Governador Jaques Wagner assina pacto do programa Todos pela Escola em Senhor do Bonfim

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O governador Jaques Wagner estará nesta quinta-feira (11), às 15h, em Senhor do Bonfim, para assinar com prefeitos da região o pacto do programa Todos pela Escola. A cerimônia acontece no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho, no centro da cidade. Antes, às 14h, Wagner participa, também no município, da inauguração do novo campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), na Rua Tomaz Guimarães s/n°, bairro Santos Dumont.

O pacto é o primeiro compromisso do Todos pela Escola e pontua as obrigações do Estado e dos municípios para a execução do programa. Entre as atribuições do governo estadual estão a produção e distribuição de livros e materiais pedagógicos para professores e estudantes da alfabetização de todas as escolas, além da formação dos professores formadores e alfabetizadores.

Já os municípios assumem a responsabilidade pela implantação dos cantinhos de leitura em sala de aula, com apoio do Estado. As prefeituras também devem ofertar reforço escolar para os estudantes e garantir a participação dos educadores nas formações oferecidas pelo governo estadual.

O programa Todos pela Escola objetiva a alfabetização de todas as crianças de escolas públicas baianas até os oito anos de idade. O desempenho dos alunos será avaliado periodicamente. No total, 214 prefeituras já aderiram à iniciativa. A meta é contemplar todos os municípios do Estado.

Univasf

O novo campus da instituição sediará o curso de Ciências da Natureza, que funcionava desde 2009 em um espaço emprestado. As novas instalações contam com sete laboratórios, dez salas de aula, biblioteca, auditório entre outros equipamentos. Atualmente, 157 alunos cursam a graduação. O investimento do governo federal nas obras foi de R$ 3,51 milhões.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109848 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]