Cadastramento de empresas terceirizadas, no SUS será finalizado pela SMS até janeiro de 2012. Confira as notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Nova licitação para cadastro no SUS

O novo chamamento público para cadastramento de empresas terceirizadas no Sistema Único de Saúde (SUS) será finalizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) até janeiro de 2012. As atuais prestadoras de serviço no Município foram habilitadas no processo realizado em 2004.

De acordo com informações do secretário municipal de Saúde, Getúlio Barbosa, podem participar do chamamento público empresas que atendam os critérios estabelecidos pelo edital de licitação e comprovem condições de prestar os serviços licitados. O processo inclui vistoria técnica e análise de documentação.

Ao todo são 38 empresas credenciadas, incluindo hospitais, clínicas médicas e laboratórios. Atualmente estão cadastradas as empresas APAE, Biolab, Laboratório Imune, Citolab, Vitalab, Italab, CSS, Biocenter, Oftalmofeira, CEON, Ceparh, Gasten, CLOF, CSB, Cliort e Laboratório Central.

Também estão cadastradas no SUS para prestar serviços em Feira de Santana o COE, HC, Labop, Mater Dei, HTO, Hospital, Otorrinos, ION, IHEF, IMA, IOFS, IUNE, Virgínia Paim, Anaclim Nilson, Laboratório Santana, M. N., Oftalmed, Roberto V. Pinto, HDPA, Hemolabor, HORT, SIPACC/CEDAP, SOS.

Mais ruas pavimentadas na cidade

O Governo Municipal continua executando pavimentação em paralelepípedo nos mais diversos bairros do município. Dessa vez os moradores beneficiados são das ruas Jacarandi, Nova Canaã e 2ª Travessa Jacarandi, localizadas no bairro Pampalona, além da rua Bela Vista II, no bairro Parque Getúlio Vargas.

A primeira obra a ser autorizada pelo prefeito Tarcízio Pimenta é a do bairro Pampalona, nesta quinta-feira (29), às 8h. Só na rua Jacarandi serão 1.470 metros quadrados de calçamento, na Nova Canaã são 690 metros quadrados e na 2ª Travessa Jacarandi serão 638 metros quadrados de pavimentação a paralelepípedo. As obras vão ser executadas pela Construtora Lima e Silva e envolvem recursos da ordem de R$ 161.500,00.

Na sexta-feira (30) é a vez da comunidade da rua Bela Vista II, no Parque Getúlio Vargas, ser contemplada com o início da pavimentação em paralelepípedo. Segundo o diretor do Departamento de Engenharia da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Carlos Alberto Firpo, será calçada uma área de 1.137.50 metros quadrados.

A obra vai ser realizada pela Construtora SMS e está orçada em R$ 72.226.00. A previsão do diretor é que os trabalhos sejam concluídos dentro de 30 dias.

Praça Sítio Novo recebe nova iluminação

O antigo sistema de iluminação da Praça Sítio Novo está sendo substituído por modernas e eficientes torres de iluminação. O serviço desenvolvido pelo Departamento de Iluminação Pública da Secretaria de Serviços Públicos faz parte do processo de revitalização da praça, iniciada no dia 21 de julho.

O departamento concluiu a instalação de duas torres com quatro iluminarias e cinco pontos de iluminação em torno do equipamento. Sílvio Moreira, diretor do Departamento de Iluminação Pública, afirma que todas as lâmpadas de sódio serão substituídas por metálicas. “O objetivo é proporcionar maior luminosidade”, observa.

Os trabalhos de revitalização acontecem diariamente. Já foi instalado o sistema de irrigação e os dois quiosques estão em fase de conclusão. A Praça Sítio Novo também vai contar com equipamentos para ginástica, novos bancos e mesas em concreto, parque infantil e recuperação da quadra poliesportiva, além do projeto paisagístico.

Encontro reúne mulheres em Feira de Santana

Com o objetivo de promover a análise da realidade social, econômica e política e debater estratégias para erradicação da pobreza e exercício pleno da cidadania para as mulheres do Município, foi aberta nesta quarta-feira (28/09/2011) a 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres (CMPM).

Com o tema “Autonomia e Igualdade para as Mulheres” o evento reúne mulheres de diversos segmentos até as 17 horas na Fundação Senhor dos Passos. Durante o encontro serão discutidas propostas para elaboração do Plano de Políticas Públicas Municipais e, ainda, será elaborada uma plataforma de diretrizes para compor o terceiro Plano Estadual de Polícias Públicas paras as Mulheres (PEPPM).

O prefeito Tarcízio Pimenta, durante discurso de abertura da Conferência, ressaltou a importância da promoção de debates que visem melhorias para o público feminino. “É preciso fazer valer a voz feminina em nosso município e em todo o país. Para isso precisamos alertar as pessoas da importância de comparecer e participar ativamente destes encontros que tem como foco principal garantir direitos e melhorias de vida para todas as mulheres”, declarou.

A secretária de Políticas de Mulheres do Estado da Bahia, Vera Lúcia Barbosa, destacou as ações governamentais que têm como meta oferecer melhores condições de vida às mulheres.

“As conferências são espaço de debate sobre melhores estratégias para promoção da igualdade, autonomia e cidadania do público feminino, que tem conquistado muitas vitórias ao logo desses anos. E muitas destas vitórias, como a criação da Secretaria e programas de governo, são fruto das manifestações do movimento feminista”, afirma.

Durante o encontro estão sendo abordados os seguintes eixos temáticos: Relações Étnico-raciais, Saúde da Mulher, Educação como garantia do Direito da Mulher, Comunicação e Cultura, Autonomia, participação política e poder e prevenção e enfrentamento a todas as formas de violência.

Estiveram presentes a secretaria municipal de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio; primeira dama e deputada estadual Graça Pimenta; coordenadora do Centro de Referência Maria Quitéria (CRMQ), Maria Luiza Coelho; representante do Conselho Municipal em Defesa dos Direitos da Mulher, Ione Mansur; representante da Rede de Atenção à Mulher, delegada Ana Virgínia Paim.

Conferência dos Direitos da Criança e Adolescente

Órgãos e entidades interessadas em participar da VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente devem inscrever-se até esta quarta-feira (28/09/2011), na Casa dos Conselhos, situada na rua Domingos Barbosa de Araújo, 160, bairro Kalilândia. As inscrições podem ser feitas até as 17 horas.

A VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente será realizada na próxima segunda-feira (3/10/2011) e terça-feira (4/10/2011), no Centro Comunitário Ederval Fernandes Falcão, situado na rua Deraldo Alves Costa, 171, Baraúnas. O evento visa a consolidação do princípio da Prioridade Absoluta, preconizada na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Segundo a conselheira e secretária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDC), Maria Régis Ferreira, o evento está aberto para as entidades inscritas no conselho. “Disponibilizamos 100 vagas para crianças e adolescentes, 120 para adultos e 30 para ouvintes, e contamos com uma grande participação da comunidade”, disse.

Neste ano o tema da conferência é “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política do Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes na Bahia”. O encontro terá os seguintes eixos: Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente; Proteção e Defesa dos Direitos; Protagonismo e participação de criança e adolescente; Controle social da efetivação dos Direitos; e Gestão da Política estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Município de Humildes é contemplado com água e energia

Mais 70 famílias residentes no distrito de Humildes serão beneficiadas com a extensão das redes de água e energia elétrica. Os serviços vão ser entregues à comunidade na noite desta quarta-feira (28/09/2011), a partir das 18 horas. Serão contempladas com água potável as ruas Colina das Árvores, Flor de Cactos, Fernando Alves, Recife, Flor de Lis, José Francisco, Maria Barbosa e Aurelino da Hora.

A implantação do sistema de extensão de rede de água foi executada em parceria com o Governo do Estado, através da Embasa. O secretário municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes, ressalta que uma das prioridades do Governo Municipal é beneficiar as famílias da zona rural com rede de água tratada.

“Para desenvolver projetos produtivos nos distritos são indispensáveis melhorias no sistema elétrico e extensão da rede de água. Novos convênios serão firmados para que outras famílias das comunidades pertencentes ao distrito de Humildes como, Caboronga, Lagoa do Mendes e Barroquinha sejam beneficiadas com rede de água”, assegura.

Já a Secretaria de Serviços Públicos (SESP), através do Departamento de Iluminação Pública, implantou 12 novos pontos de iluminação. As obras vão beneficiar as ruas Fernando Alves (três pontos); Flor de Lins (dois pontos) e Aurelino da Hora (sete pontos).

“A iluminação é um dos principais componentes da segurança pública, por isso o Governo Municipal se preocupa em manter o sistema elétrico das ruas do município eficiente e operante”, pontua o secretário municipal de Serviços Públicos, Luiz Araújo.

Estudantes participam de atividades na EPTRAN

Alunos da Escola de Olho no Futuro participaram de atividades de educação para o trânsito promovidas pela Escola Pública de Trânsito (EPTRAN), na manhã de terça-feira (27/09/2011). Os trabalhos visam dar continuidade às ações desenvolvidas durante a Semana Nacional do Trânsito comemorada entre os dias 20 e 23 de setembro.

Os alunos foram orientados sobre circulação nas vias públicas, segurança no trânsito e também conheceram algumas placas de sinalização. “Aprendemos que tanto o motorista como os passageiros e pedestres têm direitos e deveres”, destacou Carolina Sampaio, de 10 anos, aluna do ensino fundamental. “Devemos andar somente pela faixa de segurança ou nas calçadas”, acrescentou a aluna Reylane Rocha Dantas.

Para a coordenadora da Escola, Cintia Silva Figueiredo, os conhecimentos ministrados aos alunos são de extrema importância. “Queremos fortalecer a formação de cidadãos mais conscientes, preocupados com a questão da segurança no trânsito”, ressaltou.

De acordo com a coordenadora da Eptran, Analú Iglesias, o trabalho está aberto para outras escolas do município. “As palestras são voltadas para o comportamento adequado e seguro no trânsito. Essas crianças se tornarão condutores no futuro”, afirmou a coordenadora.

Secretaria Municipal de Saúde alerta importância do exame preventivo

A importância do exame preventivo foi destaque no lançamento da Campanha do Câncer do Colo do Útero, ocorrida na tarde desta terça-feira (27/09/2011), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo da campanha é evitar que as mulheres descubram a doença em seu estágio avançado.

De acordo com a enfermeira Deuselia Costa Silva, muitas mulheres ainda possuem o costume de procurar o profissional de saúde apenas quando está com algum sintoma. “A campanha busca conscientizar o público feminino para a necessidade de realizar, pelo menos uma vez no ano, o exame preventivo”, afirma.

Segundo a enfermeira, é grande a incidência de casos de câncer do colo do útero em Feira de Santana, e por isso é muito importante o trabalho de conscientização. “Serão realizadas palestras informativas sobre a doença e os cuidados que devem ser tomados”, informa Deuselia.

O exame preventivo pode ser realizado em qualquer uma das 83 unidades do Programa de Saúde da Família ou das 15 Unidades Básicas de Saúde do município. A Campanha do Câncer do Colo do Útero segue até o dia 30 de novembro.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115150 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.