O lançamento da Revista Hera na manhã desta sexta-feira (19/08), é marco na produção poética baiana na 4ª Feira do Livro

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Uma das atrações de maior expectativa da 4ª Feira do Livro, o lançamento da edição fac-similar dos 20 números da Revista Hera, reuniu grande público na manhã desta sexta-feira (19/08/2011) no auditório Irma Amorim, armado no local do evento. Os poetas integrantes das edições da revista estiveram presentes autografando os exemplares e promovendo um bate-papo com a plateia. O evento foi abrilhantado pelo recital “Irritmia: Hera, Hera, Hera” com Gibran Sousa.

Na palestra “Poesia Brasileira Contemporânea – Revista Hera”, o poeta Alexei Bueno buscou inserir a produção poética capitaneada pelos principais poetas da revista no panorama da literatura nacional. De acordo com Alexei, a poesia contemporânea vive de modismos através de um falso cânone idealizado no eixo Rio-São Paulo.

O poeta enfatizou principalmente a autenticidade da produção poética desenvolvida nos 20 números de existência de Hera. A publicação Hera 1972-2005 integra a coleção Memória da Literatura Baiana da Fundação Pedro Calmon e da Uefs Editora. No prefácio, o reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) José Carlos Barreto, que também participou de alguns números de Hera, destaca que a “revista consolidou-se como sinônimo de poesia e carro-chefe de uma surpreendente movimentação literário-cultural em Feira de Santana, com destacada presença na Bahia e considerável repercussão nacional”.

A Feira do Livro, organizada em 70 estandes armados na Praça do Fórum, reúne as mais diversas atrações para todos os públicos. Na noite de quinta-feira, os presentes foram brindados com uma das mais representativas expressões culturais do interior: o samba-de-roda, apresentado pelo grupo Quixabeira da Matinha da zona rural de Feira de Santana.

Pessoas de todas as idades têm assistido as diversas manifestações artísticas como balé, recitais de cordel e de poesia, além de espetáculos musicais e teatrais e lançamentos de obras. Estudantes de Feira de Santana e da região estão movimentando os estandes dando um colorido especial ao evento. Alguns, inclusive, estão recebendo doações de obras.

Livros de diversos autores tiveram lançamento ou relançamentos, como “Aspectos críticos da literatura e do cinema na obra de Olney São Paulo”, de Claudio Cledson Novaes, e“Pituaçu, meu amor”, de Maneca Muniz, com a presença dos autores que participaram de bate-papo.

As atividades da 4ª Feira do Livro continuam neste sábado e prosseguem até a tarde de domingo com atividades abertas ao público. A programação pode ser conferida no portal www.uefs.br.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116690 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.