Prefeitura de Feira de Santana oferece cursos profissionalizantes na Casa do Trabalhador e Pró-Cultura aprova 128 projetos

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Oportunidade de capacitação para conseguir um bom emprego

O mercado de trabalho de Feira de Santana receberá 491 profissionais dentro de 60 dias para atuar nas mais diversas áreas. A Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setdec), através da Casa do Trabalhador e em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), vai dar início aos cursos profissionalizantes nesta segunda-feira (22/08/2011).

A coordenadora do setor de qualificação, Suzane Moreira informa que esta é uma oportunidade para quem está fora do mercado de trabalho. “A qualificação do trabalhador é fundamental para se conseguir um bom emprego. A procura pelos cursos foi muito grande, tanto que na primeira semana muitas vagas já estavam preenchidas”, afirma. Ela ressalta que entre os cursos, o de curso de gestão empreendedora, destinado para pequenos proprietários, foi um dos mais procurados.

Segundo o secretário da Setdec, Magno Felzemburg, o município juntamente com o Governo Federal continua investindo em qualificação da mão de obra. “Feira é uma cidade que oferece muita oportunidade de emprego, mas que necessita de profissionais qualificados. Apesar dos recentes problemas com a paralisação de algumas obras, o setor civil continua em crescimento”, afirma.

As aulas para os 16 cursos profissionalizantes serão ministrados nos turnos vespertino e noturno, na Associação Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia (Ceteb), localizada na rua São Carlos, nº 124, bairro Santa Mônica.

Ações de limpeza no Centro de Abastecimento

As ações de limpeza no Centro de Abastecimento de Feira de Santana são realizadas diariamente. Os trabalhos compreendem varrição, coleta e capinagem em toda a extensão do entreposto comercial. Uma equipe de 30 agentes de limpeza da empresa Viva Ambiental garante a manutenção do local.

O esquema de higienização é intensificado a partir das 16 horas, e é desenvolvido até as 22 horas, com a finalização do trabalho de varrição e coleta. Por dia, 50 toneladas de lixo são retiradas do entreposto comercial.

De acordo com o diretor do Centro de Abastecimento, Claudio Soares, mesmo com os trabalhos de conscientização entre os comerciantes para manter o local limpo, muitos ainda insistem em descartar frutas e verduras estragadas fora dos coletores.

“Estamos fazendo campanhas regularmente de conscientização para que o lixo não seja jogado no chão, melhorando assim, a ambientação do entreposto. Contamos com 16 coletores distribuídos em pontos estratégicos para que os dejetos sejam facilmente acondicionados, além de carrinhos coletores que circulam durante todo o dia,” enfatiza.

Claudio Soares ressalta ainda que outras medidas estão sendo adotadas para coibir o descarte irregular. “Recentemente notificamos um comerciante de frutas que estava despejando caixas e mais caixas de maças nas vias do entreposto. Vamos continuar realizando esse tipo de ação para que as pessoas possam compreender a importância de melhorarmos a ambientação do entreposto” , afirma.

O diretor do Centro de Abastecimento destaca que o Governo Municipal realizou recentemente melhorias no local, como reforma da rede elétrica, reposição de lâmpadas nas torres da área e ordenamento do fluxo de carga e descarga. “A partir de agora os caminhões tem um tempo limite para descarregar, liberado o tráfego. Antes eles ficavam o dia inteiro estacionados ocupando o espaço e atrapalhando a circulação de pessoas e carros”, pontua.

Pró Cultura aprova 128 projetos

Dos 150 projetos inscritos no Programa de Incentivo Fiscal Pró Cultura/Esporte voltados para área de esporte e cultura, 128 trabalhos foram devidamente aprovados em todos os seguimentos culturais. A área musical contemplou a maioria dos projetos com um total de (26), cultura popular (21), esporte (21), vídeos (19), literatura (15), teatro (15), dança (5), museus, bibliotecas e centros culturais (4) e artes plásticas (2).

Segundo Aelson José Mata, analista de projeto do Centro de Cultura Maestro Miro, após a aprovação do projeto os artistas devem buscar patrocínio dos empresários para assinar um termo de compromisso.

“Os projetos são enviados para a relatoria e em seguida o Conselho Municipal de Cultura define a aprovação do trabalho. O programa é o único do gênero no interior da Bahia mantido através de renúncia fiscal. O Governo Municipal destina 20% da arrecadação do ISS e IPTU das empresas para os projetos”, explica.

Em 2010 foram inscritos 105 projetos, entre os quais 95 foram aprovados. 70% eram ligados à cultura, como teatro e apresentações musicais, enquanto os outros 30% na área esportiva. A iniciativa é viabilizada pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, e da Fundação Cultural Egberto Tavares Costa.

Plantão de secretários

Neste sábado (20) e no domingo (21) estarão de plantão a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio, e diretor -presidente do Instituto da Previdência, Antônio Carlos Machado.

Os cidadãos podem entrar em contato com os plantonistas pelo telefone 3602-8409, para solicitar serviços ou fazer sugestões.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111079 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]