Organizações Globo divulgam documento com princípios editoriais

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

As Organizações Globo divulgaram neste sábado, 6 de agosto, um texto que detalha os princípios editoriais de seus veículos de comunicação, informou a Folha de S. Paulo.

O documento começa com uma introdução chamada “Breve definição de jornalismo”, segundo a qual “jornalismo é o conjunto de atividades que, seguindo certas regras e princípios, produz um primeiro conhecimento sobre fatos e pessoas”.

Além disso, o texto é dividido em três seções: os atributos da informação de qualidade; como o jornalista deve proceder diante das fontes, do público, dos colegas e do veículo para o qual trabalha; os valores cuja defesa é um imperativo ao jornalismo.

A Globo ressalta que seus jornalistas devem se pautar por atributos como isenção, correção e agilidade, e indica condutas para manter a lealdade com a notícia e evitar sensacionalismo, de acordo com o G1, site de notícias do grupo.

Uma carta do presidente do grupo, Roberto Irineu Marinho, e dos vices João Roberto Marinho e José Roberto Marinho apresenta o texto. Segundo a carta, o objetivo de divulgar, formalmente, seus princípios editoriais “é não somente diferenciar-se, mas facilitar o julgamento do público sobre o trabalho dos veículos, permitindo, de forma transparente, que qualquer um verifique se a prática é condizente com a crença”, noticiou o BOL.

A iniciativa da Globo acontece alguns meses depois da instituição pela Associação Nacional dos Jornais (ANJ) de um Programa Permanente de Autorregulamentação, cujo objetivo é estimular os jornais a melhorarem a relação com o leitor e aumentarem a transparência.

Fundado a partir do jornal “O Globo”, criado em 1925, o grupo reúne, além de jornais e emissoras de TV, revistas, rádios e portais de internet, sob o controle da família Marinho. Na indústria televisiva, 38,7% do mercado pertence à organização, noticiou a BBC Brasil.

*Com informações: Knight Center | Natalia Mazotte

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113883 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]