Com movimento 700 milhões de toneladas de mercadorias, Brasil é alvo de interesse de investidores estrangeiros no mercado marítimo

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A estabilidade econômica e política associada aos projetos do pré-sal e ao aumento dos preços das commodities transformaram o Brasil em alvo de interesse de investidores estrangeiros que aplicam no mercado marítimo no mundo. O assunto é tema da 1ª Conferência Mare Fórum na América do Sul, que ocorrerá terça-feira (13/09/2011) no Rio de Janeiro. Os organizadores se preparam para receber de 150 a 200 empresários europeus, asiáticos e norte-americanos.

O diretor da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China (Ccibc), Kevin Tang, disse à Agência Brasil que o mercado brasileiro é um dos mais atraentes do mundo, segundo os investidores. Os empresários buscam mercados sólidos que não estejam sob o impacto da crise econômica mundial, como os Estados Unidos e alguns países europeus, entre eles Grécia, Itália e Espanha.

“Os investidores querem saber quais são as oportunidades oferecidas pelo Brasil, associadas às tendências mundiais”, disse Tang. “Os investidores estão dispostos a diversificar, e o Brasil oferece o que eles esperam: estabilidade e potencial.”

As discussões se concentrarão nas oportunidades de negócios no Brasil, envolvendo toda a cadeia produtiva de transporte marítimo – construção naval, mineração e alternativas diversificadas de energia. Representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Secretaria de Portos foram convidados para os debates.

Como exemplo de investimentos, Tang ressaltou que um dos corredores de navegação que mais cresce no mundo, em todos os tipos de carga – granel seco ou líquido, contêineres e tankers – é o que liga o Brasil à China. Segundo ele, o crescimento do volume de negócios saltou de US$ 2,3 bilhões, em 2000, para R$ 56 bilhões em 2010.

O Rio de Janeiro foi escolhido como sede da conferência por ser polo de petróleo, mineração e também logística, segundo Tang. Ele lembrou que a região tem quatro novos estaleiros em construção.

Já houve 60 edições dessa conferência em nove países, mas é a primeira vez que ocorre na América do Sul. As discussões anteriores ocorreram nos Estados Unidos, na Itália, Indonésia, China, Turquia, Holanda, França, Grécia e Bélgica. Atualmente o mercado de transporte marítimo reúne, entre seus principais investidores, chineses, indonésios, japoneses, gregos e italianos.

Brasil movimenta 700 milhões de toneladas de mercadorias por ano nos portos

A costa brasileira tem 8,5 mil quilômetros navegáveis e um setor portuário que movimenta aproximadamente 700 milhões de toneladas de mercadorias por ano, dos quais mais de 90% na área de exportações. O objetivo é investir cerca de R$ 740 milhões em melhorias visando à Copa do Mundo de 2014. As informações são da Secretaria de Portos.

No total, no Brasil, são 37 portos públicos, entre marítimos e fluviais, além de 42 terminais de uso privativo e três complexos portuários que operam sob concessão à iniciativa privada. Em julho, o ministro José Leônidas Seixas, da Secretaria de Portos, avisou que até o fim de 2013 serão construídos sete novos terminais.

Os desafios do governo se concentram na construção de um novo porto em Manaus e em ampliar os investimentos em Fortaleza, no Ceará; Natal, no Rio Grande do Norte; Salvador, na Bahia; no Rio de Janeiro; em Santos, em São Paulo, e Recife, em Pernambuco. No Brasil, 18 portos públicos são administrados diretamente pelas companhias Docas – sociedades de economia mista que têm como acionista majoritário o governo federal, com vínculo à Secretaria de Portos.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115173 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.