
Os 44 quilômetros da BA-414 que ligam os municípios de Ipirá e Pintadas serão entregues totalmente recuperados, neste sábado (20), pelo governador Jaques Wagner, o secretário estadual de Infraestrutura, Otto Alencar, e demais autoridades. O evento está previsto para as 9h em Ipirá e às 10h em Pintadas.
A recuperação beneficia 156 mil habitantes dos municípios de Pintadas, Ipirá, Capela do Alto Alegre, Pé de Serra, Mairi, Várzea da Roça, São José do Jacuípe, Nova Fátima, Capim Grosso, Mairi e Baixa Grande, favorecendo o escoamento da pecuária, da produção de leite e grãos. Cerca de R$ 29,8 milhões foram investidos.
Inauguração
Acompanhado do secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, o governador Jaques Wagner disse que o Estado realizou um sonho antigo de Pintadas e da região, e que outras obras estão previstas para aquela área. “Vamos começar a estender a ligação de Pintadas até Capela. Com isso, estaremos interligando praticamente quatro grandes estradas: a BR-116, a 242, a Estrada do Feijão (BA-414) e a BR-324, lá em Nova Fátima, subindo”.
As obras tiveram investimentos de cerca de R$ 30 milhões na terraplanagem e dupla camada de asfalto, beneficiando 150 mil pessoas dos municípios de Pintadas, Ipirá, Capela do Alto Alegre, Pé de Serra, Mairi, Várzea do Roça, São José de Jacuípe, Nova Fátima, Capim Grosso e Baixa Grande.
Além da população, atividades econômicas como a agropecuária foram beneficiadas com a recuperação das estradas, já que facilita o escoamento da produção. A contratação de moradores da região para trabalhar nas obras foi outro benefício obtido por conta das obras.
O trabalhador rural Ivan Nogueira é um dos mais de 50 moradores da região que trabalharam no empreendimento. “A gente que mora em Pintadas tinha dificuldade de vir para Ipirá. Quando chovia, era aquela buraqueira enorme. Os moradores da zona rural, nos dias de feira, perdiam os produtos porque não tinham como passar pela ponte. Agora, a gente faz de lá pra cá em 25 minutos”.