Com economia aquecida, Santo Estêvão é a sexta cidade que mais gera empregos na Bahia

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O município de Santo Estêvão bateu um novo recorde na geração de emprego formal na Bahia. No mês de agosto foram gerados 132 novos postos de trabalho, conforme os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), órgão do Ministério do Trabalho e Emprego. O índice colocou o município em sexto lugar no estado no ranking que mede a evolução do emprego formal em municípios com mais de 30 mil habitantes.

Esta é a melhor posição alcançada pelo município desde a criação do CAGED, em 1992. Durante o mês de agosto foram admitidos em Santo Estêvão 227 trabalhadores, e demitidos 95. Os dados são válidos apenas para empregos com carteira assinada. O primeiro lugar no estado ficou com Salvador, que teve um saldo positivo de 4.118 novos empregos no período.

Feira de Santana foi a segunda cidade no ranking de geração de empregos, com saldo de 751 novos postos de trabalho. A lista segue com Juazeiro em terceiro, com saldo de 712; Casa Nova em quarto, com saldo de 705; e Serrinha em quinto, com saldo de 240. Com a posição alcançada no mês de agosto, Santo Estêvão gerou mais empregos que grandes cidades do estado, como Vitória da Conquista, Alagoinhas e Santo Antônio de Jesus.

“Nosso município superou outras 73 cidades da Bahia, com mais de 30 mil habitantes, na geração de emprego formal no mês de agosto. Um dado muito importante e que mostra o desenvolvimento da nossa cidade. Santo Estêvão cresce a cada dia com mais qualidade de vida e oportunidades para o nosso povo”, destacou o prefeito Rogério Costa.

Bahia

Segundo os dados do CAGED, em agosto de 2011 foram criados 7.143 empregos celetistas na Bahia, equivalente à elevação de 0,44% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior. Tal resultado decorreu principalmente da expansão nos setores de Serviços (+3.921 postos), da Indústria de Transformação (+1.559 postos) e do Comércio (+1.335 postos), cujos saldos superaram a queda da Agropecuária (-932 postos, devidos às atividades ligadas ao cultivo de café, que suprimiram 2.138 postos de trabalho).

Na série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo, nos primeiros oito meses do corrente ano, houve acréscimo de 75.064 postos (+ 4,74%), o melhor desempenho absoluto da Região Nordeste. Ainda na série com ajustes, nos últimos 12 meses, verificou-se crescimento de 5,97% no nível de emprego ou geração de 93.398 postos de trabalho. Vale acrescentar que, nesse período, o estado da Bahia registrou o segundo maior saldo da Região Nordeste, sendo superado pelo ocorrido no Estado de Pernambuco em +107.593.

Biblioteca Municipal abre concurso para produções artísticas

A Biblioteca Municipal Senador Josaphat Marinho, em Santo Estevão, abriu edital para concurso de Cartas, Poesias, Crônicas, Contos, Cartazes, Fotografias, Telas / Obras Artísticas e Representações Criativas da Bandeira Municipal, para estudantes da redes pública e privada de ensino, bem como universitários e professores em situação de regência de classe.

De acordo com a coordenação do projeto, as produções selecionadas, de acordo com o regulamento, farão parte do livro “Sonhos, Memórias e História de um Povo que prospera”.

Para maiores informações, os interessados deverão dirigir-se à sua Unidade Escolar ou através do e-mail bibliotecamunicipalsantoestevao@hotmail.com. As inscrições vão até o dia 15 de setembro.

Concurso de Bandas e Fanfarras acontece no domingo

No próximo domingo (18/09/2011), a partir das 13 horas, acontece em Santo Estevão mais uma edição do Concurso de Bandas e Fanfarras da LICBAMBA – Liga Cultural de Bandas Musicais da Bahia.

O evento faz parte das comemorações aos 90 anos de emancipação política do município. O evento promete trazer muitas novidades que irão proporcionar ao público, um verdadeiro espetáculo de evolução e musicalidade. O evento acontecerá na Praça Sete de Setembro.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116781 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.