma que o asfaltamento da via pública é muito importante. “Passo sempre por essa rua e sei da necessidade do asfalto. O trânsito daqui é muito intenso e precisa de investimentos como este”, considera.

Também estiveram presentes no lançamento da obra o secretário municipal de Planejamento, Carlos Brito, e o vereador Otávio Joel Araújo.

Aprender Brincando começa nesta terça

O projeto “Aprender Brincando”, resultado da parceria entre a Prefeitura de Feira de Santana e a empresa Pirelli, será iniciado no bairro Aviário nesta terça-feira (13/09/11). A cerimônia de abertura será no Centro Municipal de Formação Profissional Juiz Walter Ribeiro Costa Júnior, a partir das 14h. A partir da iniciativa serão desenvolvidas atividades lúdicas, esportivas e culturais para crianças e adolescentes de 4 a 18 anos.

A meta atingir é 380 crianças da localidade. As atividades oferecidas são de dança e esporte, além de atividades que venham a contribuir para a formação de cidadãos, teatro de fantoches, capoeira, street dance, orientação profissional, dentre outras.

Cerca de 80 famílias dessas crianças ou adolescentes serão inseridas ainda no projeto que visa compreender a importância do envolvimento dos pais no desenvolvimento pleno dos filhos. As oficinas são realizadas de acordo com a faixa etária e são gratuitas.

Cicaf certifica novos profissionais

Capacitar jovens e adultos através de cursos profissionalizantes é uma das propostas defendida pelo Centro Integrado de Capacitação e Apoio ao Adolescente e à Família Professora Gilza Melo (Cicaf). Com esta finalidade a unidade certificou 323 alunos, na manhã desta segunda-feira (12/09/11), no teatro do Centro de Cultura Maestro Miro.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio, o Cicaf dar oportunidade ao jovem e ao adolescente de ser inserido no mercado de trabalho. “Para nós é a realização de mais uma conquista. Além de capacitá-los com uma profissão, o órgão devolve para estas pessoas o resgate da dignidade, auto-estima e inclusão social. O Governo Municipal investe em professores qualificados, novos cursos, salas estruturadas, ou seja, tudo para que ao aluno possa sair bem preparado para atuar no mercado de trabalho”, destaca.

Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante o curso de artesanato foram expostos no “Cantinho da Arte”. Além da apresentação de dança com o grupo da terceira idade. A aluna Rubenice Santana, contou sobre a satisfação em fazer o curso de depilação no Cicaf. Os certificados foram oferecidos para os cursos, depilação, garçons, informática básica, inglês I e II, manutenção em micros, massagem corporal, manicure e pedicure e dança.

“O curso é ótimo. Os professores são altamente qualificados e hoje tem suporte necessário para trabalhar na minha área”, afirma. Marizete Dulce Azevedo, diz que o curso de massagem superou suas expectativas. “Estou muito contente com a oportunidade que ganhei para fazer o curso gratuitamente. Já comecei a fazer massagens em minha casa para melhorar minha renda”, conta.

As matrículas para terceiro trimestre serão realizadas na segunda-feira (19/09/11) e terça-feira (20/09/11). Serão oferecidas 80 vagas para o curso de garçom, 100 vagas para o curso de informática para adultos e 120 vagas para manutenção de micros. Os interessados devem se dirigir a sede da unidade localizada no bairro Tanque da Nação, munidos com xérox do RG e comprovante de residência.

Nova iluminação na avenida Iguatemi

O sistema de iluminação na avenida Iguatemi, situada no bairro Mangabeira, foi eficientizada. Os serviços desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP), através do Departamento de Iluminação Pública, estiveram concentrados na instalação de um poste de energia, 48 novos pontos de iluminação e substituição de 20 pontos.

A ação visa melhorar o acesso de moradores e veículos na localidade. “Realizamos a troca de lâmpadas de 70 para 250 Watts de vapor de sódio, com o intuito de oferecer mais segurança e visibilidade à noite”, ressalta Silvio Moreira, diretor do departamento de iluminação pública.

Além da instalação, foram realizadas 65 manutenções em pontos de energia em alguns pontos da cidade. Os trabalhos contemplaram os bairros: Caseb, Rocinha, Conceição I, Santo Antonio, Lagoa Subaé além do Tomba, Jardim Cruzeiro e Cidade Nova.

Eleição dos representantes do COMDECNI

O Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento das Comunidades Negras e Indígenas (COMDECNI) realiza nesta terça-feira (13´/09/11) a eleição dos representantes de entidades não-governamentais para atuarem na instituição no biênio 2011/2013. Os participantes devem comparecer ao Auditório da Casa dos Conselhos, localizada na Rua Domingos Barbosa de Araújo, nº 170, bairro Kalilândia.

O processo eleitoral atende a um cronograma que segue o edital publicado no último dia 26 de agosto, em que representantes do Movimento Indígena com sede em Feira de Santana votam das 9h às 9h30, representantes do Movimento Cultural Negro (Blocos Afros e Afoxés, Escolas de Samba) de 9h30 às 10h, enquanto representantes de grupos de Capoeira e Bandas de Reggae das 10h às 10h30, enquanto representantes de Instituições Religiosas de 10h30 às 11h.

Ainda segundo o edital, para preenchimento das entidades foram exigidos CNPJ, Ata da diretoria atual e ofício em papel timbrado, indicando dois candidatos (um titular e um suplente), e para indicar eleitores ofício em papel timbrado, indicando cinco pessoas. Os documentos foram entregues na Casa dos Conselhos.

Durante o processo eleitoral estarão presentes três representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social, Conselho de Assistência Social e Ministério Público Estadual.

Qualificação para agentes comunitários

Em cumprimento as ações pactuadas para redução da mortalidade materna e infantil em Feira de Santana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Núcleo Microrregional de Educação Permanente em Saúde, está promovendo o curso “Prevenção da Morbimortalidade Materna e Infantil: a Atuação do Agente Comunitário de Saúde (ACS)”.

O curso está sendo realizado simultaneamente nos postos do Programa Saúde da Família (PSF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS), e tem como facilitadoras as enfermeiras que atuam na Atenção Básica e participaram do curso de Capacitação Pedagógica, realizado e certificado pela Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis.

De acordo com a coordenadora do Núcleo Microrregional de Educação Permanente em Saúde, Eulália Aparecida Soares, a carga horária do curso é de 60 horas, com duração de oito dias. “Nos seis primeiros dias, acontece o momento concentração, que aborda a parte teórica do curso. No segundo momento, denominado dispersão, o agente comunitário vai a campo para colocar em prática o que aprendeu na concentração. O curso é finalizado com a avaliação do ACS”, explica.

Segundo Eulália Soares, espaços como associações comunitárias de bairros, igrejas e escolas também estão sendo utilizados para ministrar o curso. “Em alguns bairros, os ACS contam com estes espaços para se reunirem. Como as turmas são formadas com uma média de 15 a 25 participantes, estes locais estão sendo aproveitados por serem amplos”, observa.

Conforme o cronograma, a qualificação prossegue até o mês de outubro. “Finalizando a qualificação com os ACS, iremos retomar o curso com uma nova turma, porém formada por técnicos de enfermagem que atuam na Atenção a Saúde da Mulher e da Criança na Atenção Básica e hospitalar”, ressalta. Nesta semana, o curso acontece nos PSFs Feira X, Dispensário Santana, Tomba, Jaíba, Tiquaruçu e Pé de Serra.

Antecipada data do casamento coletivo

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDESO) antecipou a data da cerimônia da 9ª edição do casamento coletivo para o dia 2 de dezembro. A cerimônia, que será realizada na Igreja Assembleia de Deus, situada na avenida Maria Quitéria, faz parte do Projeto Família Cidadã, iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana em parceria com o Poder Judiciário.

De acordo com a coordenadora do projeto Maria Lícia da Mota, até o momento mais de 60 casais já efetuaram a inscrição para o casamento coletivo. “Esta é uma oportunidade que muitas famílias de baixa renda têm de realizar o sonho do enlace matrimonial sem custos”, afirma.

A coordenadora informa ainda que os idosos, gestantes e pessoas portadoras de necessidades especiais terão prioridade. “Para garantir conforto a estes casais estamos organizando uma cerimônia especial. Assim que a juíza de direito chegar ao local será celebrada a união destes casais”, informa.

Os casais interessados podem realizar as inscrições até o dia 19 de setembro na Casa dos Conselhos, na rua Domingos Barbosa de Araújo, 172, Kalilândia, ou na sede da Sedeso na avenida Getúlio Vargas, 3.417, Santa Mônica das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas.

É necessário apresentar certidão de nascimento com emissão de segunda via atual, se viúvo (a) certidão de óbito, comprovante de residência, documento formal de partilha de bens, se houver, e certidão negativa do 1° e 2° Ofício.

Estudantes apresentam projeto em Santa Catarina

Um grupo de estudantes de Feira de Santana são os únicos representantes da Bahia e do Nordeste a apresentar projeto de reaproveitamento da água de esgoto doméstico, no município de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, nesta segunda-feira (12/09/11). A iniciativa é da Avergue, empresa da América Latina responsável pela construção de motores e geradores elétricos.

Segundo o estudante do Centro Estadual de Educação Profissional Áureo de Oliveira Filho (CEEP), Thiago Souza, o projeto desenvolvido há quase um ano está entre os três primeiros colocados e consiste em reaproveitar a água servida para geração de energia. Ele destaca que o foco são os imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Magno Felzemburg, aposta no projeto e observa que o mesmo é uma oportunidade de diminuir não apenas os custos dos moradores, como também para o município. “Seria importante que a Prefeitura abraçasse o projeto, já que a iluminação em vias públicas nas proximidades dos condomínios do Minha Casa, Minha Vida é de responsabilidade do Município”, explica.

Ele destaca ainda que diminuindo o custo da tarifa de energia para os moradores do empreendimento, que possuem renda até 3 salários mínimos, proporcionaria uma melhor qualidade de vida aos mesmos. “Com a economia, os beneficiados teriam uma condição melhor de vida, podendo investir em outros setores, como a segurança, por exemplo,”, afirma.

De acordo com o estudante Ecson Carvalho, além da geração de energia, a água pode ser utilizada ainda em jardins e sanitários. O custo estimado para instalação é de R$ 20 mil a depender do número de imóveis do empreendimento, e em dois anos podem ser gastos R$ 35 mil com taxas de energia.

“Em um ano e meio os moradores conseguiriam recuperar o valor investido. Além disso, a vida útil do equipamento é de 35 anos e a manutenção pode ser feita pelos próprios moradores”, ressalta. Além de Thiago Souza e Ecson Carvalho, participaram do projeto Anderson Brandão, Ramon Lima e Victor Costa, todos estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional Áureo de Oliveira Filho (CEEP).

Quando retornarem de Santa Catarina, eles apresentarão o projeto em uma reunião com o prefeito Tarcízio Pimenta, os secretários de Desenvolvimento Econômico, Magno Felzemburg; de Meio Ambiente Antonio Carlos Coelho; de Planejamento, Carlos Brito; de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro e de Serviços Públicos, Luiz Araújo.

Estudantes promovem homenagem a Feira

Feira de Santana completa 178 anos no próximo domingo (18/09/11). A data será festejada com o tradicional desfile cívico na avenida Getúlio Vargas. A homenagem vai contar com a participação de mais de 600 alunos da rede municipal que integram o projeto “Escola na Avenida”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação.

Os estudantes irão abordar temas referentes à história e à diversidade cultural de Feira de Santana, da Fazenda Sant’Anna dos Olhos d’Água até as ações e projetos da atualidade. A saída está prevista para as 9 horas.

Estarão presentes as escolas Gente Miúda, Dalva Suzart, Maria Amália, Antonio Eloy da Costa, Parque Brasil, Quinze de Novembro, Celso Daltro, Santo Expedito, Perpétuo Socorro, Rubens Carvalho.

Segundo a coordenadora do projeto, Ana Pales, o projeto está completando 11 anos e tem como objetivo promover a cidadania. “Cada escola levará um tema diferente para a avenida, ampliando os conhecimentos dos nossos jovens sobre o passado e o presente, mostrando os avanços e a realidade do povo de Feira”, explica.

Jau comanda noite de encerramento da Expofeira

O cantor e compositor Jau comandou a noite de encerramento da Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira 2011) neste domingo (11/09/11). O evento, que teve início no dia 04 de setembro, atraiu multidões ao Parque de Exposição João Martins da Silva durante oito dias para curtir atrações como Amado Batista, Roberta Miranda, Seu Maxixe, Fernanda Brum, Irmão Lázaro, Os Meninos de Seu Zeh, dentre outras, contratadas pelo Governo Municipal para garantir a diversão do público.

O cantor balançou o parque com algumas canções de sucesso como “Flores da favela”, “Sandália de couro”, “A camisa e o botão” e “Vixe Mainha”. Ninguém ficou parado. Na oportunidade, Jau parabenizou Feira de Santana pela magnitude da Expofeira. “Estamos aqui hoje para comemorar o sucesso desta festa. Vamos curtir esta última noite com muita música, alegria e tranquilidade”, disse ao abrir o show.

A professora Juliana Porto Silva elogiou a grade de atrações da 36ª Expofeira. “A Expofeira está cada vez melhor, mais segura e animada. A festa mal acabou e já deixa saudades. Estive presente durante todos os dias de festa e não tenho nenhuma queixa para fazer. Vamos torcer para que o tempo passe bem rápido para chegar a Expofeira 2012”, declarou.

Para o estudante Felipe Feitosa a contratação de Jau abrilhantou ainda mais a exposição agropecuária de Feira de Santana. “A Expofeira se tornou um evento de importância nacional. Então uma festa grandiosa como esta merece grandes atrações como Jau, que é um músico talentoso com um currículo musical invejoso”, afirmou.

O encerramento contou, ainda, com a participação dos cantores de forró Arnaldo Farias e Anita do Acordeon, que animaram o público ao som do mais tradicional forró pé de serra.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109811 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]