Hospital da Mulher de Feira de Santana passa a contar com novas especialidades médicas

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O ambulatório do Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) vai oferecer novas especialidades médicas a partir da próxima semana. O equipamento passou por reforma visando proporcionar mais conforto à comunidade. Além de atendimento com nutricionista, fonoaudiólogo, endocrinologista, psicólogo e dentista serão oferecidas consultas com ginecologista, angiologista e cardiologista, e serviços de ultrassom e endoscopia.

Segundo o presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Jair de Jesus, o espaço recebeu nova pintura nas paredes e móveis, substituição das portas, reparos na rede elétrica e hidráulica, limpeza geral e aquisição de novos equipamentos.

“A reforma permitiu que as condições do ambulatório melhorassem consideravelmente. Somado a isso, os pacientes vão dispor de novas especialidades muito procuradas”, declara o presidente da Fundação Hospitalar.

Embora estivesse em reforma, o ambulatório manteve o atendimento normalmente, sem qualquer interrupção. Este setor do Hospital da Mulher funciona das 8h às 12 horas e das 14h às 18 horas.

Aleitamento materno pode evitar problemas auditivos

Em comemoração a Semana Mundial da Amamentação, que começou na segunda-feira (1º de agosto) e se estende até sexta-feira (5) em Feira de Santana, os Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia promovem a Campanha Nacional da Amamentação com o slogan “Bebê Sarado Mama no Peito: Saúde o Seio da Questão!”. A campanha tem como principal objetivo divulgar a importância do aleitamento materno e apresentar a relação entre amamentação e a prevenção de distúrbios fonoaudiológicos.

Com o mascote do Bebê Sarado exposto em folhetos e camisas, o Sistema de Conselhos alerta que o fonoaudiólogo pode atuar desde os primeiros dias de vida do bebê, estimulando o aleitamento materno para que muitos problemas de comunicação sejam evitados ou minimizados.

A coordenadora do setor de Fonoaudiologia do Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher), Ana Gilza Soares, explica que quando o bebê mama aprende a respirar corretamente, ou seja, pelo nariz. Além disso, pesquisas recentes afirmam que a criança que mama no peito tem melhor desempenho na escola.

“Todos os dias os médicos e pediatras orientam as mães atendidas em nossa unidade para que o bebê faça a sucção adequada na mama e, consequentemente, respire adequadamente. Muitas delas respiram pela boca e, nesse caso, é necessário fazer uma reabilitação”, explica a fonoaudióloga.

O folheto “O que a Fonoaudiologia tem a ver com a Amamentação” também esclarece que a amamentação previne a ocorrência de infecções de ouvido e contribui para a criança ter dentes bem posicionados. No Hospital da Mulher, o atendimento com fonoaudiólogo está disponível 24 horas.

SMTT apreende veículos clandestinos

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) apreendeu 10 veículos clandestinos, entre carros e motos, durante operação realizada em diversas vias da cidade. Os veículos foram recolhidos para o pátio da secretaria e serão encaminhados à Polícia Militar.
De acordo com o secretário Flailton Frankles, após a apresentação na delegacia, será instaurado inquérito policial para a apuração da procedência dos veículos. “Neste caso, tanto o condutor como o proprietário vão responder inquérito. Já temos dados que apontam que os veículos recolhidos durante a operação são oriundos de furtos e roubos”, informou.

O secretário declarou ainda que os condutores fugiram do local durante a operação provavelmente por não possuírem o documento de habilitação. “Os veículos detêm também registro de infrações graves como avanço de sinal vermelho, excesso de velocidade, invasão da faixa de pedestres, além de transitar por cima de canteiro e documentação irregular”, destacou.

Os carros e motos foram apreendidos durante ação da SMTT, principalmente nos bairros Tomba e Conceição, e nos conjuntos George Américo e Feira IX. Alguns deles possuíam placas e chassis adulterados.

Praça do Socorro será entregue à comunidade nesta 5ª

A comunidade do povoado de Socorro, no distrito de Tiquaruçu, será contemplada com a entrega da Praça do Socorro, na noite desta quinta-feira (4). O equipamento vai proporcionar mais uma opção de lazer e entretenimento para os moradores da localidade. O projeto foi realizado pelas secretarias de Desenvolvimento Urbano e Serviços Públicos (Sesp), através dos departamentos de Iluminação e Áreas Verdes.

Os serviços de paisagismo estiveram concentrados na restauração de áreas verdes. Também foi feita a pintura de meios fios. “Nossa meta foi humanizar o espaço, visando proporcionar conforto e aproveitar a beleza natural”, ressalta o diretor de Áreas Verdes, Jurandir Borges.

De acordo com o diretor de Iluminação Pública, Silvio Moreira, o setor realizou a troca de lâmpadas em toda a extensão da praça. “Realizamos a substituição de lâmpadas de 70 watts de potência para 150 watts vapor metálico”, informa.

O equipamento dispõe de quiosque, mesas e bancos em concreto, além de um espaço para estacionamento de veículos. A inauguração está prevista para as 18h30.

Guarda Municipal emite relatório das ações

A Guarda Civil Municipal constatou a redução dos índices de violência nas escolas do Município no mês de julho. De acordo com Relatório da Estatística de Ocorrências e tabelas do Sistema Central de Ocorrências Policial (SISCOP) foi registrada uma média de duas a três ocorrências semanais.

De acordo com o comandante da Guarda, Marcos Vinícius Alves, foram visitadas 20 escolas da rede municipal sem nenhum registro de armas em poder de alunos. O balanço das ações foi divulgado na segunda-feira (01).

Ao todo foram 263 solicitações, destas 112 referem-se a atendimentos a chamados da comunidade, 35 a ocorrências de apoio social e atendimentos a outras secretarias. A corporação atendeu 111 chamados de apoio a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) e ao Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU).

Durante o mês de julho, foram realizadas cinco prisões e apreensões em flagrantes, apreensão de quatro armas brancas e uma trouxinha de maconha.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109848 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]