Recuperação da quadra poliesportiva de Humildes tem início nesta terça-feira (23/08). Confiras as notícias da Prefeitura de Feira de Santana

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Recuperação da quadra poliesportiva de Humildes

A comunidade do distrito de Humildes será contemplada com a reforma da quadra poliesportiva localizada na praça principal. As obras terão início nesta terça-feira (23) a partir das 7h30. As intervenções envolvem recursos próprios do Município da ordem de R$ 12.994,91.

Os serviços serão executados pela empresa Teixeira Bastos Construções Ltda, vencedora da licitação pública promovida pela Prefeitura de Feira de Santana. Para o estudante Douglas Henrique Santos, de 14 anos, as melhorias irão estimular a prática de esportes.

“A quadra é um espaço muito importante para o lazer e também para as pessoas se exercitarem e terem uma qualidade de vida melhor. Com certeza a reforma vai agradar a todos os moradores de Humildes porque o espaço vai ficar muito mais bonito”, destaca o estudante.

O morador Domingos de Araújo Santos disse estar ansioso pela conclusão da reforma. “Esta quadra é a principal opção de lazer para os jovens, que utilizam o espaço para jogar futebol. Já estava na hora de ser melhorada. Quando a reforma estiver pronta vamos ter uma quadra mais bonita, mais segura, como a nossa comunidade merece”, afirma.

José Luiz Alves ressaltou as melhorias que estão sendo realizadas pelo Governo Municipal na localidade. “Humildes vem recebendo uma atenção especial da Prefeitura com a recuperação das ruas, iluminação pública, reforma da policlínica. Tivemos também um São Pedro com boas atrações e agora a reforma da nossa quadra de esportes. Estou muito satisfeito com mais esta obra”, enumera.

37ª edição do Festival de Violeiros as apresentações acontecem no Mercado de Arte Popular, dia (27/08/2011)

Valorizar e manter viva a cultura de raiz. Esses são os objetivos do Festival de Violeiros do Nordeste, que acontece há 37 anos em Feira de Santana. Este ano, as apresentações vão ocorrer no próximo sábado (27), no Mercado de Arte Popular, às 20 horas. A entrada é gratuita.

O evento é promovido pela Associação dos Violeiros e Trovadores da Bahia (AVTB) em parceria com a Prefeitura Municipal e apoio cultural da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca).

De acordo com o presidente da associação dos violeiros e organizador do evento, João Ramos, estão confirmadas as participações de seis duplas de diversos estados.

“O repentista é a maior expressão da cultura nordestina. Durante o festival, o público irá conferir a apresentação de cantadores de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Piauí e da Bahia. Destas duplas apenas duas já marcaram presença em nosso festival”, informa João Ramos, que irá se apresentar juntamente com Caboquinho na abertura do evento.

Os competidores contarão com quatro participações de cinco minutos cada, com temas escolhidos através de sorteio, sendo a última etapa de tema livre e sem pontuação. Três julgadores convidados serão os responsáveis pelas notas.

João Ramos destaca que os violeiros são convidados e não há uma inscrição aberta por se tratar de um festival profissional, “para preservar o nível técnico, a capacidade dos competidores”. A premiação é feita com a entrega de troféus e cachês.

Roberta Miranda e Amado Batista já são atrações confirmada na Expofeira 2011

As principais atrações da Exposição Agropecuária de Feira de Santana 2011 (Expofeira) já foram definidas pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Dentre as atrações tops, uma delas é a cantora romântica Roberta Miranda, destaque pelo repertório sertanejo.

Fenômeno nacional desde a década de 90, Roberta Miranda vai apresentar-se no dia 10 de setembro (sábado), penúltimo dia da Expofeira 2011. Em seu repertório há desde canções de Roberto Carlos até músicas de forró, além de muitas composições próprias. Algumas de maior destaque são “Meu Dengo”, “Mistério”, “Outra Vez”, “Sol da Minha Vida”, e “Eu Te Amo, Te Amo, Te Amo”.

As atrações principais vão animar o público a partir de terça-feira (6). Neste dia o destaque é o grupo Seu Maxixe, que trará o autêntico sertanejo universitário. Já na quarta-feira (7) da Expofeira 2011 o público vai vibrar com os grandes sucessos do cantor Amado Batista. Esta é a segunda apresentação do músico em Feira de Santana neste ano.

Também há grande expectativa por parte dos adeptos da música gospel para a apresentação de Fernanda Brum e Lázaro. A apresentação deles vai marcar a final do Festival de Música Gospel no dia 8 de setembro (quinta-feira) no Parque de Exposição João Martins da Silva.

Os festejos continuam na sexta-feira (9) com o show do grupo Forró Safado. No domingo (11) o músico e compositor Jauperi encerra a Expofeira 2011 e traz grandes sucessos como “Sandália de couro”, “Flores da Favela” e “Acarajé tem dendê”. Outras atrações serão divulgadas pela Secel nos próximos dias.

SMTT convoca mototaxistas para instalação de placas vermelhas

A Secretária Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) convoca os mototaxistas que fazem parte do Serviço de Transporte Individual Alternativo Complementar (STIAC) para procederem a regulamentação da placa de aluguel. A mudança de categoria segue determinação de Lei Municipal nº 2.244 e do Código de Trânsito Brasileiro.

Os convocados devem comparecer à sede da SMTT localizada na rua Newton Vieira s/n, Caseb, das 9h às 12 horas e das 14h às 17 horas. A mudança de placa para a cor vermelha teve início no dia 15 deste mês e segue até o dia 19 de setembro, conforme portaria.

De acordo com o diretor do Departamento de Trânsito, Denilson Santiago, na oportunidade os veículos serão integrados ao sistema da secretaria. “Estaremos procedendo o cadastramento dos mototaxistas, organizando a situação de cada um em relação a documentação bem como ao Importo Sobre Serviços (ISS)”, informa.

Cerca de 500 mototaxistas fazem parte do sistema atualmente. Vinte permissionários serão atendidos por dia, de acordo com o cronograma previsto pela portaria. Os convocados devem apresentar a documentação pessoal e do veículo, comprovante de residência, e contrato de concorrência pública, além de duas fotos 3×4 do titular e do condutor auxiliar.

Ainda de acordo com Denilson Santiago, a convocação é em caráter obrigatório. “Os proprietários das motos que não comparecerem na data prevista terão que justificar o motivo por inscrito”, afirma.

Enfermeiros e técnicos de enfermagem participaram de prova para trabalhar durante a Expofeira 2011

O quadro de enfermeiros e técnicos de enfermagem para trabalhar durante a Expofeira 2011 será definido mediante pontuação em processo seletivo, que foi realizado na manhã desta segunda-feira (22), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Os participantes já atuam nas unidades de saúde do município, como policlínicas, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e postos do Programa de Saúde da Família (PSF).

A prova aplicada na seleção foi elaborada pela equipe da Educação Continuada e Divisão de Enfermagem, composta por 28 questões sobre Urgência e Emergência. Serão selecionados os candidatos que obtiverem uma maior pontuação. No caso de empate, o critério de desempate será a experiência do profissional em outras festas populares realizadas pela Prefeitura de Feira de Santana, como a Micareta, São Pedro, São João e também Expofeira.

De acordo com a chefe da Divisão de Enfermagem, Ana Cristina Franqueira, muitos profissionais têm interesse em trabalhar nestas festas populares. “É uma atividade extra, devidamente remunerada e, por isso, desperta o interesse de muitas pessoas. A realização da seleção impede que um profissional seja privilegiado, e o outro não. Com a seleção mostramos que o tratamento é igualitário”, defende.

Serão selecionados para trabalhar na Expofeira 2011, que acontece de 4 a 11 de setembro, 25 enfermeiros e 40 técnicos de enfermagem, que deverão cumprir plantão de 12 horas. A unidade de saúde que será instalada no Parque de Exposição João Martins da Silva vai disponibilizar, além de atendimentos, vacinação. Participaram do processo seletivo 40 enfermeiros e 50 técnicos de enfermagem.

Ações de Saúde do Homem na Cidade Nova

Para mobilizar a população masculina do bairro Cidade Nova a buscar os serviços de saúde, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Carlos Alberto Krushewsky, instalada no Centro Social Urbano (CSU), vai oferecer vários serviços nesta terça-feira (23), das 8 às 12horas, na praça José Falcão da Silva, localizada próximo a Estação de Transbordo Norte.

De acordo com a enfermeira da UBS, Alda Mascarenhas, a ação de impacto visa ressaltar a importância da prevenção e promoção da Saúde do Homem. “O público masculino infelizmente não gosta de se cuidar. Por isso, torna-se fundamental realizarmos atividades com esta finalidade, para atrair a atenção deles”, destaca.

Segundo Alda Mascarenhas serão disponibilizados serviços como aferição de pressão arterial, glicemia capilar, orientação nutricional e palestras. “Temas como câncer de próstata, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), hipertensão e diabetes, estão entre os que serão abordados, com o intuito de alertar, mostrar como é a prevenção e o tratamento”, revela.

Ela observa que espera que a participação dos homens no evento seja expressiva. “Fizemos uma boa divulgação da ação no bairro. Agentes comunitários de saúde convidaram o público masculino durante as visitas domiciliares, divulgamos o evento nas igrejas e a rádio comunitária da feirinha da Cidade Nova informou também sobre a realização da ação”, pontua a enfermeira.

Jovens são contemplados por Cursos de Qualificação Profissional gratuitos no Centro Digital

O Centro Digital Drance Mattos de Amorim, no bairro Baraúnas, será utilizado por alunos do Senai (Serviço Nacional de Aprendizado Industrial) em Feira de Santana. A iniciativa é resultado de parceria entre o Senai, a Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa e o Instituto Paramitas.

A coordenadora do Instituto Paramitas, Claudia Stippe, observa que os alunos do Senai passarão a dispor de uma sala de aula totalmente estruturada. “É um espaço dotado de equipamentos modernos, com lousa eletrônica, e toda a estrutura voltada para o aprendizado tecnológico”, pontua Claudia.

Inicialmente a sala do Centro Digital será utilizada por alunos de duas turmas do curso de Instalador e Reparador de Redes de Computadores. Os jovens foram contemplados pelo Programa de Cursos de Qualificação Profissional Gratuitos, certificado pelo Senai de Feira de Santana.

O Centro Digital Drance Mattos de Amorim é o maior equipamento do gênero no norte-nordeste do país. Inaugurado em junho deste ano, conta com duas salas de 50 metros quadrados, com 40 computadores cada. A previsão é que até 35 mil pessoas sejam capacitadas, por ano, pelo centro nos cursos básicos de informática, com chancela da Microsoft.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108850 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]