Governador da Bahia abre encontro com empresários brasileiros e japoneses

governador-da-bahia-abre-encontro-com-empresarios-brasileiros-e-japoneses
governador-da-bahia-abre-encontro-com-empresarios-brasileiros-e-japoneses

O governador Jaques Wagner disse nesta terça-feira (09/08/2011) na abertura da 14ª Reunião do Comitê de Cooperação Econômica Brasil-Japão, realizado pela primeira vez fora do eixo Rio-São Paulo, que existe grande possibilidade de ampliação do intercâmbio econômico entre o Japão e o Estado da Bahia. “Após as tragédias naturais que atingiram o Japão, o País procura novas parcerias ao redor do mundo para novos investimentos. Já temos fortes parcerias, a exemplo da Mitsui e da Firestone Bridgestone, empresas que geram muitos empregos em nosso Estado. Nossa intenção é fortalecer essa parceria”, afirmou Wagner. Para o governador, o fato de Salvador sediar, pela primeira vez, o evento indica o potencial da região Nordeste. “O Nordeste deixou de ser uma região que pede para se tornar a região que oferece oportunidades para investidores do mundo inteiro”.

Sobre a crise econômica internacional, o governador afirmou que ela, obviamente, preocupa, porém, a exemplo do que ocorreu em 2009, o Brasil está preparado para fazer com que seus efeitos causem o menor impacto possível no País. O encontro, que acontece até amanhã na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), conta com a participação, além do governador baiano, do ministro Fernando Pimentel; do presidente do BNDES, Luciano Coutinho; do presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Braga; e do presidente do Comitê de Cooperação Econômica Brasil-Japão, Masami IIjima; dentre outras autoridades e empresários.

Ibama e Valec assinam termo para retomar obras da Ferrovia Oeste-Leste

Um termo de compromisso, assinado nesta terça-feira (9), entre a Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) vai assegurar a restauração da licença de instalação para execução das obras da Ferrovia Oeste-Leste na Bahia.

O documento, que garante a efetivação dos Planos Básicos Ambientais (PBAs), foi apresentado durante reunião, segunda-feira (8), em Brasília, solicitada pela secretária da Casa Civil do Governo da Bahia, Eva Chiavon, com a participação da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, do presidente do Ibama, Curt Trennepohl, e do coordenador de Licenciamento e Logística do Ibama, Eugênio Pio.

O cumprimento do programa é de responsabilidade da Valec e das empresas executoras, sendo a Casa Civil/BA responsável pelo seu monitoramento. O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, se comprometeu com a secretária Eva Chiavon em assegurar a retomada das obras.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108703 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]jornalgrandebahia.com.br.