Bahia Pesca faz convênios para capacitação de pescadores de vários municípios

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Os pescadores de Remanso, Sento Sé, Casa Nova, Pilão Arcado e Juazeiro vão participar de curso de capacitação para manutenção de motores marítimos. O curso será realizado em Remanso a partir de segunda-feira (26), terá uma duração de 100 horas, cerca de 20 dias, e é fruto de um convênio entre a Bahia Pesca e a Associação de Pescadores e Pescadoras de Remanso.

A Bahia Pesca, empresa vinculada à Seagri, vai doar também Bolsa Auxílio de R$ 200. “Também vai pagar a hospedagem e alimentação, já que esses profissionais não poderão trabalhar durante o período da capacitação”, explica a subgerente de pesca Eliana Carla. Além disso, as entidades receberão gratuitamente kits de ferramentas.

Ministrado por um instrutor do Senai, o curso será realizado também, até o mês de janeiro, em Canavieiras, Prado, Salvador e Santa Cruz Cabrália. Neste último, a capacitação será para restauração de embarcações. O evento, em todos estes locais, terá a participação de pescadores dos municípios vizinhos.

A presidente da Associação dos Pescadores e Pescadoras de Remanso, Irany da Silva dos Santos, destaca a importância da iniciativa “porque existe uma enorme carência de profissionais nesta área e, quando ocorre algum problema, o motor tem que ser transportado para Salvador, tornando o custo do conserto muito elevado”.

Os convênios no valor total de R$ 175 mil vão beneficiar 110 pescadores de 17 associações. O presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, entende que “é importante a doação de equipamentos, mas é necessária também a capacitação para que as pessoas que atuam nesta área possam administrar com eficiência seus negócios”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111230 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]