Prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta, destaca festival Gospel e avanços na educação. Confira as notícias do governo municipal

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Prefeito destaca avanços na educação

As melhorias na qualidade da educação em Feira de Santana e as condições dadas aos professores da rede municipal de ensino foram destacadas pelo prefeito Tarcízio Pimenta durante o Workshop de Educação Microsoft Brasil 2011, que acontece nesta quarta-feira (3), em São Paulo. O evento é voltado à discussão e troca de experiências entre líderes e educadores de todo o Brasil.

Acompanham o prefeito Tarcízio Pimenta, a primeira-dama e deputada estadual, Graça Pimenta, o secretário da Fazenda, Wagner Gonçalves, e o presidente da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, César Orrico. A comitiva feirense foi recebida pelo presidente da Microsoft no Brasil, Michel Levy.

Durante o evento foi apresentado um estudo da evolução da educação brasileira nos últimos 25 anos, os desafios para os próximos 25, a importância do conteúdo e da gestão junto ao Ensino Fundamental e Médio, e a tecnologia na melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizado.

Na tarde desta quarta-feira (3), o prefeito Tarcízio Pimenta apresentou aos participantes do evento todos os avanços tecnologicos na educação em Feira de Santana, como a implantação de lousas eletrônicas, o acesso a internet para toda a rede municipal, e os investimentos em centros digitais, a exemplo do Centro Digital Drance Mattos Amorim, o maior equipamento do gênero no norte-nordeste do país.

Durante o Workshop de Educação Microsoft Brasil também foram conhecidos os vencedores do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores. A premiação está em sua sexta edição e reconhece os melhores projetos educacionais que fazem uso da tecnologia, desenvolvidos por educadores de escolas públicas (estaduais, municipais ou federais), particulares, Fundações, Secretarias Municipais e Estaduais de Ensino, Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs ou NRTEs) e Escolas Técnicas Públicas.

Festival Gospel abre inscrições

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, divulgou nesta quinta-feira (4) o edital de abertura das inscrições para a 4ª edição do Festival de Música Gospel.

As inscrições começaram a ser realizadas hoje e prosseguem até o dia 19 de agosto, no Departamento de Atividades Culturais, no Centro de Cultura Maestro Miro, na Muchila, de segunda-feira a sexta-feira, das 9 às 11 e das 14 às 16horas.

Os interessados em participar do Festival de Música Gospel devem apresentar os seguintes documentos: ficha de inscrição devidamente preenchida, xérox do RG, comprovação de residência, uma foto artística, um CD gravado com a música inédita do participante, e dez cópias da letra digitada, cifrada ou com partitura.

Avanços e perpectivas da assistência social

Com o tema “Consolidar o SUAS e valorizar seus trabalhadores” foi aberta nesta quinta-feira (04) a VIII Conferência Municipal de Assistência Social, na Igreja Assembleia de Deus, avenida Maria Quitéria. O encontro reúne cerca de 600 pessoas entre profissionais e usuários da rede de assistência social.

A Conferência, que segue até esta sexta-feira (05), é uma realização do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) com apoio da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e Núcleo de Estudo e Pesquisa da Assistência Social.

De acordo com a presidente do CMAS, Ângela Pérsico, o principal objetivo do evento é avaliar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que tem sofrido um importante avanço com aumento significativo de equipamentos e crescimento do número de atendimentos.

“Vamos conferir e avaliar as ações implantadas no Município na área da assistência social para qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios e analisar, ainda, a qualidade dos serviços oferecidos aos cidadãos, os avanços obtidos na gestão do trabalho no SUAS e propor estratégias para ampliar o alcance das atenções ofertadas pela rede”, explica Ângela Pérsico.

A secretária de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio, destacou os benefícios promovidos pelos programas e serviços executados pela rede de assistência social do município. “O Município tem dedicado atenção especial ao setor social com a implantação de projetos que visam geração de emprego e renda e melhorias da qualidade de vida, como CREAS, CRAS, PAGER, CICAF, CRMQ, PETI, dentre outros”.

Maria de Los Dolores, vice-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, chamou a atenção para a importância da representatividade de Feira de Santana no Estado. “Sabemos do papel de grande responsabilidade dos integrantes da sociedade civil na consolidação do SUAS, já que a população carente necessita dos serviços ofertados pela rede. Por isso é indispensável a presença de representante deste Município no organismo estadual”, afirmou.

O evento contou, ainda, com a presença do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança (CMDCA) e do Adolescente e secretário de Planejamento Carlos Brito; vereador Maurício Carvalho, representando a Câmara Municipal; representante do CRAS Lagoa Grande, Maria Inês Sales; representante da Entidade Socioassistencial, Jonas Souza de Jesus.

Ações de combate ao transporte clandestino

Coibir o transporte clandestino de passageiros e organizar o trânsito de Feira de Santana são os principais objetivos das operações que estão sendo diariamente realizadas pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), com apoio da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) e Polícia Militar em diversas vias da cidade.

Nesta quarta-feira (03) as ações foram concentradas no bairro Tomba, onde há intensa prática de transporte irregular. Até o final da tarde foram totalizadas apreensões de mais de 18 automóveis, 9 motocicletas e 30 capacetes que não estavam sendo utilizados de forma devida.

“A SMTT está apertando o cerco contra os clandestinos com operações diárias para impedir que pessoas se exponham a riscos embarcando em veículos sem autorização para transporte de passageiros e, ainda, fortalecer o sistema de transporte público”, justifica o secretário Flailton Frankles.

De acordo com Frankles, os principais pontos de concentração dos chamados “ligeirinhos” são os conjuntos Feira IX, Feira X, George Américo, bairro Tomba e proximidades do Terminal Rodoviário. “Estão sendo abordados veículos de duas e quatro rodas que estejam parados em pontos irregulares, veículos embarcando passageiros e ainda baseados em imagens de comportamento suspeito”, explica.

O superintendente de Trânsito, José Roque Santana Pinho, destaca a importância das ações para organização e segurança do trânsito. “Além do combate ao transporte clandestino, estamos trabalhando para coibir o estacionamento em fila dupla e estudando algumas intervenções para melhorias como mudança de tráfego em algumas vias, instalação de mais semáforos, alargamento de vias, dentre outras”, informa Pinho.

Bairro Rua Nova recebe Procon Móvel

O serviço itinerante do Procon Móvel será disponibilizado no bairro Rua Nova, nesta sexta-feira (5). Atendimentos na área jurídica como denúncias e queixas de má prestação de serviços podem ser feitos no local. As atividades serão realizadas no ônibus do Programa Feira Cidade Digital.

A ação, desenvolvida pela Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, já percorreu os bairros Tomba e Cidade Nova e o conjunto Feira X. Segundo o superintendente municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, Rafael Pinto Cordeiro, a iniciativa visa facilitar o acesso dos consumidores aos serviços do órgão.

“Os moradores das áreas adjacentes como Tanque da Nação, Feira IV, Morada do Sol e Jardim Cruzeiro também poderão procurar o atendimento do Procon Móvel no bairro Rua Nova. Uma equipe estará trabalhando no registro de queixas, abrindo processos administrativo e distribuindo cartilhas educativas e o Código de Defesa do Consumidor”, informa o superintendente.

Novos equipamentos para as policlínicas

As salas de estabilização das policlínicas de Feira de Santana contarão com novos equipamentos nos próximos dias. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou licitação para aquisição de 75 equipamentos e aguarda a entrega dos fornecedores. Os materiais serão somados aos que se encontram atualmente em uso nas unidades.

No total, foram adquiridos 36 unidades de maca fixa, seis eletrocardiógrafos (aparelho usado para realização do eletrocardiograma – ECG), seis aspiradores cirúrgicos, seis desfibriladores, seis oxímetros de pulso (dispositivo que mede a quantidade de oxigênio no sangue), seis carros de emergência, três monitores cardíacos e seis unidades de foco cirúrgico portátil.

A diretora de Gestão da Rede Própria, da SMS, Gilberte Lucas, observa que a aquisição destes equipamentos visa, sobretudo, garantir um reforço nas unidades e evitar eventuais problemas, principalmente naquelas que apresentam um maior fluxo de pacientes. “As policlínicas já são equipadas com esses materiais. Alguns deles ficarão como reserva, para serem utilizados quando houver necessidade, por exemplo, quando outros apresentarem defeitos”, salienta.

Conforme Gilberte Lucas, dos seis desfibriladores, um será disponibilizado no posto do Programa de Saúde da Família (PSF) instalado no Centro de Abastecimento e três serão utilizados nas ambulâncias que prestam assistência aos distritos. “Todas as policlínicas possuem desfibriladores. Por isso, apenas dois ficarão a disposição das unidades, como reserva. O Centro de Abastecimento é um grande entreposto comercial que concentra muitas pessoas, daí a necessidade de disponibilizar um desfibrilador no local”, avalia.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115102 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.