SEAGRI começa a emitir GTA online na Bahia

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A emissão das Guias de Trânsito Animal (GTAs) on line já é uma realidade na Bahia. O documento, obrigatório para transportar animais dentro do Estado, pode ser retirado na Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) de maneira mais rápida e segura por meio de um terminal móvel, equipado com um dispositivo GPS. O novo sistema foi testado com sucesso pela Secretaria da Agricultura (Seagri) e aprovado pelos pecuaristas que participaram da II Expoagro Bahia neste mês de agosto em Salvador.

“Esse sistema permite maior segurança e rapidez na identificação do rebanho, no controle da sanidade e na rastreabilidade do animal e, utilizado junto com o Sistema de Integração Agropecuária (Siapec), vai tornar a defesa agropecuária no Estado ainda mais eficaz”, explicou o diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres.

A GTA on line também já está sendo usada nas vaquejadas e outros eventos pecuários, oferecendo mais comodidade ao criador e agilidade ao serviço de defesa sanitária em todo o território baiano. A expectativa da Adab é disponibilizar este serviço em todas as coordenadorias da Agência até o final do ano.

“Com isso vamos fortalecer ainda mais a pecuária baiana creditando o setor em seu aspecto de sanidade animal, comercialização e até mesmo exportação de bovinos”. Para retirar a GTA on line, o pecuarista deve estar com seu cadastro na Adab atualizado e seu rebanho devidamente vacinado contra febre aftosa e brucelose, e não possuir nenhuma pendência sanitária em nome da propriedade.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114924 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.