Prefeito Tarcízio Pimenta anuncia Melhorias salariais para Guarda Municipal de Feira de Santana

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O Procon Bahia e a Superintendência Municipal de Defesa do Consumidor vão firmar um convênio na tarde desta quarta-feira (21/09), às 15 horas, referente ao Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas em Feira de Santana. A solenidade será realizada na sede do Procon, localizada na avenida Maria Quitéria.

O cadastro foi instituído pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça e informa o número de reclamações de cada empresa e quantas destas reclamações foram solucionadas ou não. As informações fazem parte do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).

Segundo o superintendente municipal do Procon, Rafael Pinto Cordeiro, a solenidade vai contar com a presença da superintendente do Procon na Bahia, Cristiane Santos. Na oportunidade, ela também fará uma visita institucional à sede do Procon no município.

Entrega das chaves do Residencial Aviário I

Beneficiários do Programa “Minha Casa, Minha Vida” em Feira de Santana receberam na manhã desta quarta-feira (21) as chaves das 500 unidades habitacionais do Residencial Aviário I, no Ginásio Municipal de Esportes. Mais 200 famílias serão beneficiadas nesta quinta-feira (22) com a entrega das chaves e assinatura do contrato do Residencial Aviário II, ambos localizados na rua Senador Quintino, no bairro Aviário.

Jonas Evangelista ressalta que há mais de nove anos pagava aluguel e agora vai poder desfrutar da sua tão sonhada casa própria. “Estamos muito felizes com essa conquista. Tenho um filho de cinco anos que precisa crescer em uma moradia digna e com segurança”, afirma.

Para Cristiane Soares, a casa própria vai mudar toda a sua vida. “Eu me sinto uma mulher realizada, pois tenho duas filhas pequenas para criar. A sensação de ter um lar para morar é maravilhosa”, diz.

O secretário municipal de Habitação, Gilberto Ruy, explica que todos os imóveis foram vistoriados e aprovados pelos moradores. “Esta é a conclusão de mais uma etapa em que o Governo Municipal participa dando todo suporte necessário para que novas famílias possam ter direito a moradia”, destaca.

Comemoração pelo Dia da Árvore

Mais de duas mil árvores deverão ser plantadas em Feira de Santana até 2012. O anúncio foi feito pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Antonio Carlos Coelho, na manhã desta quarta-feira (21/09), durante o evento que marcou as comemorações pelo Dia da Árvore. A solenidade realizada na sede da Semmam contou com a presença do prefeito Tarcízio Pimenta.

O grupo de fanfarra do Dispensário Santana também participou do evento. Na oportunidade o prefeito plantou uma árvore em frente a sede da Semmam. O ato também foi executado pelos diretores da empresa Scoppel, Leonardo Bucatti e Jorge Amilton Helito. As comemorações pelo Dia da Árvore em Feira de Santana também estão sendo marcadas pela I Gincana Ecológica. Alunos das escolas municipais estão plantando 150 árvores em todos os bairros da cidade.

“Essas mudas são cedidas pela Semmam e os moradores do bairro assumirão o compromisso de dar manutenção a essas árvores para que elas de desenvolvam”, explica Antonio Carlos Coelho. O secretário ressalta que o plantio das árvores é feito a partir de parcerias entre a Semmam e a iniciativa privada.

“Todas as árvores que plantamos recebem um gradio, que é um material doado pelas empresas parceiras e que cumprem compensação ambiental, e tem a função de proteger as mudas. São ações executadas dentro do projeto Guardiões do Meio Ambiente, desenvolvido com alunos da rede municipal e estadual”, frisou Coelho.

O prefeito Tarcízio Pimenta destacou a importância das parcerias entre o Poder Público e a iniciativa privada em prol do meio ambiente. “A classe empresarial é fundamental no desenvolvimento da cidade. E quando existem parcerias como essa quem ganha é a sociedade. Promover o verde, fazer com que o nosso ar fique mais puro é algo fundamental. Serão duas mil árvores plantadas na cidade até 2012”, destacou Tarcízio.

Mais ruas pavimentadas no centro

As obras de asfaltamento das principais vias do centro de Feira de Santana continuam avançando. Na manhã desta quarta-feira (21/09) está sendo concluído o serviço na rua Aristides Novis, no bairro Kalilândia, e do trecho da avenida Sampaio, próximo a avenida Maria Quitéria. O asfaltamento está sendo feito com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), material considerado de primeira qualidade.

O prefeito Tarcízio Pimenta acompanhou a execução dos serviços nesta manhã. Na oportunidade ele também autorizou o asfaltamento na rua do Fogo, Kalilândia, que será iniciado ainda hoje. “Com esta obra estaremos fechando todo o bairro da Kalilândia com o asfaltamento, melhorando as condições de tráfego e a vida das pessoas”, observa o prefeito.

Tarcízio informou ainda que as obras de asfaltamento estão sendo estendidas para outros bairros da cidade. “Vamos executar esses serviços também na rua Araújo Pinho, rua do Táxi, no 35BI, concluir também a rua Aeroporto, o principal corredor de tráfego da região do George Américo”, enumerou. As obras fazem parte do pacote de R$ 3 milhões destinado a urbanização de vias do centro da cidade.

Para os moradores, comerciantes e motoristas, as intervenções chegam em um bom momento. “Durante muitos anos sempre foi feito o tapa-buracos, mas quando chove a buraqueira volta novamente. Agora não teremos mais esse problema e poderemos dispor de uma rua boa para trafegar”, destaca o taxista Natanael Silva.

A comerciante Eliana dos Santos trabalha na rua do Fogo há 10 anos e ressalta que o asfaltamento era um desejo antigo dos moradores do local. “Essa era uma das poucas ruas desta região que ainda não tinha recebido o asfalto. Agora todos estão felizes com a obra”, aponta.

Melhorias salariais para Guarda Municipal

A Guarda Municipal de Feira de Santana será contemplada com a gratificação de risco no percentual de 30% do vencimento básico pelas atribuições inerentes ao cargo. Esta e tantas outras melhorias serão possíveis devido à regulamentação do Plano de Vencimentos e Regime de Trabalho da categoria pelo Governo Municipal e publicado em jornal de circulação local nesta segunda-feira (19).

O Plano de Vencimentos dos Guardas Municipais será corrigido anualmente por consequência da revisão obrigatória na data base da categoria, obedecendo aos itens que compõem a remuneração estabelecida. Com isso, alguns profissionais da guarda terão um vencimento de até R$ 2.046,00.

Já as tabelas de enquadramento dos cargos, classe, padrão e referências obedecerão ao processo de revisão a cada ano com manutenção do índice médio de 3,9% entre uma referência e outra. Para o comandante da Guarda Municipal, Marcos Vinícius Alves, a iniciativa representa a garantia de direitos e, sobretudo, a carreira própria da categoria.

“Agora a Guarda tem um estatuto e todos os direitos estão garantidos porque são amparados em lei. O Governo Municipal cumpriu uma promessa histórica, pois muitos prefeitos passaram pela Prefeitura e não se lembraram da Guarda Municipal”, relembra Marcos Vinícius.

Com a regulamentação do Plano de Vencimentos também ficam assegurados os auxílios transporte e alimentação, correspondentes aos dias trabalhados para os guardas municipais. O plano estabelece, ainda, o Regime de Trabalho dos integrantes da Guarda Municipal através de Escalas de Serviços, que terão a duração máxima de 24 horas por turno.

Para tanto, o Departamento de Comando da Guarda Municipal elaborará a programação de atividades dos guardas municipais, aplicável a cada mês, dando-lhes ciência através de boletins e circulares internas, que serão fixadas no quadro de avisos ou dirigidas individualmente.

Conforme o decreto nº 8.377, de 15 de setembro de 2011, a programação contemplará o trabalho em escalas normais, de reforço ou especiais por turnos, plantões e atividades em feriados e finais de semana, respeitando-lhe o limite máximo de carga horária semanal.

Visita aos moradores do Muchila II

Os moradores do bairro Muchila II solicitaram ao prefeito Tarcízio Pimenta uma visita ao bairro, com o intuito de apontar os problemas enfrentados pela comunidade. O prefeito acompanhado dos secretários de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, e de Serviços Públicos, Luiz Araújo, estiveram na localidade na tarde desta terça-feira (20/09).

A comunidade apontou problemas na pavimentação e nivelamento de ruas como Garça Azul, Saí, e avenida dos Pássaros, além de solicitar melhores condições de iluminação, limpeza pública e providências com relação a terrenos baldios.

“A população deve funcionar como parceira do Município informando à Prefeitura os problemas encontrados”, destacou o prefeito. Tarcízio Pimenta assegurou que será agendada uma reunião com a Embasa nos próximos dias.

“Precisamos discutir com a empresa, alguns problemas existentes no bairro em consequência de obras realizadas pela Embasa, além das medidas que serão adotadas pelo próprio Município”, ressaltou.

Uma equipe da Secretaria Municipal de Serviços Públicos ficará responsável pela troca de lâmpadas, e os donos de todos os terrenos baldios serão notificados, a partir desta quarta-feira (21), para que cumpram com a Lei n°89/2011, que dispõe sobre a construção e conservação de muros, passeios e limpeza de terreno na zona urbana de Feira de Santana.

Apoio garantido a Passeio Ciclístico

Milhares de pessoas sairão às ruas pedalando no próximo dia 9 de outubro, quando acontece a 17ª edição do Passeio Ciclístico da Primavera, incentivando a prática de exercícios físicos e praticando solidariedade.

O evento, uma iniciativa do Rotary Club Subaé com apoio da Prefeitura de Feira de Santana e diversas empresas e órgãos públicos, tem como objetivo arrecadar alimentos para serem doados a famílias carentes e 52 entidades filantrópicas da cidade.

Os detalhes do Passeio Ciclístico foram discutidos, nesta terça-feira (20), durante reunião entre os dirigentes do Rotary Club e o prefeito Tarcízio Pimenta, que garantiu mais uma vez o apoio do Governo Municipal para a realização do evento.

A programação terá início no dia 2 de outubro com o Passeio Mirim (para crianças de 2 a 10 anos) que terá largada, às 9 horas, da rua Barão do Cotegipe. No dia 6 de outubro acontece o Passeio Noturno (para ciclistas de 15 a 45 anos), com largada às 19 horas da praça Gilson Pereira (Praça de Alimentação), na avenida Getúlio Vargas. Às 9 horas do dia 9 de outubro, o grande dia, os ciclistas na faixa etária de 12 a 50 anos seguem a avenida Getúlio Vargas colorindo a cidade com suas bicicletas ornamentadas.

De acordo com o presidente do Rotary Club Subaé, Paulo Alonso Salazar, este ano os proprietários das bicicletas mais irreverentes serão premiados.

“Para participar basta trocar dois quilos de alimentos não perecíveis por uma camisa. Os participantes são estimulados, ainda, a enfeitarem suas bicicletas para concorrerem a prêmios. O Passeio Ciclístico já se tornou tradição nesta cidade, oferecendo uma opção de lazer saudável e integração social”, afirma.

Os ciclistas receberão instruções de como utilizar a bicicleta de forma saudável, distribuição de água mineral durante o percurso e oficina móvel para manutenção do veículo.

Empossados novos servidores municipais

Nove servidores aprovados no concurso público da Prefeitura de Feira de Santana, realizado em 2006, tomaram posse no Paço Municipal Maria Quitéria, na tarde desta terça-feira (20/09). O ato foi conduzido pelo secretário municipal de Administração, João Marinho Gomes Júnior, e pelo chefe de Gabinete, Milton Britto.

“Com mais esta nomeação, todos os aprovados no último concurso do Município foram convocados, não havendo pendências”, destacou o secretário João Marinho Gomes Júnior. Ele acrescenta que para algumas funções a demanda era significativa.

“Para o cargo de motorista tínhamos grande necessidade, em virtude da falta de profissional, o que agora foi sanada com a nomeação dos novos servidores”, pontua o secretário.
O chefe de Gabinete, Milton Britto, desejou aos novos funcionários boas-vindas, lembrando o compromisso firmado ao assumirem o cargo de servidor público.

“Desejamos que vistam a camisa do serviço público e venham somar no desempenho de suas atividades”, ressaltou. Os novos servidores vão atuar nas Secretarias Municipais de Administração e Educação, ocupando as funções de almoxarife, mecânico de máquinas e veículos, motorista e telefonista.

Pavimentação asfáltica na rua Aristides Novis

O Governo Municipal deu início nesta terça-feira (20/09) às obras de recapeamento asfáltico com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) em mais uma rua de Feira de Santana. Os serviços contemplam a rua Aristides Novis, no bairro Kalilândia, e envolvem recursos próprios do Município.

O início dos trabalhos foi acompanhado pelo prefeito Tarcízio Pimenta, que destacou a preocupação em proporcionar melhores condições de tráfego aos motoristas e pedestres nas vias públicas. “Já concluímos os serviços nas ruas Aeroporto, Antonio de Carvalho e Juracy Magalhães e os serviços nas outras vias já estão bem adiantados”, informou.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, a pavimentação deve ser concluída até esta quinta-feira (22/09). “A rua será totalmente recapeada. As obras estão seguindo o cronograma e nesta quarta-feira vamos dar início a obras em outra rua”, destaca.

O taxista Aloísio Batista elogiou as melhorias que estão sendo realizadas na cidade. “O Centro da cidade em especial precisa de uma atenção diferenciada, e graças a Deus estamos vendo isso acontecer. Essa rua é bastante movimentada e estando asfaltada vai oferecer melhores condições de tráfego”, destaca.

Para o secretário municipal de Transporte e Trânsito, Flailton Frankles, as intervenções contribuem para melhorias no trânsito. “As artérias e avenidas asfaltadas comportam melhor sinalização e oferecem mais condições de trafegabilidade como segurança e conforto. Com a finalização dos trabalhos a SMTT, de forma intensa, irá iniciar rapidamente a sinalização vertical e horizontal das vias”, afirma.

Festival de Bandas e Fanfarras no domingo

A cultura de fanfarras estará em evidência no próximo domingo (25/09) em Feira de Santana quando acontece a 12ª edição do Festival de Bandas e Fanfarras, a partir das 13 horas, na Praça João Barbosa de Carvalho.

O evento, promovido pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com a Liga Cultural de Bandas Musicais da Bahia (Licbamba) vai reunir 18 grupos de diversos municípios baianos.

De acordo com o secretário municipal Euclides Artur Andrade, o festival, que já se tornou tradição no Município, tem como principal objetivo preservar a tradição das fanfarras.

“O Festival é uma ferramenta importante para estimular e manter viva a nossa cultura, já que as fanfarras fazem parte de nossa história. Em muitos lugares as fanfarras foram deixadas de lado, esquecidas, o nosso intuito é não deixar isso acontecer, é difundir os grupos existentes e estimular a formação de novos”, destaca.

Os grupos participantes receberão certificado e os vencedores do concurso serão premiados com troféus. Serão julgados critérios como aspecto musical, apresentação, evolução, figurino, baliza, regente, MOR, pelotão físico, pelotão coreográfico e estandarte.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116718 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.