Unesco quer proteção de bens culturais da Líbia durante transição

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Apelo, feito pela diretora-geral da agência, lembra que herança da nação é fundamental para preservar ‘identidade e auto-estima do povo’.

A diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, pediu ao povo líbio que ajude a proteger os bens culturais do país no que ela chamou de um período de transição.

Desde meados de março, opositores e simpatizantes do líder líbio, Muammar Kadafi, estão em combates pelo controle do país árabe.

Comércio

Em comunicado, divulgado nesta quinta-feira, Bokova afirmou que a herança cultural de uma nação é fundamental para se preservar a identidade e auto-estima do país.

Para ajudar a proteger os bens culturais da Líbia, a Unesco também está pedindo o apoio do comércio de antiguidades e de representantes das artes internacionais.

Uma convenção da Unesco sobre propriedade cultural, datada de 1970, proíbe o saque, roubo e tráfico ilegal de bens.

A diretora-geral da agência disse ainda que “existe um risco sério de destruição em épocas de tumultos sociais e protestos”.

A Unesco ofereceu ajuda para avaliar relatos sobre danos de alguns dos cinco sítios de Patrimônio Mundial localizados na Líbia incluindo a Cidade Velha de Ghadamés e o Sítio Arqueológico de Sirene.

*Com informações: Rádio Onu

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120605 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.