Encontro de Gestores estreita relacionamento entre prefeitos e vereadores e servidores técnicos dos municípios baianos

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Foi o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, anfitrião do 7º Encontro Regional de Orientação aos Gestores Municipais quem falou que “além do grande aprendizado que estes eventos nos proporcionam servem, também, para estreitar o relacionamento entre prefeitos, vereadores e servidores técnicos dos municípios baianos, antes muito distantes da integração patrocinada pelo Tribunal de Contas dos Municípios e União dos Municípios da Bahia.

Na verdade, este evento foi uma nova festa de integração no interior: logo cedo, o Centro de Convenções Luiz Eduardo Magalhães proporcionou farto café, depois o credenciamento e só por volta das 09h45 os trabalhos foram iniciados, com a apresentação de vídeo da execução do Hino Nacional por um coral infantil e discurso das autoridades.

A mesa esteve composta pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima; do conselheiro substituto Ronaldo Nascimento de Sant’Anna representando o presidente do TCM, conselheiro Paulo Maracajá Pereira; do presidente da UPB, Luiz Caetano, prefeito de Camaçari; do Inspetor da 4ª IRCE (Itabuna), Juliano Santos; do presidente da AMURC – Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia, Prefeito de Ibicuí Cláudio Dourado; do presidente da CIAPRA, prefeito de Piraí do Norte Heráclito Menezes Leite; do presidente da MERCOVALE – Associação dos Municípios do Vale do Jequiriçá, prefeito de Planaltino Joceval Alves Braga; do presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, Edvaldo Nascimento e do deputado federal Geraldo Simões.

Em sua palavra, o conselheiro substituto Ronaldo Nascimento de Sant’Anna voltou a enfatizar “a satisfação do TCM em constatar o grande interesse de todos os gestores municipais em se aperfeiçoar no emprego dos recursos financeiros de seus municípios”, finalizando com a certeza de que “o Tribunal está cumprindo com o seu papel que, além de julgar contas, tem o dever de contribuir pela eficiência e moralidade de todas as ações que atinjam nossa sociedade”.

No evento deste final de semana, os representantes de mais de 30 municípios, participaram de dois debates técnicos realizados no primeiro turno: 1 – Gestão Pública Responsável (Orientador: Conselheiro Substituto Ronaldo Nascimento de Sant’Anna – TCM-BA); 2 – Operacionalização do SIGA – Sistema Integrado de Gestão e Auditoria (Orientador: Vitor Maciel dos Santos – Analista de Controle Externo).

Após o almoço, das 14h30 às 17h30, ocorrerão mais dois outros debates: 1 – Licitações e Contratos (Orientador: Rogério Cerqueira de Souza – Inspetor da 23ª IRCE – Jacobina); 2 – Restos a Pagar – Art. 42 da Lei Complementar nº 101/2000 (Orientador: Luiz Eduardo Dourado Lopes – Analista de Controle Externo).

Além dos palestrantes Ronaldo Nascimento, Vítor Maciel, Luiz Eduardo Dourado e Rogério Cerqueira de Souza, o TCM teve ainda a participação do Inspetor da 4ª IRCE (Itabuna), Juliano Santos e do ouvidor Francisco Senna.

Os cinco Encontros Regionais restantes obedecerão às seguintes datas: 02/09 – Vitória da Conquista; 16/09 – Rui Barbosa; 30/09 – Alagoinhas; 14/10 – Jequié e 28/10 – Serrinha.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113703 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]