Coluna de Antônio José Larangeira de 10 de Agosto de 2011

O saudoso jovem Rafael com seu pai vice-prefeito Paulo Aquino.
O saudoso jovem Rafael com seu pai vice prefeito Paulo Aquino.

Feira enlutada

Vitima de  um acidente sábado ultimo, por volta de 6 horas da manhã, na rodovia Br 324 entre Salvador e Feira de Santana, à altura da entrada para São Sebastião do Passé, faleceu o jovem Rafael Aquino Mendonça de Azevedo Souza ao dirigir um automóvel Citroen. Era filho do vice prefeito de Feira de Santana Paulo Aquino Azevedo Souza e Lucia Mendonça Aquino.

O acontecimento enlutou a sociedade feirense no final de semana, pois além de Rafael seus pais gozam de grande conceito em toda região.

Entre as presenças estiveram no velório e enterro : deputados federais ACM Neto (DEM) e Sérgio Carneiro (PT), prefeito de Feira Tarcizio Pimenta, prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro(PP) e a deputada Maria Luiza Carneiro, deputados estaduais Carlos Geilson (PTN), Graça Pimenta (PR), Sandro Régis (PR) , ex-governador Paulo Souto e o ex-deputado federal José Carlos Aleluia, ex-prefeito de Feira de Santana José Ronaldo de Carvalho, ex-prefeito de Tanquinho Moacir Pinto, ex-deputados federais Jairo Carneiro, Jorge Khouri e José Carlos Aleluia ente outros. O sepultamento foi domingo, no Cemitério Jardim Celestial.

Luto

Por solicitação do vereador Justiniano França (DEM) a sessão da segunda-feira (8) da Câmara Municipal de Feira, foi suspensa após a leitura do expediente em memória do jovem Rafael Mendonça Aquino, filho do vice-prefeito e ex-vereador da Casa Paulo Aquino.

Mostra

A  artista plastica feirense, radicada em Salvador, Linda Cortes, mostrará  20 trabalhos em oleo e acrilico, as 19h do próximo dia 1º. de setembro de 2011, na Galeria de Arte do Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro. O tema da exposição  é LUMINOSIDADE. Durante  o  vernisage haverá um coquetel para 300 convidados de varios segmentos  da sociedade. Vale salientar que a pintora  participará em outubro de uma exposição coletiva em Paris, com outros artistas baianos no famoso Museu do Louvre.  Entre os coordenadores  está o bacharel em Direito José Brandão.

Universidade Aberta

Os alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati) da Uefs realizaram, no último dia 3 de agosto, uma caminhada pelo campus universitário como forma de integração entre os participantes de atividades como hidroginástica, ginástica e alongamento. Os participantes, cerca de uma centena de alunos, se reuniram no parque esportivo da Uefs onde fizeram aquecimento para percorrer as principais avenidas do campus. A coordenadora do evento, a professora Carla Rosas, especialista em Educação Especial (Uefs), frisou que a intenção é realizar a caminhada sempre na primeira semana de cada mês.

Olney São Paulo 

Se  vivo estivesse, o cineasta  Olney Alberto  São Paulo  completaria 75 anos domingo ultimo. Falecido  há 33 anos,  nascido em Riachão de Jacuípe, morou muito tempo nesta cidade, onde encontrou produção para o seu primeiro longa-metragem, “O Grito da Terra”, 1964, obra importante do Ciclo Baiano de Cinema. Lembrar que há dois anos, foi realizado “Tributo a Olney São Paulo” “homenagem póstuma para manter viva na lembrança de Feira de Santana a obra do cineasta”, como disse Dimas Oliveira, que coordenou o evento, que ocorreu na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com realização da Prefeitura de Feira de Santana, no governo do então prefeito José Ronaldo de Carvalho, através da Secretaria de Cultura, Esporte Lazer e da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, além da Fundação Senhor dos Passos, através do Núcleo de Preservação da Memória Feirense. (Informações de  Dimas Oliveira)

Ano Jorge Amado

A Fundação Casa de Jorge Amado e a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia promoverá hoje às  10h30, cerimônia especial para o anúncio do início das comemorações do Ano Jorge Amado e lançamento da programação comemorativa aos 25 anos da Fundação.

Está coluna é publicada nos sítios jornalísticos: Jornal Tribuna da BahiaJornal Grande Bahia e Notícias da Bahia.

Antonio José Larangeira
Sobre Antonio José Larangeira 3032 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]