Circuito de Arrancada lota Centro Administrativo da Bahia, em Salvador

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Mais de 8 mil pessoas vibraram neste fim de semana com as ultrapassagens e os roncos dos motores das máquinas na pista.

Neste final de semana (10 e 11 de setembro), a Copa Nordeste de Provas de Arrancada 2011, dominou as avenidas do Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Quase 10 mil pessoas entre o sábado e domingo, observaram os mais de 100 carros ferverem na pista. As provas de Arrancada pertencentes a diferentes categorias começaram pela manhã e terminaram no final da tarde. A entrada foi gratuita.

O evento ocorreu através do apoio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa), cujo titular, Domingos Leonelli, prometeu no ano de 2012 realizar uma maior divulgação e ampliação do circuito e possivelmente transferi-lo para o Parque de Exposições de Salvador.

Um dos organizadores do evento, o presidente do Clube Automobilístico da Bahia, Aurelino Campos, elogiou a qualidade da competição e destacou a reutilização do espaço físico nas corridas. “Em apenas um único terreno pode-se praticar diversas modalidades automobilísticas, como o Kart, a Arrancada, o Circuito de Asfalto e a Velocidade na Terra”, destacou.

O piloto e organizador da prova, Lício Caldas, destacou a qualidade dos pilotos da Bahia. “Nesta prova estão presente 4 esportistas baianos vencedores do último Campeonato Brasileiro de Arrancada, realizado em 2009. Se o Governo do Estado continuar ajudando, nas próximas competições nacionais a tendência é surgirem mais campeões”, salientou.

A corrida contou com uma variedade de carros que vão desde os antigos até os atuais. Alguns veículos de corrida que voaram nas pistas do circuito foram: Lotus 7, Dodge Dakota, Volksvagem SP2, Tigra, Gol, Fusca, Chevette e Opala Comodoro.

A prova de Arrancada teve 12 categorias: Força Livre e Tração Traseira, Força Livre e Tração Dianteira, Traseira Super, Dianteira Super, Traseira Original entre outras.

Vencedores das 3 principais provas: Traseira Super (Jackson Sodré, de Salvador); Força Livre Traseira (Silvano Madeira (Salvador) e Dianteira Super (Ari Melo, de Aracaju).

Arrancada – em uma pista reta e com carros dispostos lado a lado, as duplas de pilotos que competem nesta modalidade esportiva têm direito a três largadas, sendo que quem obtém os melhores tempos dessas três largadas duelam com o vencedor da outra dupla da mesma categoria. Os melhores se encontram no final e sai vencedor aquele piloto que conseguir o melhor e menor tempo na reta estabelecida para a competição. Os carros de arrancada são divididos de acordo com o peso, motor e tração.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113486 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]