Atendimento médico é realizado nas comunidades de Feira de Santana. Confira as notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Para garantir que serviços de saúde sejam prestados a centenas de moradores de localidades e povoados de Feira de Santana onde ainda não há a cobertura do Programa de Saúde da Família (PSF), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza, diariamente, a Unidade Móvel de Saúde. Um clínico geral e pediatra, acompanhado de um técnico em enfermagem e um assistente administrativo se deslocam para as localidades agendadas, de segunda a sexta-feira.

De acordo com a enfermeira e coordenadora da Unidade Móvel, Andréa Borges, a iniciativa visa garantir assistência à saúde e oferecer mais comodidade aos moradores, que não precisam se deslocar até locais mais distantes para receber atendimento médico. “Os idosos, diabéticos e hipertensos, representam a maioria dos pacientes atendidos em cada localidade. São pessoas que certamente enfrentariam dificuldades para se deslocarem de um local para outro”, avalia.

Segundo Andréa Borges, exames e procedimentos solicitados pelo clínico durante o atendimento na Unidade Móvel de Saúde são agendados em seguida pela Central Municipal de Regulação (CMR). “Ao final dos atendimentos realizados, o assistente administrativo recolhe as guias, preenchidas com as solicitações, e as encaminha para a CMR. Após o agendamento, elas são repassadas para o presidente da associação de moradores da localidade, responsável por entregá-las aos pacientes”, explica.

Mensalmente, a Unidade Móvel visita 21 localidades e atende, em média, 60 pessoas em cada visita. Além do atendimento realizado pelo clínico e pediatra, são oferecidos serviços como aferição de pressão arterial e teste de glicemia. Em algumas visitas são disponibilizadas também vacinas. Dentre as localidades, estão: Genipapo, Alecrim Miúdo, São João do Cazumbá, Casa Nova, Lagoa da Camisa e Creche Fruto da Terra.

O objetivo principal do PSF, conforme a diretora de Gestão da Rede Própria, Gilberte Lucas, é alcançado com sucesso em Feira de Santana. “Conseguimos cobrir a parcela da população que mais necessita utilizar o serviço. Cerca de 60% da população da zona urbana da cidade é coberta pelo programa, enquanto que na zona rural são assistidos 98% dos habitantes”, afirma.

Aeroporto pronto para ser utilizado

O Aeroporto João Durval Carneiro está aberto e pronto para ser utilizado. A autorização foi dada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que realizou uma inspeção no local na semana passada. De acordo com a assessoria da ANAC, as obras corrigiram as não-conformidades, permitindo a sua reabertura ao tráfego aéreo.

Fechado desde 2009, o equipamento passou recentemente por uma reforma no valor de R$2 milhões, com recuperação da sua pista, pátio com novo asfalto, proteção em toda a área do aeroporto, além de melhorias no acesso e iluminação. A capacidade é de 12 voos diários, com aeronaves que comportam até 78 passageiros, podendo realizar viagens até São Paulo.

Para o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Magno Felzemburg, Feira de Santana ganha muito com a reabertura. “Agora a fábrica de aviões pode testar seus equipamentos, além do mais, aulas poderão ser ministradas no local”, afirma. Além disso, o local já possui logística suficiente para comportar voos regionais de passageiros e de carga.

“Os feirenses são responsáveis pela compra de 5 mil passagens aéreas mensalmente. Possuímos também empresas que oferecem translado Feira/Salvador, que poderiam trazer passageiros que eventualmente desembarcassem na cidade ou que tivessem como destino final a capital baiana”, explica.

Ele destaca que o município tem atraído atenção de diversas empresas aéreas, a exemplo da TRIP, que já solicitou inclusão da cidade em seu site de roteiros turísticos. “É uma empresa aérea em expansão que possui linhas em todo o país e é muito importante que Feira ganhe essa visibilidade”, avalia. Magno destaca que também a Azul, assim como outras empresas aéreas, já sondou a implantação de escalas.

Apesar disso, ele avalia que o município precisa ganhar investimentos do Governo do Estado até a Copa do Mundo de 2014. “Feira de Santana deve ser uma alternativa para Salvador, que não poderá contar com a duplicação da sua pista, já que ambientalistas já afirmaram a inviabilidade da obra”, destaca.

CMPC incentiva saúde do homem

Com o objetivo de conscientizar o público masculino sobre a necessidade de dedicar mais atenção à saúde, a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde e Fundação Hospitalar está promovendo a Semana de Saúde do Homem no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC).

A ação, com o tema “Cuide da Saúde – Homem que se cuida não perde o melhor da vida”, tem como meta atender mais de mil homens. O lançamento oficial, na manhã desta segunda-feira (19), contou com a presença do prefeito Tarcízio Pimenta, presidente da Fundação Hospitalar, Jair de Jesus, vereador José Sebastião Alves e pacientes da unidade.

A programação inclui palestras sobre prevenção ao câncer de próstata, alimentação saudável, DST/ AIDS, importância da realização de exames preventivos, o consumo de álcool e fumo, dentre outros. Além da ação educativa, a Semana irá disponibilizar exames de glicemia, coleta de PSA, aferição de pressão arterial e consulta com urologista.

Em seu discurso o prefeito Tarcízio Pimenta falou sobre os altos índices de casos de câncer de próstata. “O homem normalmente cobra das mulheres a atenção com a saúde e esquece de cuidar de si próprio, o que implica no surgimento de doenças como o câncer de próstata, que é o calo no sapato do homem, mas tem cura. Por isso é importante que procurem as unidades de saúde, busquem atendimento e tratamento”, alertou.

De acordo com a coordenadora da unidade, Liamara Oliveira Souza, durante a Semana de Saúde do Homem serão realizados ainda distribuição de preservativos e sorteio de brindes como forma de atrair mais indivíduos.

“Estamos empenhados em despertar nos homens do município o interesse em se prevenirem. Atendemos uma média de 500 pacientes do sexo masculino por mês, mas é preciso que este número cresça e que os homens tomem conhecimento dos serviços que são disponibilizados para eles”, informou.

O vereador José Sebastião Alves considerou a iniciativa um marco na história de Feira de Santana. “Nunca vimos tantas ações destinadas ao incentivo à saúde do homem como estamos testemunhando nos últimos anos na história deste município. Os homens são mais despreocupados com a saúde. Os altos índices de mortalidade masculina são um reflexo dessa realidade, mas é preciso continuar promovendo ações que despertem a consciência sobre a necessidade de se cuidar”, afirmou o vereador.

Melhorias para o centro da cidade

O Governo Municipal deu início na manhã desta segunda-feira (19) às obras de recapeamento asfáltico com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) da rua Aristides Novis, no centro da cidade. Na oportunidade foi anunciada a recuperação da Praça Tiradentes, popularmente conhecida como praça do Gastão.

Os trabalhos foram acompanhados pelo prefeito Tarcízio Pimenta e secretários municipais José Pinheiro (Desenvolvimento Urbano), Luis Araújo (Serviços Públicos) e Flailton Frankles (Transportes e Trânsito). Os serviços, executados pela empresa Mazza Engenharia, estão incluídos no novo pacote de obras anunciado pelo prefeito e visam proporcionar melhores condições de tráfego aos motoristas.

De acordo com o secretário José Pinheiro, a pavimentação deve ser concluída até o final de semana. “Após esta etapa vamos dar início à pavimentação da rua Juracy Dórea e trecho da avenida Sampaio. Esta primeira etapa completa o primeiro binário Castro Alves – Barão do Rio Branco”, informa.

O prefeito Tarcízio Pimenta destacou o andamento das obras que envolvem 11.400 toneladas de asfalto para recuperação e pavimentação de vias públicas.“Estamos promovendo melhorias para o trânsito e obras para melhor estruturação do centro da cidade, que inclui também iluminação e sinalização. Já foram finalizados os trabalhos de pavimentação asfáltica da rua Aeroporto e já está sendo concluída a rua Antonio de Carvalho no conjunto George Américo e bairro Campo Limpo”, pontua.

O comerciante Antonio de Lima ressalta que as obras chegam em boa hora. “Esta é uma via bastante movimentada e precisa oferecer segurança aos motoristas e pedestres. Ganha a cidade e ganham os comerciantes da área porque com a rua asfaltada as pessoas têm prazer em frequentar os estabelecimentos instalados nessa localidade”, afirma.

Novos pontos de iluminação nos distritos

Mais 35 novos pontos de iluminação foram instalados na zona rural de Feira de Santana. O serviço, executado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, através do Departamento de Iluminação Pública, atende a uma solicitação antiga da comunidade dos distritos da Matinha (15 pontos) e Jaíba (20 pontos).

“O objetivo é ofertar iluminação em locais que ainda não dispõe do serviço e realizar regularmente manutenções em pontos de iluminação, tanto na cidade quanto nos distritos”, ressalta Silvio Morreira, diretor do Departamento de Iluminação Pública.

Além das novas instalações, a Sesp realizou 55 manutenções em pontos de iluminação nos diversos bairros do município, como Santa Mônica, Campo Limpo, Sítio Matias, Pampalona, e nos conjuntos Feira IV, Feira VII e Morada das Árvores.

Qualquer informação ou solicitação podem ser feitas pelos telefones disponibilizados pela Sesp, em horário comercial, de segunda-feira a sábado: (75) 3602-8126 ou 3602-8115. O prazo estipulado para o atendimento das solicitações é de 72 horas.

Ordem do Mérito admite 68 novos membros

As comemorações pelos 178 anos de emancipação política de Feira de Santana foram encerradas com uma noite histórica para o município. 68 personalidades foram homenageadas com a Admissão da Ordem Municipal do Mérito 2011. A solenidade aconteceu na noite deste domingo (18), no Spazzio Eventos.

Compuseram a mesa o grão-mestre, prefeito Tarcízio Pimenta; o comendador admitido como membro extra-numerário, o secretário municipal de Comunicação Social, Fabrício Almeida; o comendador promovido do grau de oficial, secretário de Governo, Celso Pereira; o comendador e secretário municipal da Fazenda, Wagner Gonçalves; o comendador e secretário municipal de Administração, João Marinho Gomes Júnior, além do chanceler e procurador geral do Município, Carlos Lucena.

A Ordem Municipal do Mérito é voltada para galardoar cidadãos merecedores do reconhecimento do Governo Municipal, premiando os valores individuais de cada pessoa pelas contribuições para o desenvolvimento e engrandecimento de Feira de Santana. O ingresso se dá por três classes: grande comendador, comendador e oficial, desde que os nomes dos indicados sejam aprovados pelo conselho.

A honraria de Grande-Comendador foi concedida ao juiz federal Edmilson da Silva Pimenta, atualmente lotado em Aracaju, capital de Sergipe. Também foram promovidos do grau de Oficial para o grau de Comendador, o radialista e o deputado estadual Carlos Geilson dos Santos Silva, e o empresário Jodilton de Oliveira Souza.

Dentre os 20 novos comendadores admitidos, destaque para o comandante geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Alfredo Braga de Castro; o secretário estadual de Saúde, Jorge José Santos Pereira Solla; o cônsul Vidal Souto Rúbio; e o ex-vereador Antônio Pintos dos Santos, irmão do saudoso Francisco Pinto. O único ausente à honraria foi o presidente da Microsoft do Brasil, Michel Levi, que receberá sua medalha no dia 22, no Museu Parque do Saber.

Também foram admitidos como comendador: Adroaldo de Oliveira Dórea, Antonio Carlos Cláudio Brandão, Audo da Silva Rodrigues, Carlos Sebastião de Oliveira Eleutério Filho, Evaldo Gomes Martins, Gerusa Maria Bastos da Silva Sampaio, Hari Alexandre Brust, Joelson Oliveira Santana, José Bonifácio Sales Silva Júnior, Joaquim Costa Galvão Neto, José Nery de Almeida, Luiz Rodrigues Oliveira, Luiz Pedro Irujo, Marcio Carlos Marinho, Nivaldo de Jesus Vieira, Otávio Joel de Araújo e Samuel Mello Santana.

Foram admitidos ainda 42 oficiais nas áreas de Assistencia Social, Arquitetura e Urbanismo, Comunicação Social, Cultura e Artes, Educação, Empreendedorismo, Esportes, Direito, Saúde, e Serviço Público. Dentre os destaques, a professora Olga Guimarães, filha do saudoso educador Gastão Guimarães; e o médico José Alberto Nunes Cordeiro.

Também estiveram presentes a primeira-dama e deputada estadual Graça Pimenta, o deputado estadual José Neto, o deputado federal Fernando Torres, dentre outras autoridades políticas, civis e militares.

Oficinas abrem Semana Anti Drogas

Diversas atividades marcam o início da 2ª Semana Anti Drogas de Feira de Santana, nesta segunda-feira (19). Oficinas e palestras sobre o tema estão sendo ministradas no Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães. As atividades são desenvolvidas pelas comunidades terapêuticas, além de técnicos dos programas e projetos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) e da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev).

A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Feira de Santana, através da Seprev, e também contará com o apoio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Polícia Militar. As oficinas continuam nesta terça-feira (20) em diversas unidades municipais de ensino, a exemplo das Escolas Ana Maria Alves, no Feira X, Antônio Brandão, em Humildes, e Jonathas Telles de Carvalho, no bairro Conceição.

Na quarta-feira (21) os grupos ministram oficinas em escolas particulares, como o Anísio Teixeira e Nobre, a partir das 8 horas. “Vamos aproveitar os temas abordados em sala de aula e tratar a questão das drogas através de músicas, slides, folders e cartilhas. Este trabalho vai contar com a participação de 12 pessoas em diferentes escolas do município”, informa a diretora de Projetos da Seprev, Luciana Flores.

A Semana Municipal Anti Drogas também será marcada por uma caminhada na quinta-feira (22), às 9 horas, com saída das imediações do Feira Palace Hotel em direção ao Paço Municipal, além da realização de um Fórum da Central Única de Favelas (Cufa) sobre drogadição e a cultura de prevenção às drogas, na sexta-feira (23) e sábado (24).

O fórum vai acontecer no Centro de Cultura Amélio Amorim e contará com a presença do artista MV Bill, embaixador da Organização das Nações Unidades (ONU), doutor Bomathiasen, e outras autoridades. “Buscamos sensibilização e conscientização no intuito de retirar esses jovens que estão sendo cooptados pelas drogas”, ressalta o secretário da Seprev, Mizael Freitas de Santana.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108687 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]