TCM promove nesta sexta-feira (12/08/2011), 6º Encontro de Orientação com Gestores

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O Tribunal de Contas dos Municípios realiza na próxima sexta-feira (12/08), em parceria com a UPB – União dos Municípios da Bahia, o 6º Encontro Regional de Orientação com os Gestores Municipais em Jacobina, sede da 23ª Inspetoria Regional de Controle Externo, dando sequência a uma série de 12 encontros no interior, iniciada nos dias 05 e 06/04, em Porto Seguro, e com encerramento para este exercício no dia 28/10, em Serrinha.

A finalidade dos eventos “é proporcionar aos prefeitos, vereadores e técnicos municipais uma melhor orientação, maior segurança e mais eficiência na execução orçamentária, proporcionando aplicação racional de recursos, evitando-se assim problemas de rejeição de contas pelos órgãos de controle externo”, conforme explica o presidente do TCM, Conselheiro Paulo Maracajá Pereira.

Jacobina localiza-se a 330 Km de Salvador e tem uma população de 81.348 habitantes. É sede da 23ª IRCE, cujos municípios filiados são: Caém, Caldeirão Grande, Capim Grosso, Jacobina, Miguel Calmon, Mirangaba, Mundo Novo, Ourolândia, Piritiba, Quixabeira, São José do Jacuípe, Serrolândia, Tapiramutá, Umburanas, Várzea do Poço e Várzea Nova. O Inspetor Regional é Rogério Cerqueira de Souza.

Dois debates técnicos serão realizados no primeiro turno e dois outros no segundo período da sexta-feira, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Jacobina (Rua JJ Seabra, 69 – Bairro da Estação), com capacidade para 300 pessoas, obedecendo à seguinte ordem: Das 09:30 às 12h: 1 – Gestão Pública Responsável (Orientador: Conselheiro Substituto Ronaldo Nascimento de Sant’Anna – TCM-BA); 2 – Operacionalização do SIGA – Sistema Integrado de Gestão e Auditoria (Orientador: Vitor Maciel dos Santos – Analista de Controle Externo). Das 12 às 14h – Intervalo para almoço. Das 14h às 17h30: 2 – Licitações e Contratos (Orientador: Rogério Cerqueira de Souza – Inspetor da 23ª IRCE – Jacobina); 3 – Restos a Pagar – Art. 42 da Lei Complementar nº 101/2000 (Orientador: Luiz Eduardo Dourado Lopes – Analista de Controle Externo). Das 17h30 às 18h – Encerramento.

Também estarão representando o TCM o Conselheiro Substituto Antônio Carlos da Silva, os técnicos Hélio Bittencourt Chaves e Francisco de Assis Nunes de Oliveira, que debaterão vários assuntos no sábado com os técnicos das Inspetorias de Jacobina, Juazeiro e Senhor do Bonfim, além do Assessor de Comunicação Social, Edson Almeida.

Os seis Encontros restantes obedecerão às seguintes datas: 19/08 – Ilhéus; 02/09 – Vitória da Conquista; 16/09 – Rui Barbosa; 30/09 – Alagoinhas; 14/10 – Jequié e 28/10 – Serrinha.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111021 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]