Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 29 de Setembro de 2011

O advogado feirense Eric Vacarezza que representou o Brasil em Macau.
O advogado feirense Eric Vacarezza que representou o Brasil em Macau.

Arcebispo agradece  ao governador

Comemorando os 50 anos da Arquidiocese de Feira de Santana, a Igreja Senhor dos Passos fez celebração religiosa, encerrando festividades pela data e que  contou com a presença do líder do Governo e deputado estadual Zé Neto (PT), que na oportunidade foi saudado pelo arcebispo  Dom Itamar Vian e todos fieis presentes, que  aproveitou a presença do parlamentar para agradecer ao Governo do Estado pela reforma da Paróquia, pois este  intermediou o pedido dos católicos.

Figuras populares

Numa iniciativa do fotografo Reginaldo Pereira, acontecerá no próximo domingo, na Sociedade Euterpe Feirense,  o 10º ENCONTRO DE FIGURAS POPULARES DE FEIRA DE SANTANA. Trata-se de um evento da cidade, que homenageia pessoas dos mais diversos segmentos sociais, que  tem influência direta ou indireta no movimento artístico-cultural do município, independente de posição ou setor.

Cidade monitorada

Feira de Santana passa a ter a sua principais artérias sobre controle de 15 câmeras que integram a Central de Monitoramento da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev) e que inclusive já estão sendo testadas. Os equipamentos foram instalados nas principais vias do centro da cidade. Na manhã de segunda-feira (26/09/2011), a estrutura foi visitada pelo prefeito Tarcízio Pimenta e pelo comandante da 64ª Companhia Independente, major Amon Pereira Gomes. Durante o encontro foram discutidas questões técnicas da operacionalização. Conforme o secretário municipal de Prevenção à Violência, Mizael Freitas, as câmeras serão operadas por seis prepostos em cada turno – seis da Polícia Militar e dois da Guarda Civil Municipal. A Central de Monitoramento também integrará as demais esferas da Segurança Pública no município, como Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e SAMU. O objetivo é de conter a violência.

Exposição, ano 40

Com a exposição “Meteoritos: Relíquias do Sistema Solar”, o Observatório Astronômico Antares comemora 40 anos de implantação, completados neste 26 de setembro. A exposição, realizada no hall do prédio da Reitoria da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), fica aberta ao público até amanhã com exibição de filmes e mostra de meteoritos – inclusive do Acervo Wilton Pinto do Museu Geológico da Bahia – e de réplicas como a do meteorito de Bendengó. A exposição também comemora dois anos do Museu Antares de Ciência e Tecnologia, recém completados em 24 de setembro. O Antares, conforme explica a bióloga Carolina Oliveira, não está restrito ao estudo de corpos celestes, estando aberto também a temas como a formação da vida na Terra e a possibilidade da existência dela em outros planetas.

Seminário

Este ano, a Academia de Educação de Feira de Santana realizará o Seminário Nacional de Educação no dia 17 de outubro, homenageando o professor pelo seu dia. O quarto Seminário abordará o tema “Gestão Pedagógica na Perspectiva da Educação Inclusiva” e será realizado no Auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, das 8 às 12 horas. Como expositores do tema, representantes da Academia Baiana de Educação, da Secretaria Municipal de Educação, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e da Academia de Educação de Feira de Santana.

Feirense representou o Brasil

O advogado feirense Eric Vaccarezza foi escolhido pelo Governo Federal para representar o Brasil e palestrar para chineses e representantes dos países da língua portuguesa. O evento teve cobertura mundial e foi realizado na cidade de Macau. O próprio Eric Vaccarezza enviou ao Blog Demais “algumas imagens da minha viagem à China”  Além de Macau, Eric esteve em Zhuhai, cidade em que não se pode ter acesso às redes sociais e nem aos programas de conversa instantânea como MSN. “Ainda bem que me permitiram usar e-mail”, disse, completando: “Acreditem que é realmente outro mundo não há comparação com a vida como Brasil”. Segundo Eric Vaccarezza, “a China admite que eles buscaram o crescimento a todo custo até há dois anos. Atualmente estão buscando formas de se adequar às preocupações do mundo como direitos humanos e direito ambiental. (Informe do Blog Demais)

Está coluna é publicada nos sítios jornalísticos 

Jornal Tribuna da Bahia,

Jornal Grande Bahia e

Notícias da Bahia.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Antonio José Larangeira 3313 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.