Praça do conjunto Morada do Sol passa por reformas. Confira as notícias da Prefeitura de Feira de Santana

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Residencial Aviário

Os beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida contemplados para o Residencial Aviário I já conhecem seus novos endereços. As 500 chaves do empreendimento foram sorteadas na manhã desta quarta-feira (31), no Ginásio de Esportes Joselito Amorim. Nesta tarde acontece o sorteio do Residencial Aviário II, a partir das 14h. Serão mais 220 apartamentos sorteados entre as pessoas contempladas.

Os residenciais estão localizados na avenida Senador Quintino, no bairro Aviário. O prefeito Tarcízio Pimenta esteve presente no sorteio e parabenizou os novos moradores pela conquista. “Sei que hoje é um dia muito importante para a vida de vocês. E a Prefeitura tem dado a sua contrapartida, junto ao Governo Federal e Governo do Estado, para que esse sonho, que é conquistar a casa própria, venha a ser galgado por mais pessoas”, frisou.

Tarcízio Pimenta revelou ainda que o Município está empenhado para a execução do Programa Minha Casa, Minha Vida II. “Este é um programa que tem um cunho social muito importante. Oferece moradia digna para as pessoas e evita muitos problemas, como as construções em locais indevidos. E Feira de Santana tem sido destaque no Brasil neste programa”, ressaltou.

O secretário municipal de Habitação, Gilberto Ruy, afirmou que todas as unidades já estarão entregues dentro de 15 dias. “Após o sorteio vamos fazer a vistoria nos imóveis, e consequentemente a assinatura dos contratos e a entrega das moradias. Os empreendimentos dispõem de toda a estrutura, como vias pavimentadas, transporte coletivo e unidades de saúde no bairro”, enumerou.

O aposentado Manoel Alves dos Santos foi um dos contemplados. Ele não escondia a emoção em receber a casa própria após viver durante mais de 50 anos pagando aluguel. “É um sentimento difícil de descrever”, disse. Os empreendimentos Aviário I e II possuem 720 apartamentos. Cada imóvel possui dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, com uma extensão de 42 metros quadrados.

Pontilhão será construído na rua Pau Brasil

Um pontilhão será construído sobre o canal de esgoto situado na rua Pau Brasil, no bairro Calumbi. A obra foi anunciada pelo prefeito Tarcízio Pimenta durante visita ao local, na manhã desta quarta-feira (31). O serviço será executado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano.

Na oportunidade, o prefeito também informou aos moradores a pavimentação da via, dando continuidade ao pacote de obras lançado pelo Governo Municipal, que vai contemplar também outras ruas do bairro.

“O bairro Calumbi tem recebido várias intervenções e vamos continuar o trabalho buscando melhorar a qualidade de vida dos moradores”, destacou Tarcízio. O prefeito esteve acompanhado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro.

Recuperação de praça esportiva no Morada do Sol

Moradores do conjunto Morada do Sol, no bairro Calumbi, serão contemplados com a recuperação e reforma completa da praça esportiva da localidade. O início do serviço foi autorizado pelo prefeito Tarcízio Pimenta na manhã desta quarta-feira (31). Esta é a primeira intervenção feita no equipamento público que foi construído há 29 anos.

A obra está sendo executada através de parceria entre a Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, e a empresa Doneliza Construções Ltda. A construtora cumpre um Termo de Ajustamento de Conduta firmado com a Administração Pública Municipal.

No local serão realizadas a recuperação da quadra esportiva, a construção de uma quadra de vôlei de areia, além da eficientização da iluminação e paisagismo. A praça esportiva fica situada entre as ruas C e B. Ao autorizar o início da obra, o prefeito Tarcízio Pimenta ressaltou que a recuperação do equipamento era uma antiga reivindicação da comunidade local.

“Há algum tempo fomos procurados pelos moradores, eles nos apresentaram a situação, e garantimos que iríamos executar essa reforma. Hoje estamos cumprindo o compromisso assumido com eles. Será uma obra que vai garantir às pessoas um espaço de lazer, entretenimento e a prática esportiva”, salientou.

Moradora do local há 29 anos, Tereza Cristina Rodrigues relata que a recuperação da praça é a realização de um antigo sonho. “Esse local já foi o espaço de confraternização entre os moradores. Aqui realizávamos festas, eventos voltados para a comunidade, além de ser um local de entretenimento para toda a família”, lembrou a moradora.

O secretário de Serviços Públicos, Luiz Araújo, observou que a obra deverá ser concluída em 90 dias. “Esta é mais uma obra em parceria com uma empresa da cidade que trará benefícios para a população. Teremos aqui além dos equipamentos esportivos, todo um projeto de paisagismo e iluminação. Investimentos que também irão garantir a segurança dos moradores”, apontou.

O início dos serviços também foi acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, e pelos vereadores Everton Carneiro, Sebastião Soares e Ailton Rios.

Eliminatórias do Festival Gospel neste final de semana

A final da 4ª edição do Festival de Música Gospel de Feira de Santana será realizada no dia 8 de setembro, no Parque de Exposição João Martins da Silva, durante a Exposição Agropecuária (Expofeira 2011). As eliminatórias acontecem neste sábado (3) e domingo (4), no Centro de Cultura Maestro Miro, a partir das 19 horas, para escolha dos 12 finalistas. A premiação total para os primeiros classificados é de R$ 8,5 mil.

Conforme a diretora do Departamento de Atividades Culturais do Maestro Miro, Luluda Barreto, as eliminatórias serão abertas ao público. “Os candidatos têm potencial e as músicas são de alta qualidade. Este será um concurso difícil para os jurados. Esperamos que no dia 8 de setembro as pessoas compareçam para prestigiar os novos talentos da música gospel”, afirma.

A grande final contará com a presença dos artistas gospel Fernanda Brum e irmão Lázaro. Na oportunidade o cantor Lázaro irá lançar o seu mais novo DVD com o título “Um sentimento novo”, que também traz músicas inéditas. O Festival Gospel é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa.

SMS intensifica ações de controle do calazar

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vem adotando todas as ações preconizadas pelo Ministério da Saúde para a prevenção e controle da Leishmaniose visceral (calazar) em Feira de Santana. De janeiro a agosto deste ano foram registrados no município oito casos caninos e seis casos humanos da doença, enquanto que durante todo o ano de 2010, foram confirmados sete casos caninos, nove casos humanos e um óbito.

De acordo com a médica veterinária e coordenadora do CCZ, Mirza Carvalho, a incidência de casos humanos no município não classifica a situação epidemiológica como um surto. “A quantidade de casos humanos registrados está dentro do esperado. Se a doença tivesse acometido mais de vinte pessoas, poderíamos classificar a situação como um surto da doença. Mas ainda assim, estamos intensificando as ações de prevenção e controle”, salienta.

Tais ações, explica Mirza Carvalho, são realizadas pelos agentes de zoonoses e concentram-se em: borrifações nos ambientes, inquérito canino – amostragem por bairro para detectar a situação epidemiológica canina – visita aos domicílios para coleta de sangue do cão, atendendo as solicitações dos donos dos animais que suspeitam a doença, além do trabalho de educação em saúde, quando o agente visita as residências onde o morador se mostra resistente a borrifação do inseticida.

Segundo a coordenadora do CCZ, a Leishmaniose visceral (calazar) está associada a aspectos socioeconômicos da população, principalmente da zona rural e bairros periféricos. “Áreas que não apresentam saneamento básico adequado, cujo modo de vida da população é seguido com poucos hábitos de higiene, atraem o mosquito vetor da doença, que pode picar tanto o animal quanto o ser humano. As crianças estão entre o maior grupo de risco, por terem menor resistência”, explica.

No animal, os principais sintomas da doença são apatia, magreza, unhas grandes e queda de pêlos em algumas áreas do corpo. Os cães que apresentam a doença são submetidos a eutanásia. Na vítima humana, a doença ataca o fígado, baço, provoca magreza, dores abdominais e falta de apetite. O tratamento do paciente dura de três a quatro meses.

Barraqueiros animados com a Expofeira 2011

O Parque de Exposições João Martins da Silva passa pelos últimos preparativos para a Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira 2011), que começa no próximo domingo (4). Com todos os espaços comercializados, os barraqueiros já começam a arrumar o local para receber o público.

O evento não é uma oportunidade de lucro apenas para os criadores e expositores de animais. Os barraqueiros que comercializam bebidas e comidas durante a festa também têm boas expectativas de negócios.

Proprietário de uma churrascaria, Humberto Brandão destacou a ansiedade dos comerciantes pelo início do evento. “A expectativa é que a Expofeira 2011 seja superior a dos anos anteriores, com presença significativa de público”, prevê. Ele participa da mostra agropecuária de Feira de Santana há aproximadamente 15 anos e espera ter uma boa vendagem.

Participante do evento há dez anos, a comerciante Deise Sampaio, também proprietária de churrascaria, afirma que os indicativos são os melhores possíveis. “A Expofeira é considerada uma das melhores feiras da Bahia. Esperamos obter bons resultados”, afirma.

Barraqueira há 39 anos, Joana Luciana de Jesus, avalia que a Expofeira 2011 tem tudo para ser uma das melhores edições. “No ano passado a festa foi boa e a esperança é que esta seja ainda melhor. Roberta Miranda e Amado Batista são atrações que as pessoas gostam e vão atrair um grande público”, acredita.

Mais 200 famílias saem do aluguel

Em clima de alegria e muita emoção as 220 famílias beneficiadas pelo Programa “Minha Casa, Minha Casa” participaram, na tarde desta quarta-feira (30) no Ginásio de Esportes Joselito Amorim, do sorteio dos imóveis do Residencial Aviário II instalado na avenida Senador Quintino, s/nº.

O casal de idosos Maria de Lourdes, 68 anos, e Urbano de Assis, de 73, comemorou a conquista da casa própria. “Estamos casados há 52 anos e sempre batalhamos para ter a nossa casa própria. Hoje o nosso sonho está se tornando realidade. Vamos sair do aluguel e usufruir do cantinho conquistado com muito trabalho”, festejou o aposentado.

O prefeito Tarcízio Pimenta ressaltou a importância da união entre os governos Municipal, Federal e Estadual para ampliar o acesso à moradia de qualidade com baixo custo. “Hoje estamos sorteando um total de 720 imóveis do “Minha Casa, Minha Vida”. Estas pessoas estão indo morar em unidades de um projeto importante que está garantindo condições para moradia própria e com dignidade”, enfatizou.

A preocupação dos governos em promover o acesso à moradia digna foi destacada pela portadora de necessidades especiais, Luciene Lima Araújo. “Graças a Deus este programa está realizando não apenas um sonho, mas dando condições para que pessoas carentes possam ter um lar para viver com suas famílias, e para que elas não precisem passar por humilhações ao morar de favor na casa dos outros e nem precisar pagar aluguel para não morar na rua”, afirmou.

Para a diarista Islânia Freitas, contemplada com um apartamento no bloco 5 do residencial, o programa habitacional tem proporcionado dignidade e cidadania à milhares de cidadãos carentes. “Nada melhor do que você ter a sua casa própria e não precisar morar de favor na casa de parentes. Eu e todas estas pessoas estamos compartilhando do sentimento de satisfação”, destacou.

No próximo dia 09 de setembro os beneficiários realizam a vistoria dos apartamentos. “Em 15 dias todos os moradores estarão recebendo seus imóveis. Após o processo de vistoria acontece a assinatura dos contratos. Os empreendimentos dispõem de estrutura adequada com vias pavimentadas, transporte coletivo e unidades de saúde no bairro”, informou o secretário de Habitação, Gilberto Ruy.

Caminha Folclórica do Peti no George Américo

Com o objetivo de valorizar a cultura, história do povo brasileiro e o trabalho desenvolvido com as crianças, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) promoveu a I Caminhada Folclórica do Peti no conjunto George Américo. O evento foi realizado na tarde desta terça-feira (30).

Segundo Viviane Ramos, uma das coordenadoras pedagógicas do programa, 157 alunos com idade entre 7 e 16 anos que residem no George Américo e bairros vizinhos percorreram as principais ruas do conjunto, trazendo o bumba meu boi, quadrilha junina, samba de roda e histórias infantis.

“Este ano decidimos realizar a I Caminhada Folclórica e tivemos o envolvimento dos pais e da comunidade. Esta foi uma forma também dos comerciantes do bairro e outros moradores conhecerem o nosso trabalho”, considera a coordenadora. O grupo folclórico do povoado Candeal, situado na Matinha, também se apresentou na caminhada.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio, ressalta que a realização do evento foi muito gratificante. “Colocamos a importância desse trabalho e da inserção das crianças no Peti. Vamos trabalhar para que esse programa se expanda para outros bairros”, assegura.

REDESIM é apresentada em Feira

A Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM) foi apresentada para o prefeito Tarcízio Pimenta e secretários municipais na manhã desta quarta-feira (31). O encontro aconteceu no auditório da Associação Comercial de Feira de Santana. O sistema visa facilitar a legalização de empresas que buscam se instalar no município.

A REDESIM foi criada em dezembro de 2007 com o objetivo de simplificar e integrar o processo de registro e legalização de empresários e pessoas jurídicas no âmbito da união, estados e municípios. O prefeito Tarcízio Pimenta destacou a importância de inserir Feira de Santana no processo de globalização da informação.

“Esta é uma iniciativa importante para a chegada de novas empresas em nossa cidade, e que prevê o aumento de arrecadação, redução da economia informal, criação de novos empregos, crescimento econômico, e tudo isso com diminuição da burocracia e simplificação de processos”, aponta.

O secretário municipal da Fazenda, Wagner Gonçalves, acredita que a implantação da REDESIM em Feira de Santana irá facilitar as ações da Sefaz. “Através da internet todo o acesso as informações, orientações e instrumentos que permitam pesquisas prévias às etapas de registro ou inscrição será facilitado. Além de emissão de Alvará de Funcionamento Provisório, que permitirá o início de operação do estabelecimento imediatamente após o ato de registro”, afirma.

Também estiveram presentes os secretários Carlos Brito (Planejamento), José Pinheiro (Desenvolvimento Urbano), Fabrício Almeida (Comunicação Social), Antônio Carlos Coelho (Meio Ambiente) e a chefe da Divisão de Vigilância Sanitária, Kérssia Carneiro.

Rebaixamento de lençol freático na Mangabeira

As obras de rebaixamento do lençol freático da rua Tupinambá, no bairro Mangabeira, foram iniciadas na manhã desta quarta-feira (31). O serviço está sendo executado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. O prefeito Tarcízio Pimenta acompanhou o início do serviço.

As obras visam diminuir os alagamentos no local em períodos de chuva. “Esta é uma região da cidade que sofre com este problema e estamos trabalhando no sentido de solucionar. É uma obra que vai melhorar a vida dos moradores”, observa o secretário de Desenvolvimento Urbano,José Pinheiro.

Na oportunidade o prefeito Tarcízio Pimenta visitou a rua e travessa Maria Joana e garantiu a elaboração de um projeto de esgotamento sanitário para a localidade. “Vamos desenvolver um estudo para o escoamento das águas. Um engenheiro vai fazer o levantamento da área para que, a partir daí, possamos discutir com a população o que tem que ser feito”, salienta.

Tarcízio Pimenta também destacou a preocupação do Governo Municipal em proporcionar condições dignas de moradia para as pessoas. “A gente tem feito todo o esforço para solucionar os problemas da população que ainda sofre com a falta de infraestrutura por conta das construções feitas em locais inadequados”, ressalta.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 107981 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]