Arcebispo de Feira de Santana, Dom Itamar Vian agradece ao Governo do Estado a reforma da Igreja Senhor dos Passos

Dom Itamar Vian agradece ao Governo do Estado a reforma da Igreja Senhor dos Passos.

Dom Itamar Vian agradece ao Governo do Estado a reforma da Igreja Senhor dos Passos.

Comemorando os 50 anos da Arquidiocese de Feira de Santana, a Igreja Senhor dos Passos realizou a Novena em Festa ao Senhor dos Passos, que se encerrou neste domingo (25/09/2011) e contou com a presença do líder do Governo e deputado estadual Zé Neto (PT), que foi carinhosamente saudado pelo arcebispo da Arquidiocese de Feira, Dom Itamar Vian, e toda a Igreja.

Dom Itamar aproveitou a presença do deputado para agradecer ao Governo do Estado pela reforma da Paróquia, já que o deputado Zé Neto, como líder do Governo, intermediou o pedido dos fiéis.

A Igreja, que existe desde 1921, recebeu o início da primeira fase da reforma em agosto de 2010. De caráter emergencial, a primeira fase constou de melhoramentos no telhado (tanto na estrutura quanto nos ornamentos), na torre e nos pináculos. Para tal, foram investidos R$ 160 mil.

Segunda fase da reforma 

Na última sexta-feira (23), o deputado Zé Neto esteve acompanhado dos dirigentes da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (SUCAB), Elmo Vaz, e da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), Ubiratan Cardoso, quando foi assinado o termo de liberação da segunda fase das obras, que constam da reforma da estrutura externa.

“Estamos muito felizes. Esta obra é de grande importância para este patrimônio cultural e religioso da cidade. Estamos acompanhando cada um dos avanços de perto e buscando agilizá-los dentro das possibilidades”, destaca Zé Neto.

Histórico 

As negociações para a primeira fase reforma da Igreja Senhor dos Passos começaram ainda em junho do ano passado, quando o governador do estado recebeu em seu gabinete , na Governadoria, dem Salvador, por intermédio do deputado Zé Neto, o arcebispo da Arquidiocese de Feira, Don Itamar Vian; o pároco da Igreja Senhor dos Passos, padre Miguel; e Oswaldo Ottan, coordenador da Comissão de Reestruturação da Igreja e Manutenção do Patrimônio Paroquial. A reunião ainda contou com a presença da deputada federal Lídice da Mata.

Ainda em junho do ano passado, os técnicos da Superintendência de Construção do Estado da Bahia (SUCAB) Ricardo de Almeida e Sílvia Melo estivem na cidade para analisar documentos referentes à reestruturação da Igreja emitidos pelo IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia) a fim de viabilizar a reforma, quando ficou decidido que parte das obras teria caráter emergencial dada a situação que a Igreja se encontrava.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]