Programa para redução de gases de efeito estufa terá seminário na Bahia

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O Seminário de Sensibilização e Difusão do Programa ABC no Estado da Bahia será realizado dia 25, das 8 às 17h30, no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. O Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC) é organizado pelo Grupo Gestor Estadual (GGE), formado por entidades ligadas ao agronegócio e ao meio ambiente.

O seminário será aberto com a palestra de apresentação do Programa ABC por Denise Dockers, assessora de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), órgão da administração direta do Ministério, contará com palestras dos pesquisadores José Marques Pereira, do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec) – que abordará o tema “Recuperação de Pastagens Degradadas: Integração Lavoura, Pecuária e Florestas” -, e Dan Erico Lobão, que falará sobre “Integração Lavoura – Florestas”.

Sustentabilidade na agropecuária

Criado pelo Ministério da Agricultura, o Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC) tem o objetivo de promover a sustentabilidade na agropecuária e incentivar processos tecnológicos que minimizem o efeito estufa. Além disso, visa diminuir a liberação de carbono na atmosfera e superar o desafio de manter o Brasil como provedor mundial de alimentos, sem esquecer a necessidade de conservação do meio ambiente.

O Programa para Redução da Emissão de Gases de Efeito Estufa na Agricultura – Programa ABC, lançado pelo Ministério da Agricultura, em dezembro de 2010, é fruto do compromisso voluntário do Governo Federal durante a Conferência Climática de Copenhagen 2009. O Programa também visa estimular a adoção de práticas mais eficientes para a agropecuária que permitam aliar a produção de alimentos e bioenergia com redução dos gases de efeito estufa, através de linhas de créditos mais atrativas para agricultores e cooperativas.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108239 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]