Secretário Eduardo Salles inaugura Casa da Agricultura Familiar em Taperoá

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Assistência técnica, crédito e regularização fundiária são alguns dos serviços oferecidos pela Casa da Agricultura Familiar, que será inaugurada amanhã (10) pelo secretário da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, em Taperoá, município distante 282 km de Salvador. O objetivo é promover o desenvolvimento agropecuário do Território do Baixo Sul.

A Casa da Agricultura Familiar abrigará o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Taperoá (STTR), Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico (Semade), Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), INCRA e Banco do Nordeste.

De acordo com Gerval Teófilo, secretário de Agricultura de Taperoá, a Casa é a realização do desejo dos agricultores do município, que não se sentiam apoiados nas ações do campo, na parte de produção e assistência técnica. “As ações fazem parte de um colegiado com o propósito de melhorar a qualidade de vida do homem do campo, com aumento de renda e produtividade”, afirma Teófilo.

Guaraná de Taperoá

Com área plantada de 1.700 hectares e uma produção de 800 toneladas de frutos por ano, Taperoá é o principal produtor de guaraná da Bahia. A cultura emprega mais de 3,5 mil produtores familiares, distribuídos em mais de 2,5 mil pequenas propriedades rurais. Além de Taperoá, os municípios de Ituberá, Camamu, Valença, Nilo Peçanha e Una também se destacam na produção de guaraná no estado.

O Brasil é o único produtor comercial de guaraná do mundo. A Bahia teve 6.659 hectares plantados para a safra 2010/2011, e deve chegar a 6.661 hectares plantados em 2011/2012, com produção de aproximadamente 2.800 toneladas, segundo o IBGE. No ranking nacional, a Bahia ocupa a primeira posição, ficando à frente do Amazonas, Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108822 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]