Senador Walter Pinheiro defende renovação das concessões de energia elétrica

Senador Walter Pinheiro defende renovação.
Senador Walter Pinheiro defende renovação.
Senador Walter Pinheiro defende renovação.
Senador Walter Pinheiro defende renovação.

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) defendeu, em pronunciamento nesta quinta-feira (11/08/2011) no Senado, a prorrogação dos contratos de concessão de hidrelétricas, de redes de transmissão e distribuição de eletricidade no Brasil. De acordo com o parlamentar, a medida preservaria a capacidade de investimento de empresas do setor, como a Chesf, Eletronorte, Furnas, Eletrosul e Cemig, cujos contratos começam a vencer a partir de 2015.

Segundo Pinheiro, a prorrogação demandaria, como saída legal, uma alteração no artigo 175 da Carta Magna: “Preparei uma emenda constitucional, mas quero discutir com os meus pares das comissões de Infraestrutura e de Assuntos Econômicos e com o Governo”. Para ele, a inexistência de regras sobre a renovação desses contratos exige que o Congresso se debruce sobre o problema para prevenir eventual insegurança jurídica, o que pode gerar problemas no abastecimento de energia elétrica no País.

Para o senador, a renovação parece ser a solução mais adequada para um setor que ainda demanda grandes investimentos das atuais concessionárias. “Não estou dizendo que as atuais concessionárias são maravilhosas. Elas têm problemas, mas precisamos fazer a renovação e, ao mesmo tempo, continuar o projeto, encabeçado pelo nosso governo, de abrir novos leilões”, explicou.

Pinheiro e demais membros da Comissão de Infraestrutura do Senado têm encontro marcado com o ministro Edson Lobão (Minas e Energia) na próxima quarta-feira (17) e pretendem promover uma série de debates na Casa para tratar do assunto.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109965 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]