Rede Record em Feira de Santana. Confira as notícias da Prefeitura Municipal de Feira de Santana

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Iniciada Campanha do Aleitamento

O Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) deu início a Campanha do Aleitamento Materno na manhã desta segunda-feira (1), Dia da Amamentação. Com o tema “Comunique-se comigo. Amamentar: Uma experiência em 3D”, o Banco de Leite pretende estimular as mães sobre a importância do leite materno e a doação do alimento. Esta é a 20ª edição da campanha.

Hoje o banco de leite do hospital possui um estoque de 60 litros de leite, sendo que a quantidade mínima necessária é de 50 litros, conforme a coordenadora do setor, Valéria Duboc. “Passamos a usar três dimensões na campanha, que são o lugar, o tempo e a comunicação. Esse 3D também inclui o apoio da família na amamentação”, ressalta.

O prefeito Tarcízio Pimenta destacou a satisfação em ver o serviço funcionando a contento, já que algumas ações prestadas à comunidade às vezes perdem a importância. “O melhor alimento para o recém-nascido é o leite materno. Não existe nenhum outro produto que o substitua”, declara.

Durante o evento o prefeito anunciou ainda a reabertura do ambulatório do Hospital da Mulher para a próxima semana com os serviços de consultório, pré-natal e acompanhamento de exames. O capitão da Polícia Militar, Adriano Bertulino, ressaltou que qualquer iniciativa que vise salvar vidas é sempre bem-vinda. “O leite materno é a essência disso tudo”, declara.

A campanha se estende até a próxima sexta-feira (5) e, nestes dias, o hospital vai distribuir brindes para as mães acolhidas no hospital. Além disso, foram montados estandes na unidade e no Shopping Boulevard para orientar o público sobre a amamentação. No shopping a estrutura vai funcionar das 10 às 22 horas.

As mães interessadas em fazer doação do leite materno podem telefonar para (75) 3602 7155/7156 e manter contato com o 2º Grupamento de Bombeiros para que funcionários façam a coleta e o cadastro nos domicílios. O hospital também está recolhendo recipientes de vidro com tampa plástica para armazenar o leite recolhido.

Festa em louvor a São Roque

A comunidade católica do distrito de Bonfim de Feira inicia na noite desta segunda-feira (1º de agosto) os festejos em louvor a São Roque com abertura do novenário, às 19 horas, na Igreja Senhor do Bonfim. As noites de oração e novena seguem até 11 de agosto.

A festa, realizada com apoio da Prefeitura de Feira de Santana, completa 38 anos e tem como tema “Orando e evangelizando queremos ser construtores da paz”.

No período de 11 a 13 de agosto acontece o tríduo em louvor a São Roque. A primeira noite, com tema “Bem aventurado os que promovem a paz”, será dedicada às comunidades rurais, devotos e portadores de necessidades especiais.

As noites seguintes terão como tema “A responsabilidade social na construção da cultura da paz” e “Defender a vida e promover a paz”. O encerramento do tríduo, no sábado (13) será marcado por realização de leilão de prendas e quermesse.

No domingo (14), dia dedicado a São Roque, os festejos terão início às 10 horas com missa solene presidida pelo padre Luis Carlos Cerqueira. Em seguida haverá batizados e recepção aos romeiros. Às 16 horas os fiéis participam da procissão de São Roque saindo da Fazenda Jenipapo percorrendo as ruas do distrito. A festa será encerrada com missa na Capela de São Roque na Fazenda Jenipapo.

Rede Record em Feira de Santana

A sucursal TV Itapoan, filial da Rede Record, está funcionando em Feira de Santana desde a última segunda-feira (25), no prédio Conceição Caldas, situado na avenida Getúlio Vargas. Desde então, a emissora de TV passou a transmitir matérias produzidas diretamente do município de Feira de Santana.

Para prestigiar a implantação da sucursal na cidade, o prefeito Tarcízio Pimenta visitou as instalações da emissora no final da manhã desta segunda-feira (1), acompanhado do secretário municipal de Comunicação Social, Fabrício Almeida.

“É muito importante que a gente receba mais uma rede televisiva em nosso Município. Isso significa mais notícia e informação e, sem dúvida, a Record vai ter uma estadia muito duradoura em Feira de Santana”, pontua Tarcízio Pimenta.

Ele acrescenta que hoje a televisão é o meio de comunicação que mais interage com o cidadão. Portanto, diz o prefeito, é muito importante que uma emissora trabalhe neste sentido

Feira do Livro e Caminhada do Folclore

A Prefeitura de Feira de Santana vai apoiar dois grandes eventos realizados no Município todos os anos. Trata-se da Feira do Livro, que acontece de 15 a 21 de agosto, e da Caminhada do Folclore, que será realizada no dia 21 deste mês, na avenida Getúlio Vargas.

Os dois eventos são promovidos pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). Para finalizar as últimas parcerias, o prefeito Tarcízio Pimenta reuniu-se com o reitor da Uefs, José Carlos Barreto, na manhã desta segunda-feira (1º de agosto), no Paço Municipal Maria Quitéria.

De acordo com o reitor da Uefs, os secretários municipais de Cultura, Esporte e Lazer, de Transportes e Trânsito e de Educação já foram orientados pelo prefeito para que sejam tomadas as providências necessárias. “Está tudo caminhando bem. Novamente o prefeito confirmou que a infraestrutura da Feira do Livro será fornecida”, declara. O evento vai ser realizado na Praça João Barbosa de Carvalho (Praça do Fórum).

A coordenadora da Feira, Rita Breda, diz que o Governo Municipal já liberou 10 ônibus para que seja feito o transporte de estudantes da zona rural até o evento. Ela também está pleiteando a disponibilidade de sanitários químicos, contribuição no pró-labore, palco e outdoors para que o evento seja divulgado.

Os secretários municipais de Educação, José Raimundo Pereira de Azevêdo, e de Comunicação Social, Fabrício Almeida, também participaram da reunião.

Procon fiscaliza comércio de gás de cozinha

A Superintendência Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) retoma nesta segunda-feira (1º de agosto) os trabalhos de inspeção em postos de vendas de gás de cozinha. A equipe de fiscalização do órgão irá percorrer os bairros onde há maior concentração de pontos de revenda.

Os trabalhos estarão concentrados na verificação das exigências da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e apuração de denúncias recebidas pelo órgão. Conforme determinação da ANP, os postos de vendas de gás de cozinha devem ter autorização para comercialização do produto; mantê-los em local arejado e possuir equipamentos de segurança, a exemplo dos extintores.

O superintendente do Procon, Rafael Cordeiro, alerta que os estabelecimentos que estão comercializando estes produtos de forma clandestina terão as mercadorias apreendidas e os responsáveis serão notificados pela venda ilegal.

Eptran irá capacitar mais profissionais

A Escola Pública de Trânsito dará início nesta segunda-feira (1º de agosto) as aulas para a terceira turma do curso de Qualificação para Profissionais de Trânsito. A finalidade é capacitar os servidores do município que atuam no trânsito, visando proporcionar um melhor serviço à comunidade.

A nova turma é composta por 14 agentes de trânsito, cinco fiscais de transporte e três guardas municipais, formando um total de 22 alunos. O curso terá duração de 80 horas e prossegue até o dia 26 de agosto, com aulas de segunda a sexta-feira, no turno vespertino.

De acordo com a coordenadora de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Analu Iglesias Rodrigues, o cronograma de aulas é composto pelas disciplinas Legislação de Trânsito, Operações de Trânsito, Primeiros Socorros e Relação Interpessoal, que será ministrada pela psicóloga, Denise Medeiros.

“Importante fazer com que o aluno entenda qual a sua função social no trânsito, melhorando a convivência dos fiscais com o usuário seja ele condutor ou pedestre. O trânsito é um espaço coletivo de convivência social. É preciso que as pessoas aprendam a respeitar o direito de cada um”, destaca a coordenadora.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108881 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]