Secretaria Estadual da Educação comemora aniversário do escritor Jorge Amado

Jorge Amado foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos. Jorge Amado é o autor mais adaptado do cinema, do teatro e da televisão.
Jorge Amado foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos. Jorge Amado é o autor mais adaptado do cinema, do teatro e da televisão.

O escritor Jorge Amado é reverenciado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia em agosto, mês em que ele celebraria 99 anos. No próximo dia 10 de agosto de 2011 (data do aniversário do escritor), às 8:30 horas, acontece no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT) uma videoconferência sobre a vida e a obra do consagrado baiano de Itabuna. A data marca o início das homenagens da Secretaria para o centenário do escritor, em 2012. O evento será transmitido para as telessalas das Diretorias Regionais de Educação (Direc) da Bahia no interior do Estado.

Entre os destaques da videoconferência, está um depoimento exclusivo gravado com o escultor e desenhista Mario Cravo Junior, que fala sobre a amizade que tinha com Jorge Amado, e um debate com Cecília Amado, neta do escritor, com informações sobre o seu filme Capitães da Areia. A doutora em Letras, Sônia Regina Caldas, também está na programação, com uma abordagem sobre o conteúdo das capas dos livros de Jorge.

Na capital, a lotação está completa para o evento. Já nos municípios do interior, estudantes e educadores interessados podem se informar nas Direc sobre a forma de participar da videoconferência, que está inserida no contexto do projeto A Arte de Contar Histórias, desenvolvido pela Secretaria da Educação, que já falou de outros grandes nomes, como Capinan, Glauber Rocha e Anísio Teixeira.

Curso de formação

A videoconferência está inserida no Curso de Formação para os Projetos Culturais: despertando olhares para os movimentos da arte, que acontece de 8 a 12 de agosto e tem o objetivo de formar educadores para os seguintes projetos: Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Tempos de Arte Literária (TAL) e Artes Visuais Estudantis (AVE).

“Nesta videoconferência, pretendemos articular a discussão literária a outras linguagens, como o cinema, patrimônio e as artes plásticas, fazendo uma análise dos conteúdos das capas dos livros de Jorge. A partir deste evento, queremos dar início à discussão e preparação de eventos e debates para o centenário do escritor, que acontece em2012”, disse Nide Nobre, coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação do Estado.

Vida e obra

Pai de personagens que sempre farão parte da literatura brasileira, como Tieta, Gabriela, Teresa Batista, Dona Flor e Pedro Bala, Jorge Amado nasceu no dia 10 de agosto de 1912 e foi jornalista, romancista e memorialista, contabilizando mais de 20 milhões de livros vendidos no País. O escritor teve livros adaptados para o cinema, teatro, rádio e televisão no Brasil e em países como Portugal, França, Argentina, Suécia, Alemanha, Polônia, Itália e Estados Unidos.

O primeiro romance, O país do carnaval, foi lançado em 1931. Já em 6 de abril de 1961 passou a ocupar a cadeira de número 23 da Academia Brasileira de Letras, que já foi de José de Alencar e Machado de Assis. Antes, em 1945, casou-se com Zélia Gattai. Jorge é autor de grandes obras literárias, como Jubiabá, Mar morto, Terras do sem fim, O menino grapiúna, Tieta do agreste, Gabriela, cravo e canela, Capitães da areia e Tenda dos milagres. Jorge Amado faleceu no dia 6 de agosto do ano de 2001.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116731 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.