ALBA: Deputada Graça Pimenta destaca resultado da edição 2011 da EXPOFEIRA, apresenta projeto e cobra explicações do governo sobre surto de meningite

Deputada Graça Pimenta destaca 36ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana (EXPOFEIRA).
Deputada Graça Pimenta destaca 36ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana (EXPOFEIRA).

O sucesso da 36ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana (EXPOFEIRA), realizada no Parque de Exposição João Martins da Silva do dia 4 ao dia 11 de setembro, está repercutindo na Assembleia Legislativa (AL). A deputada estadual Graça Pimenta (PR) realizou discurso sobre o evento na tarde desta terça-feira (13).

“A Expofeira movimentou cerca de 10 milhões em negócios e garantiu o lazer e a diversão de todas as pessoas que por lá passaram. Conhecido nacionalmente, o evento atraiu criadores e expositores de vários municípios baianos e de outros estados, como Goiânia. Neste ano o evento bateu recorde de animais expostos. Entre bovinos, caprinos, ovinos e equídeos, foram mais de dois mil e quinhentos animais”, comemora.

Durante os dias da Expofeira foram realizados doze leilões de animais, a exemplo dos bovinos da raça Girolando. Diversos tipos de artesanato também foram comercializados. A cultura regional teve seu lugar garantido através do “Caminho da Roça”, onde foi possível encontrar traços da identidade cultural nordestina, como o tradicional forró pé-de-serra.

A multidão lotou a arena de festas para ver shows sertanejos, como o de Amado Batista, e religiosos, como o do Irmão Lazaro, que cantou na final do 4ª Festival de Música Gospel. O deputado José de Arimatéia reforçou o pronunciamento da parlamentar parabenizando o prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta, pela organização dos eventos.

Em outro pronunciamento, Graça Pimenta falou sobre um dos seus projetos de Lei. “Com o propósito de incentivar e desenvolver ações capazes de contribuir para a sustentabilidade do planeta, elaborei projeto sobre os incentivos ao uso de tijolos ecológicos em obras públicas e privadas em nosso estado”, diz.

Tijolo ecológico é aquele fabricado a partir da mistura de pó de pedra (que pode ser conseguido com o reaproveitamento de entulhos de obras), cimento e cal. Prensado a 12 mil quilogramas-força, o tijolo necessita apenas de água e sombra para se consolidar. Diferente do processo de fabricação do tijolo convencional, a produção do tijolo ecológico dispensa o uso do forno a lenha, evitando o aquecimento global e a devastação de inúmeras árvores.

O uso do tijolo ecológico proporciona ainda, entre outras vantagens, a redução do custo final das obras e do tempo da construção. Há também uma redução no desperdício de material, especialmente concreto e massa, uma vez que o uso dos tijolos ecológicos reduz bastante o uso desses materiais no seu assentamento, tornando assim as obras mais limpas e sem entulhos.

“O reconhecimento das inúmeras vantagens na substituição dos tijolos comuns pelos ecológicos tem feito com que diversos países façam uso desse material, porém no Brasil ainda não há aceitação plena da população, provocada até pela não divulgação dessas vantagens”, revela Graça Pimenta.

Surto de meningite, Graça Pimenta cobra explicações do governo estadual 

A Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL) se reuniu nesta terça-feira (13) para discutir o surto de meningite tipo C que nos últimos dias vitimou sete funcionários do complexo hoteleiro da Costa do Sauípe, sendo que três deles morreram. A deputada estadual Graça Pimenta (PR) considera importante esclarecer a situação junto ao secretário de Saúde, Jorge Solla, e do coordenador da Vigilância Epidemiológica, Juarez Dias.

“O estado sempre faz campanhas contra a meningite e vacina os profissionais de saúde, mas não me lembro de campanhas que incluam, como público alvo, os funcionários da rede hoteleira. É importante conversar com Jorge Solla sobre esse assunto. Conheço o coordenador Juarez Dias e sei da sua competência. Acredito que todas as medidas cabíveis já foram tomadas, porém precisamos que haja um maior esclarecimento sobre o assunto para toda a sociedade”, pontua.

Os parlamentares também debateram sobre o convite ao médico Rafael Andrade, de Itabuna, para apresentar, no dia 27 de setembro, o projeto de prevenção à cegueira no portador de diabetes que desenvolve gratuitamente em sua cidade. “Pelo que sei este profissional realiza um trabalho humanitário. Tenho interesse em conhecer o projeto e se ele for bom realmente que seja expandido para os outros municípios”, declara Graça Pimenta.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 9738 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).