ONU pede a governo brasileiro mais proteção para juízes

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Apelo foi feito por especialista das Nações Unidas, num relatório sobre independência de juízes e advogados no Brasil.

A relatora especial das Nações Unidas sobre a independência de juízes e advogados, Gabriela Knaul, apelou às autoridades brasileiras a tomarem medidas imediatas eficazes de proteção as pessoas do sistema judiciário.

De acordo com Knaul, juízes, magistrados, promotores, defensores públicos e advogados não estão tendo proteção adequada. A relatora disse que “é hora de Governo criar um sistema nacional de proteção, a fim de permitir que os juízes desempenhem suas funções sem temer pela sua vida, ou a integridade e segurança de suas famílias”.

Morte de Juíza

O apelo da especialista em direitos humanos vem após o recente assassinato da juiza Patrícia Lourival Acioli, conhecida por sua luta contra gangues criminosas, esquadrões da morte e policiais corruptos, a 11 de Agosto.

O relatório da ONU informa ainda que “o Conselho Nacional de Justiça constata que pelo menos 69 juízes foram ameaçados em todo o país. Estudos do Ministério da Justiça informaram que mais de 90 juízes estão numa lista ‘de mais procurados’ de morte.”

A especialista ressaltou que “o governo do Brasil tem uma obrigação internacional de proteger adequadamente os juízes e Poder Judiciário contra ameaças, intimidação, assédio e ataques, e para garantir a sua segurança na lei, conforme estabelecido pelos Princípios Básicos das Nações Unidas sobre a Independência do Poder Judiciário.”

*Com informações: Rádio Onu

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110912 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]