Festival de Coreografias de escola em Conceição do Coité traz a influência da música africana na cultura brasileira

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Em homenagem à passagem do Dia do Estudante, a Escola Antônio Bahia, em Conceição do Coité, realiza, nesta quarta, 10, às 13h30, o V Festival de Coreografias. Nesta edição, o evento criado em 2005, pela professora Marina Dias, traz na sua temática a influência da música africana na cultura brasileira. O trabalho multidisciplinar, voltado à expressão corporal, por meio da dança, é apresentado por 11 grupos de estudantes.

O Festival de Coreografias já faz parte do calendário escolar e visa à valorização e organização dos alunos da 5ª a 8ª série, que são envolvidos em todas as disciplinas para a realização do festival. “É um prazer imenso promover esse tipo de evento na escola, pois sentimos o quão é importante a interação e integração demonstrada nesse tipo de atividade lúdica e coletiva”, afirma a diretora, Mônica Ramos de Oliveira.

O evento tem origem nas aulas de artes cênicas, ministradas pela professora e coordenadora do festival, Marina Dias. Os estudantes colaboram na confecção das roupas e ajudam a montar as coreografias. Este ano, cada professor apadrinhou uma turma para dividir as responsabilidades com a coordenadora.

A ideia foi juntar música e dança à linguagem do teatro. “Em média, 70% dos alunos se empenham e, mesmo que não participem das apresentações, colaboram na organização e nos ensaios. Com isso, notamos a elevação da sua autoestima, desenvolvendo neles a expressão corporal e revelando vários talentos”, ressalta a diretora.

Programação – O festival será aberto com o pronunciamento da diretora Mônica Oliveira, seguida da fala da professora Marina Dias. Antes das apresentações das coreografias, estudantes mostram Apresentação do Cangaço, que aconteceu no Arraiá do Cangaço, promovido pela escola, no último São João.

A mostra das coreografias do festival seguirá por ordem das séries, iniciando pela 5ª e culminando com a 8ª. Durante a apuração dos pontos, atribuídos pelos jurados convidados, alunos do professor de capoeira e porteiro da Escola, Emerson Carneiro, se apresentam. A entrega das premiações – medalhas de ouro, prata e bronze – será feita pelos professores. Após o evento, haverá um lanche coletivo.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116522 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.