Primeiro-ministro do Japão renuncia depois de ser alvo de críticas por cinco meses

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Sob fortes críticas da comunidade japonesa há cinco meses, o primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, de 64 anos, renunciou hoje (26/08/2011). Kan foi alvo de cobranças por causa das suas reações ao terremoto seguido pelo tsunami que atingiu o país em 11 de março e à crise nuclear subsequente. As medidas adotadas foram consideradas insuficientes pela população. Até hoje, os japoneses tentam reconstruir sua vida em decorrência dos prejuízos causados pelos tremores de terra e a radiação.

Kan ficou apenas um ano no cargo. Ele foi o sexto primeiro-ministro a renunciar no Japão em pouco mais de quatro anos. A renúncia de Kan ocorreu no momento que ele se preparava para negociar a questão da reconstrução econômica do país com líderes da comunidade internacional.

Na próxima segunda-feira (29/08/2011), o Partido Democrata, da base governista, escolherá o sucessor de Kan. Seiji Maehara, um ex-ministro das Relações Exteriores, de 49 anos, está entre os nomes mais cotados para assumir o cargo. Mas Maehara deverá enfrentar a concorrência de outros candidatos que são também da base aliada.

Kan disse hoje que “fez tudo” que estava ao seu alcance para tentar resolver os problemas decorrentes do terremoto e acrescentou que “trabalhou duro”. Segundo ele, o país vai se recuperar e suas expectativas são as mais positivas, apesar das circunstâncias.

*Com informações: Agência Brasil

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113840 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]