Ribeiro rebate declarações de vereador petista sobre o prefeito de Feira de Santana. Confira os debates da CMFS

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Tourinho destaca novo empreendimento na área de saúde

O líder da bancada de oposição, Roberto Tourinho (PSB), em pronunciamento na Casa da Cidadania, na manhã desta terça-feira (23), destacou a inauguração da primeira Clínica de Oxigenoterapia Hiberbárica de Feira de Santana, ocorrida na última quinta-feira (18). Na oportunidade, ele parabenizou os médicos Sandra Paschoalin e José Alberto Cordeiro, ambos responsáveis por esse empreendimento na área de saúde, no município.

A oxigenoterapia hiperbárica é um método terapêutico no qual o paciente é submetido a uma pressão ambiental superior à atmosférica, dentro de uma câmara fechada, respirando oxigênio puro. “Esse tratamento é indicado em diversas patologias agudas ou crônicas, de natureza isquêmica, infecciosa, traumática ou inflamatória, geralmente graves e refratárias aos tratamentos convencionais”, explicou.

Segundo Tourinho, o tratamento hiberbárico é indicado aos pacientes que sofrem problemas de embolia gasosa, gangrena gasosa, infecções necrotizantes dos tecidos moles, isquemias agudas traumáticas, vasculites agudas, queimaduras térmicas e elétricas, lesões por radiação, retalhos ou enxertos comprometidos ou de risco, doença descompressiva, envenenamento por monóxido de carbono ou fumaça, lesão refratária, ulcera de pressão, ulcera vasculogênica e ulcera neuropática.

Greve dos professores

Mudando de foco, o líder da bancada oposicionista prestou solidariedade aos professores grevistas da rede municipal de ensino de Feira de Santana. De acordo com Tourinho, a greve dos docentes por tempo indeterminado é em decorrência do descumprimento de vários acordos que foram feitos entre a APLB/Sindicato e a administração municipal.

“Nós sabemos que toda paralisação representa um prejuízo para os nossos estudantes, mas não podemos deixar de reconhecer que ela é justa, é uma reivindicação amparada em lei, onde o município de Feira de Santana deixa de cumprir com o Plano de Cargos e Salários, com o Plano de Carreira dos Professores, datado no município no ano de 1993”, argumentou.

Na sequência, após fazer várias criticas ao Governo Municipal, Tourinho declarou que não sabe como o prefeito Tarcízio Pimenta tem coragem de ainda candidatar-se a reeleição para pleitear os votos de Feira de Santana.

Vereadores defendem gestão do prefeito Tarcízio destacando obras

Vereadores da bancada do governo na Câmara, após as duras críticas dos oposicionistas contra a administração municipal, na sessão legislativa destra terça-feira (23), saíram em defesa do prefeito Tarcízio Pimenta, enfatizando as ações do chefe do Executivo em prol do desenvolvimento de Feira de Santana. O vereador Antônio Carlos Passos Ataíde (DEM) destacou, por exemplo, o pacote de obras da Prefeitura, anunciado no mês de junho deste ano, com um investimento aproximadamente de R$ 7 milhões. O pacote inclui intervenções em 22 bairros, 75 ruas e quatro distritos.

O vice-líder governista afirmou que as obras já estão sendo realizadas no município. Na oportunidade, Ataíde agradeceu ao prefeito por este ter atendido várias indicações dele, como por exemplo, a colocação de alambrado no campo de futebol da Associação Desportiva Amigos do Nacional (ADAN), Bahia e Cruzeiro, situado no bairro Brasília e a pavimentação em paralelepípedo da segunda travessa El Salvador, no bairro 35º BI.

Ele também citou a implantação da rede de água encanada na zona rural, contemplando as comunidades: Saco do Capitão, Calandro, Lagoa da Nega, Garapa, Corredor de Wagner, Corredor de Guiomar, Corredor de Tieta e Corredor de Cacheado. “É um trabalho do prefeito em parceria com o Governo do Estado, através da Embasa”, informou.

O vereador José Marques de Messias – Zé Curuca (PSDB) ressaltou que, hoje pela manhã, o prefeito Tarcízio Pimenta esteve no distrito de Humildes para dar início à reforma da quadra poliesportiva localizada na praça principal.

O legislador José Sebastião – Bastinho (PRTB) sugeriu aos edis oposicionistas que façam uma visita ao bairro Queimadinha para verem a transformação que o chefe do Executivo está fazendo naquela comunidade. Dentre as obras destacadas pelo vereador: reforma da praça esportiva Dr. Celso Ribeiro Daltro; reforma da Escola Municipal Dr. Celso Ribeiro Daltro; pavimentação asfáltica de vias públicas e colocação de refletores no Campo do Fumo.

Para o edil David Neto (PMN), está havendo por parte da bancada de oposição uma certa deselegância para com o prefeito. “Eu acho que nós temos que modificar esse quadro para que a oposição comece a mudar essas declarações aqui nesta Casa. Vamos começar a olhar o trabalho que o prefeito vem desenvolvendo em Feira de Santana”, conclamou, informando que, ontem à noite, por exemplo, esteve com o prefeito na Santa Mônica II para ouvir a comunidade e resolver problemas de iluminação pública e pavimentação. Segundo ele, na referida localidade, o chefe do Executivo foi bem recebido pelos moradores.

Ronny comemora instalação de núcleo da TV Record em Feira

O vereador Reinaldo Miranda – Ronny (PMN), na sessão legislativa desta terça-feira (23), parabenizou a Rede Record que recentemente instalou um núcleo na cidade de Feira de Santana, onde, segundo o edil, além do noticiário estadual e nacional, abrirá espaços para a matérias produzidas sobre o cotidiano da cidade e região.

Ronny informou que, no próximo sábado (27), José Eduardo, apresentador do programa “Se Liga Bocão”, transmitido pela TV Itapoan, afiliada da Record Bahia, fará uma transmissão de Feira de Santana ao vivo. “Ontem, tivemos a oportunidade de estar com o apresentador, em Salvador e ele nos informou que esse evento acontecerá no bairro Cidade Nova. O programa será apresentado para toda a Bahia e contará com mais de 15 atrações”, destacou.

Para o edil, a Rede Record dará projeção a Feira de Santana em nível estadual. “Parabenizo, em especial, a toda a diretoria da TV Record, por ter dado a atenção ao nosso município. A emissora levará o nome da cidade para todos os municípios baianos. E isso é importante”, afirmou.

Em aparte, Roque Pereira (PT do B) questionou ao vereador Ronny se o apresentador José Eduardo continuará fazendo críticas ao prefeito Tarcízio Pimenta e ao município de Feira de Santana, “já que agora ele virá à cidade com todo carinho e amor, inclusive com equipe, show e tudo mais”.

Respondendo a indagação de Roque Pereira, Ronny informou que o programa “Se Liga Bocão” terá o apoio da Prefeitura Municipal de Feira de Santana. “Eu acho que em todo meio de comunicação tem que falar bem na hora das ações positivas e tem que falar mal na hora das ações negativas. José Eduardo é um repórter que não é diferente dos demais jornalistas”, pontuou.

Possível apoio de prefeito a programa de televisão desagrada Roque Pereira

O vereador Roque Pereira (PT do B), na sessão legislativa da Casa da Cidadania, desta terça-feira (23), disse que está feliz com a instalação da TV Record, em Feira de Santana, porém ficou perplexo com a informação de que o Governo Municipal apoiará o programa “Se Liga Bocão”, da TV Itapoan, afiliada da TV Record Bahia, que tem como âncora o apresentador José Eduardo.

O edil lembrou que José Eduardo é “persona non grata” no município, conforme moção, de sua autoria, aprovada na Câmara Municipal, no ano passado, em virtude, segundo Roque, de o apresentador ter feito críticas ao prefeito Tarcízio e a Micareta de Feira, mostrando, no programa “Se Liga Bocão”, apenas aspectos negativos do evento.

“O Eduardo Bocão desmoralizou esta Casa, desmoralizou esta cidade. Eu não sei por que ele vem fazer programas em Feira de Santana. O que será dos empresários deste município com a vinda de José Eduardo. Infelizmente, ficarei muito triste se o prefeito Tarcízio Pimenta estiver por trás da vinda desse apresentador para Feira. Estou aqui dizendo publicamente, se o prefeito é responsável por isso, será uma das minhas maiores decepções na vida pública. Prefiro até não concorrer à reeleição se proceder a informação de que o prefeito está por trás da vinda de José Eduardo, com liberação de praça ou qualquer patrocínio”, disse Roque Pereira.

Município realizará anualmente a Semana de Luta pela Cidadania das Pessoas com Deficiência

Feira de Santana deverá realizar, anualmente, uma Semana Municipal de Luta pela Cidadania das Pessoas com Deficiência. Projeto de lei com essa finalidade, de autoria do vereador Roberto Tourinho (PSB), foi aprovado na sessão desta terça-feira (23) em primeira discussão. As atividades devem acontecer na segunda quinzena de setembro, sempre envolvendo o dia 21 daquele mês.

Caberá ao Poder Executivo articular-se, junto a entidades representativas, principalmente o Conselho Municipal de Atenção à Pessoa com Deficiência e com Necessidades Especiais, a programação alusiva ao evento.

Tourinho prestou um reconhecimento, em seu discurso, a um cidadão que vem prestando importante contribuição para que o Município de Feira de Santana avance nas soluções para o segmento dos portadores de necessidades especiais, o cadeirante Carlos Lacerda.

“Além de comandar com muita competência movimentos junto aos poderes públicos, o senhor Carlos Lacerda, que está presente e acompanha esta votação, tem inclusive sido uma fonte de consulta quando elaboramos alguma proposta para a legislação local nesta área”, elogiou. O vereador Marialvo Barreto endossou o discurso de Tourinho.

O vereador Justiniano França (DEM) elogiou a iniciativa de Tourinho. E chamou a atenção para um fato: segundo ele, há na legislação leis específicas que acabam prejudicando aos portadores de necessidades especiais. “Temos algumas leis que devem ser revogadas, para o bem desses cidadãos”, afirmou.

Para o vereador Angelo Almeida (PT), o projeto do colega Roberto Tourinho merece o aplauso da comunidade. “Votamos favorável à matéria com muita satisfação. O companheiro atua com a categoria que lhe é peculiar, no tratamento de propostas que contemplam as pessoas portadoras de necessidades especiais”.

Itinerário de ônibus do transporte coletivo deve ser fixado no interior do veículo

O itinerário dos ônibus do transporte urbano em Feira de Santana deverá ser fixado na parte interna dos veículos, através de um quadro informativo aos usuários. A Câmara Municipal aprovou em primeira discussão, por unanimidade, projeto de lei com essa determinação. O autor da proposta é o vereador Roberto Tourinho (PSB).

Um dos parágrafos do artigo 1º da lei recomenda que no itinerário deverá constar as principais vias percorridas pelos ônibus em seus trajetos, desde o local de saída até o ponto final ou “fim de linha”. O quadro informativo deverá ser fixado em local de fácil visualização no interior dos veículos. Sua confecção obedecerá modelo padrão indicado pela Prefeitura.

As permissionárias do transporte coletivo terão 90 dias para cumprir a lei. Sempre que houver modificações no itinerário o quadro informativo deve ser atualizado, em prazo máximo de 15 dias.

Há previsão de penalidades para o descumprimento da lei. A primeira medida é uma intimação para regularização no prazo de 15 dias. Não sendo observada a determinação, o infrator estará sujeito a multa de R$ 1 mil por ônibus. A multa passa a ser diária caso a infração persista por mais de 15 dias.

O vereador Marialvo Barreto (PT) advertiu aos colegas para o fato de que leis municipais que beneficiam o usuário de ônibus enfrentam dura resistência por parte das empresas concessionárias do serviço. “Vai ser necessário um enfrentamento. Sabemos que quando se fala em avanços no transporte coletivo em Feira de Santana uma relação incestuosa entre poder público e empresas prejudica o cumprimento das leis no setor”, afirmou.

Requerimento sobre entrevista do secretário Celso Pereira causa polêmica na Câmara

Um requerimento de autoria do vereador Carlos Alberto Costa Rocha – Frei Cal (PMDB) causou uma longa discussão na sessão desta terça-feira (23). A proposta é para arquivamento de uma entrevista do secretário de Governo Celso Pereira, publicada pelo jornal Tribuna Feirense no mês passado. Na entrevista, Celso disse que os vereadores governistas devem se pronunciar em defesa do prefeito Tarcízio Pimenta. É o ponto polêmico da matéria.

O vereador Frei Cal, como é mais conhecido, considerou a entrevista importante, com um conteúdo que merece ser arquivado pelas observações políticas do secretário. “Certamente, será alvo de consulta no futuro”.

Para Roberto Tourinho (PSB), o requerimento “implode” o governo, expondo os vereadores que, ligados a administração de Tarcízio, politicamente estão vinculados ao ex-prefeito José Ronaldo. O também oposicionista Marialvo Barreto (PT) disse que esses vereadores não revelam, de forma alguma, em quem pretendem votar na eleição para prefeito em 2012. Seu colega petista Angelo Almeida elogiou o autor do requerimento pela “habilidade” com que redigiu a proposição.

O vereador Luiz Augusto de Jesus – Lulinha (DEM), critica declarações do secretário Celso Pereira. Declarou que o secretário está equivocado quando diz que os governistas recebem obras, cargos e serviços da administração. “O prefeito tem obrigações com a comunidade. O vereador apenas reivindica”.

Na mesma linha, o vereador Justiniano França, também do Democratas, disse que o secretário está equivocado ao alertar governistas quanto a sua relação com o governo. “Não preciso de intermediário para o debate político com o prefeito”, afirma.

O vereador José Carneiro Rocha (PDT), igualmente governista, discorda dos colegas de bancada e apóia as declarações do secretário. “Ele foi corretíssimo. De fato, há vereadores da base do prefeito que não fazem discurso em defesa de sua reeleição”.

Ao final dos discursos, o vereador Antonio Carlos Ataíde – Carlito do Peixe (DEM), vice-líder governista, no exercício da liderança pela ausência de Maurício Carvalho, disse que havia liberado a bancada a votar o requerimento como desejasse, mas em razão dos “discursos inflamados”, recomendou o voto contra a proposição de arquivamento do texto jornalístico. A matéria acabou sendo rejeitada.

Câmara aprova projetos de lei em segunda e última votação

Cinco projetos de lei foram aprovados em segunda votação, pela Câmara de Feira de Santana, na sessão desta terça (23). Uma das matérias dispõe sobre a cobrança de taxa nos estacionamentos privados em funcionamento no Município. De autoria do vereador Marialvo Barreto (PT), o projeto obriga as empresas a cobrar dos seus clientes, a partir da segunda hora de uso da vaga, 50% do valor da primeira hora. A matéria seguirá para o Poder Executivo, que fará a sanção da lei.

O projeto prevê penalidade para a empresa que desobedeça a legislação. O Poder Executivo estará autorizado a aplicar multa diária no valor de R$ 500,00 ao estacionamento que venha a descumprir o disposto na lei.

Também foram aprovados em segunda discussão projetos que declaram de Utilidade Pública as entidades Pirâmide Associação Desportiva, por iniciativa do vereador Justiniano França (DEM), e a Associação Religiosa e Cultural Ilê Axé Patakori Ogum He, através de projeto do vereador Alcione Cedraz (DEM).

A proposta criando o Dia do Administrador, a ser comemorado anualmente no dia 9 de setembro, foi aprovado em segunda votação. O projeto é de autoria do vereador Roberto Tourinho (PSB).

Vereador cobra cumprimento de lei que aumenta segurança do cliente no interior das agências bancárias

O vereador David Neto (PMN), em pronunciamento proferido na tribuna da Casa Legislativa, voltou a cobrar da Superintendência Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) uma fiscalização rigorosa para assegurar o cumprimento de uma lei de sua autoria, que dispõe sobre a instalação de painel opaco no espaço compreendido entre os caixas e as pessoas que estejam na fila de espera em todas as agências bancárias e instituições financeiras localizadas no município de Feira de Santana, como forma de impedir a visualização dos clientes.

Segundo o legislador, as pessoas ficam muito expostas, quando estão sendo atendidas nos caixas bancários. Ele citou como exemplo, o caso ocorrido com o presidente do Fluminense de Feira, Luiz Paolilo, que foi vítima de assalto e baleado, quando saiu, na tarde da ultima quarta-feira (17), de uma agência do banco Itaú, em Feira de Santana, portando uma quantia de R$ 4.700,00. Para o edil, a finalidade da referida lei é justamente melhorar as condições de segurança dos clientes, no momento em que estes realizam as operações.

“Por que não colocam esta lei em prática? Será que vão esperar morrer mais gente? Luiz Paolilo quase veio a óbito, por falta de competência do órgão fiscalizador”, criticou David, salientando que várias leis municipais de grande relevância social não são cumpridas. O vereador sugeriu ao Executivo que crie um órgão ou secretaria exclusivamente para fiscalizar as leis existentes no Município.

Na oportunidade, ele informou que as agências da Caixa Econômica Federal da avenida Getúlio Vargas e da rua Aristides Novis já dispõem de painel opaco nos locais onde são efetuados os saques, cumprindo assim o que determina a lei.

Frei Cal destaca o sucesso de eventos culturais realizados em Feira

O vereador Carlos Alberto da Rocha – Frei Cal (PMDB), em pronunciamento na Casa Legislativa, parabenizou os coordenadores da Caminhada do Folclore e da 4ª Feira do Livro, eventos que compõem o calendário municipal. A 12ª edição da Caminhada do Folclore que aconteceu no domingo (21), na avenida Getúlio Vargas é uma manifestação popular organizada pelo Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), e segundo Frei Cal é um evento ligado diretamente as áreas de Educação e Cultura, e se contrapõe a violência que assola o nosso município.

Ainda em seu discurso, o peemedebista falou sobre a 4ª Feira do Livro, que aconteceu na Praça do Fórum desde a última terça-feira, dia 16, e teve encerramento também no final de semana passado. O peemedebista considerou a Feira, o maior evento cultural e literário do Município. “Mais de 25 mil pessoas passaram pelo Festival nesses seis dias”, disse.

Em aparte o vereador Marialvo Barreto (PT), lembrou da novidade do evento: o Vale Livro. Um cupom no valor de R$15 para troca por livros, disponibilizado ao estudante da rede pública estadual, numa parceria entre a Secretaria da Educação do Estado (SEC), Diretoria Regional de Educação (DIREC 02) e Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). “O Vale Livro possibilitou que muitos alunos comprassem os primeiros livros da sua vida”, pontuou.

Ribeiro rebate declarações de vereador petista sobre o prefeito de Feira

O presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, vereador Antonio Francisco Neto – Ribeiro (DEM) demonstrou indignação com relação ao discurso do vereador Marialvo Barreto (PT) durante o horário das lideranças na sessão legislativa da segunda-feira (22).

Ribeiro usou a tribuna da Casa para chamar a atenção do petista que, segundo ele, vem atacando o prefeito Tarcízio Pimenta. Na opinião do experiente vereador, as afirmações do petista são de cunho pessoal e não possuem fundamentos. “Não podemos fazer coisas desse tipo com quem não merece”, disse.

Ainda em seu pronunciamento, Ribeiro comentou sobre sua relação com o deputado estadual Zé Neto, líder do Governo do Estado na Assembleia Legislativa. O presidente da Casa da Cidadania afirmou que mesmo não sendo aliado político deste, nem por isso age como Marialvo Barreto em relação do chefe do Executivo municipal.

“Hoje ele não é estilingue, ele é vidraça”, disse Ribeiro, ressaltando o fato de que o deputado Zé Neto, faz parte da base governista, mas que em nenhum momento seria capaz de dizer que o parlamentar do Partido dos Trabalhadores fugiu da luta por melhorias para a população.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108872 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]