Em Salvador, o programa Fala Escritor comemora dois anos de atividades literárias

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Durante a programação de aniversário, o grupo homenageará Jorge Amado, o grande ícone da Literatura Universal e o criador da baianidade.

No dia 8 de agosto de 2009, o projeto Fala Escritor realizou sua primeira edição e, desde então, mensalmente promove recital de poesia, lançamento de livros, conferências literárias, apresentações musicais, entre outras ações ligadas ao livros e a literatura. Para edição especial de aniversário de dois anos, que será realizada no dia 13 de agosto (sábado), a partir das 18h, na Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi (Espaço Glauber Rocha) foi convidada a escritora e atriz, Inaê, que fará uma performance especial, e ainda discorrerá sobre seu trabalho poético e teatral.

A programação conta também, com o tradicional recital de poesia do “Fala”, apresentação musical de Iara Castro e lançamento do livro de Terezinha Teixeira Santos “As dores da seca”, um romance que retrata nuances, hábitos e costumes do sertanejo, narrando à história de retirantes da seca de 1939. No quadro Quem é o Escritor, o projeto homenageia o poeta Luiz Menezes de Miranda.

Segundo Valdeck Almeida de Jesus, um dos integrantes do grupo, o mês de agosto é mágico para o projeto Fala Escritor. “São dois anos promovendo a poesia, o livro e os escritores baianos. Muita água rolou, muitos poetas e poetisas participaram das apresentações e encantaram a plateia com a magia da palavra e das performances poéticas. Tudo aliado à boa música, palestras relativas ao mundo literário, lançamentos de livros e muita amizade”. E por falar em aniversário, Jorge Amado completaria 99 anos em 10 de agosto de 2011. A edição do Fala Escritor homenageia o grande artista da palavra, Jorge, o Amado!

Com o lema “Aqui você acontece!”, o projeto Fala Escritor abre suas portas para poetas, cronistas, contadores de causos e de histórias, além de outros artistas que queiram mostrar sua arte. Os interessados devem confirmar presença, através do e-mail: [email protected] .

O projeto Fala Escritor começou com a iniciativa do historiador Leandro de Assis em parceria com os jornalistas Valdeck Almeida de Jesus e Carlos Souza, a blogueira Delirium, a filósofa Fau Ferreira, o sindicalista e cientista social Grigório Rocha e a administradora e estudante de letras Renata Rimet. No primeiro ano eles realizaram dez edições comuns do Fala Escritor e uma edição especial no Espaço Cultural da Câmara Municipal de Salvador, levaram o projeto ao Fórum Social Mundial Temático – Bahia; lançaram o livro Fala Escritor em Prosa e Poesia, e promoveram o lançamento de mais 21 livros de diversos autores, além de abrir espaço para poetas e poetisas recitarem seus poemas. Atualmente a equipe é composta por Carlos Souza, Cymar Gaivota, Fau Ferreira, Leandro de Assis, Pinho Sannasc, Renata Rimet e Valdeck Almeida de Jesus.

Serviço:

O que: Fala Escritor especial dois anos

Onde: Livraria Saraiva Mega Store do Shopping Iguatemi (Espaço Glauber Rocha).

Quando: Dia 13 de agosto (sábado), a partir das 18h.

Entrada: Gratuita

 

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111111 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]