Cantora feirense Celiah Zaiin grava versão do Hino a Feira ao piano

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A cantora e compositora feirense Celiah completa 10 anos cantando o “Hino à Feira” nas escolas e eventos diversos em nossa cidade. Para comemorar esse momento de tamanha emoção, ela prepara, ao lado do pianista popular Daniel Alves, o primeiro cd/dvd com a versão para “Piano”, uma homenagem à Georgina de Melo Erismann, que não teve a oportunidade de gravar os primeiros acordes da harmonia desse lindo Hino, num stúdio.

Celiah Zaiin se sente ligada à Pianista e se preocupa em manter sua memória viva. Celiah tem sido a grande incentivadora da memória desse hino nas escolas. Ela lembra que quando começou a cantá-lo, olhava nos rostos das crianças que estavam na fila das escolas, no momento cívico, mas sem nenhum interesse. Quando gravou, em 2004, a versão com a levada do “Olodum”, foi uma revolução na escola pública. Em menos de seis meses, teve que gravar um cd, intitulado “Portal do Sertão”. Com o Cd completo, ela teve que dar visibilidade à música, com dança nas cores de Feira. Daí, veio o “Show Folclórico Portal do Sertão”, com o qual percorreu quase todas das escolas de Feira.
A pedido dos adultos, em 2008 ela gravou a versão instrumental do “Hino à Feira”, com a participação de músicos da Banda Sinfônica da UFBA, homenageando o trabalho da música instrumental de filarmônica que marcou Feira com a 25 de Março e a Vitória.

Essa versão tem um caráter muito forte das composições para instrumento de sopro, com uma terminação fantástica de exaltação à Feira como terra “altaneira”.
Agora, uma versão toda no piano, obedecendo à partitura e arranjos originais, com a leveza desse lindo instrumento. O pianista popular Daniel Alves, o qual é muito conhecedor da obra de Bach, reconhece a estrutura do “Hino à Feira” como clássica. Celiah pediu que fosse conservado todos os fraseados da música e cadências. Para a parte de áudio, Celiah Zaiin vai gravar imagens em vários pontos turísticos de nossa cidade. O lançamento está previsto para o final do mês, como um presente para nossa cidade pelo mês de sua emancipação política.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111058 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]