Jovens do sertão da Bahia vão conhecer o mar e o cinema

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Um grupo de 48 adolescentes carentes do sertão da Bahia vai viver, nesta quinta-feira (25), um dia mágico em Salvador, onde nunca estiveram. Naturais de Conceição do Coité, a 217 quilômetros da capital, eles vão conhecer o mar, assistir a uma sessão de cinema em 3D, visitar a exposição de Rodin no Palacete das Artes, além de apreciar alguns dos mais importantes pontos turísticos da cidade. Trata-se da segunda edição do Projeto Olho Mágico, realizado pela Associação dos Amigos de Coité em parceria com a Faculdade Dom Pedro II, a UCI Orient Iguatemi e NK Confecções.

A primeira edição do projeto aconteceu em 2009, com crianças de até dez anos, e saiu até na imprensa nacional. Agora, os “aventureiros” são adolescentes de 15 a 17 anos, cursando o segundo grau e que residem nos povoados de Goiabeira e Sambaiba, na zona rural de Coité, e nos bairros do Sonho Meu e Alto da Colina, na sede do município. Todos estudam em colégio público, e serão acompanhados por professores.

O primeiro compromisso da viagem é na Faculdade Dom Pedro II, onde, a partir das 10h30, o grupo vai assistir a uma palestra sobre a importância de se escolher a profissão certa. Eles também poderão tirar dúvidas sobre o mercado de trabalho com um psicopedagogo. Depois, os jovens coiteenses almoçam, fazem um passeio pela cidade e, às 14h, no Shopping Iguatemi, assistem ao filme “Os Smurfs” em 3D. Às 16h, o grupo vai contemplar a exposição de Rodin no Palacete das Artes e, depois, seguem de volta para Conceição do Coité.

Associação – A Associação dos Amigos de Coité desenvolve há cerca de cinco anos atividades nas áreas da educação, cultura, esporte, lazer e cidadania há quase cinco anos, sobretudo contemplando crianças e jovens da zona rural do município. No início deste mês, a entidade, em parceria com a Orquestra Santo Antônio, inaugurou um curso de música clássica no povoado de Onça, com 32 crianças e jovens matriculados. Também no início do mês, angariou fundos para a obra de construção da Igreja Católica do povoado do Riacho do Morro, em parceria com as Sandálias Piatã.

“Começamos distribuindo presentes e doces para as crianças em datas festivas. Hoje, desenvolvemos uma série de projetos em parceria com outras associações, entidades religiosas e iniciativa privada. Entre elas, ajudamos a manter uma escolinha de futebol para crianças no Tanque Novo, onde a associação nasceu, estamos prestes a inaugurar um curso de informática gratuito na Onça e outro no Centro da cidade, além de inúmeras outras atividades na área de saúde e da cidadania. Nosso foco é, sobretudo, a população jovem e mais carente”, disse o jornalista Alexandre Reis, presidente da associação.a

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112633 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]