SEAGRI comemora Dia Nacional do Campo Limpo. Trabalho de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos está sendo realizado em todo o Estado

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A defesa agropecuária vegetal está realizando em agosto um trabalho de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos. Preocupada com a questão ambiental, a Secretaria da Agricultura (Seagri) através da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) está promovendo diversos eventos do Projeto Campo Limpo, com o objetivo de levar as comunidades do entorno das unidades de recebimento de embalagens à reflexão, conscientização e participação em atividades relacionadas à preservação do meio ambiente.

A iniciativa une escolas, agricultores, distribuidores, indústrias, autoridades e a comunidade para divulgar a preservação ambiental no campo e os bons resultados da destinação de embalagens de forma ambientalmente correta. A Bahia é um dos 21 Estados que participam das comemorações, promovendo palestras, visita às centrais de recebimento e apresentações culturais e educativas. Ainda como parte das atividades, alunos de 4º e 5º ano do ensino fundamental das escolas envolvidas participam de concursos de desenho e redação.

Educação ambiental

“Ações como essa reforçam o comprometimento de estudantes com a educação ambiental das futuras gerações, e dos agricultores com preservação do meio ambiente por um campo mais limpo”, ressalta o diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres. Ele lembra que o Dia Nacional do Campo Limpo foi instituído pela Lei nº 9974/00, que disciplina a destinação final das embalagens vazias de produtos fitossanitários e distribui responsabilidades para o agricultor, revendedor, fabricante e poder público.

Na Bahia a Coordenadoria Regional de Itabuna começou as atividades no dia 18 com agricultores, autoridades, pesquisadores e extensionistas da Ceplac, dezenas de estudantes do ensino fundamental e do nível médio de escolas municipais de Almadina, Arataca, Camacan, Coaraci, Ilhéus, Itagibá e Gandu participaram das atividades comemorativas do Dia Nacional do Campo. O evento foi realizado na Central de Recolhimento de Embalagens da Associação de Revendedores de Insumos do Sul da Bahia (Arisba), km 23 da rodovia BR-415 Jorge Amado, eixo Ilhéus – Itabuna.

Durante o encontro, houve a distribuição de folhetos sobre os cuidados no manuseio de embalagens plásticas e de papelão e a tríplice lavagem, apresentação da peça teatral “As Aventuras no Lixão” por um grupo de alunos de Arataca e circuito de visitação à Central de Recolhimento para que se conhecesse todo o processo até o descarte final.

“Nosso intuito é conscientizar o agricultor sobre a necessidade de retirada das embalagens usadas de agrotóxicas e de insumos agrícolas das propriedades rurais devido aos riscos de contaminação do solo, água, animais e do meio ambiente”, esclarece o diretor de defesa vegetal da Adab, Armando Sá.

Bom resultado

O evento em Itabuna contou com a participação do superintendente da Ceplac, Antonio Zózimo de Matos Costa, o chefe do planejamento, Mário Tavares, dentre outras autoridades. Num breve relato, a gerente do Projeto Campo Limpo informou que no ano passado foram processadas oito toneladas de papelão, quatro toneladas de plástico, cinco toneladas de plásticos flexíveis contaminados e duas toneladas de metais.

De hoje (29) a 1º de setembro, a Campanha de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos será realizada no Vale do Rio Brumado. O evento acontece nos municípios de Livramento de Nossa Senhora e D. Basílio, Sudoeste da Bahia e está sendo organizado pela Seagri/Adab em parceria com a Associação dos Revendedores de Agrotóxicos do Sudoeste Baiano (Aras).

A campanha, realizada anualmente, tem a finalidade de eliminar o lixo tóxico produzido pelas embalagens vazias de agrotóxicos no campo, dando uma destinação adequada ao material através da reciclagem. “Desta forma asseguramos uma condição de saúde e segurança alimentar para os produtores e para a população”, avalia o Coordenador do Projeto Campo Limpo na Adab, Raimundo Ribeiro, lembrando que a região é conhecida pela produção de frutas como maracujá, manga, banana e citros, em mais de 25 mil hectares cultivados.

Para que seja feito o recolhimento adequado dessas embalagens, os agricultores deverão entregar suas embalagens vazias no dia 29 na Praça da Feira em D. Basílio e nos dias 30 de agosto a 1 de setembro, na sede da Associação do Distrito de Irrigação do Projeto Brumado (Adib), em Livramento. A campanha tem o apoio das Prefeituras Municipais de Livramento de Nossa Senhora e D. Basílio, da Adib, empresas revendedoras de agrotóxicos e da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115091 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.