Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 20 de Setembro de 2011

Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

Bodas de prata de Odontologia

O curso de Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana completa, em outubro, 25 anos de serviços prestados com a formação de 894 profissionais e assistência odontológica gratuita a comunidades de diversas localidades, em especial de baixa renda. Para comemorar as bodas de prata, servidores, estudantes e professores promovem atividades no dia 8 de outubro de 2011, durante o 1º Encontro de Egressos do Curso de Odontologia.

A programação prevê atividades no campus da Uefs a partir das 8h como café da manhã, visita a laboratórios e clínicas odontológicas e descerramento de memorial do curso no hall da Biblioteca Central Julieta Carteado. Às 19 horas será realizada solenidade no Centro de Cultura Amélio Amorim e às 22 horas confraternização em espaço a ser anunciado pela organização.

João Durval discurso

O senador João Durval (PDT-BA) fez na manhã de sexta-feira ultima,  um discurso de homenagem aos 63 anos da Rádio Sociedade de Feira de Santana, comemorados no último dia 7 de setembro, quando na oportunidade  tratou também da necessidade de ampliação do Aeroporto de Feira e fez um agradecimento à Presidente Dilma Roussef pelo interesse em resolver, o mais rapidamente possível, a questão da duplicação do Anel de Contorno.

Dia da cidade

Os 178 anos de emancipação política de Feira de Santana foram lembrados em sessão solene comemorativa na Câmara Municipal, na tarde de domingo (18). A professora Lélia Vitor Fernandes foi a palestrante da sessão especial e lembrou personalidades, estabelecimentos comerciais, escolas, indústrias, dentre outros, que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da cidade.  A escritora citou Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandoa e o local conhecido como Olhos d´agua, bem como a devoção do casal e a construção de uma capela na sede da fazenda, de onde surgiu o povoado, que em 28 de setembro de 1732, construíram o berço onde nasceria Feira de Santana.

Plenária do grupo

Domingo ultimo (18/09/2011), o deputado estadual  Zé Neto se reuniu na Chácara da Luta, em Feira de Santana, com o seu grupo político na Bahia para uma plenária. Na pauta a avaliação do mandato e, claro, as perspectivas para 2012, já que a eleição de prefeito está na porta. Foi um encontro bastante concorrido.

Coordenador da ONU

Depois de passar por um processo seletivo que envolveu outros 110 candidatos, o sociólogo Ildes Ferreira, professor titular da UEFS e ex-secretário estadual de ciência e tecnologia, acaba se ser escolhido para coordenar no Nordeste do Brasil um programa do Fundo de Desenvolvimento da Agricultura (FIDA), órgão vinculado à ONU com sede em Roma. Trata-se do programa “Gestão de Conhecimento em Zonas Semiáridas do Nordeste do Brasil”, com duração de 30 meses que pretende articular pesquisadores e promotores de boas práticas de convivência com o semiárido (governos, ONGs etc.), viabilizando uma sistemática de intercâmbio e de publicações sobre as iniciativas que contribuem efetivamente para o desenvolvimento sustentável da região semiárida. “Dediquei grande parte da minha vida ao semiárido e acredito que não vamos superar os problemas do sertão sem educação, sem pesquisa, sem conhecimento enfim. Terei agora a oportunidade de fazer uma das coisas que mais gosto, trabalhar com conhecimento”. O novo local de trabalho do sociólogo sertanejo será o escritório multifuncional da ONU, situado na Praça da Sé, na capital baiana, ao lado do UNICEF, da UNESCO, do IICA e de outros organismos internacionais.

Confraria

Sob a presidência de João Veloso, aconteceu sexta feira na churrascaria Los Pampas, mais uma reunião almoço da Confraria dos Gastronomos, oportunidade em que o empresário Noé Oliveira, anunciou o lançamento de um novo avião da Paradise Industria Aéronautica, da qual é seu presidente.

Está coluna é publicada nos sítios jornalísticos:

Jornal Tribuna da Bahia,

Jornal Grande Bahia e

Notícias da Bahia

Antonio José Larangeira
Sobre Antonio José Larangeira 3040 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]