Em Feira, calçadão da Sales Barbosa será contemplado com Shopping a Céu Aberto. Confira as notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O projeto do Shopping a Céu Aberto, que será construído no calçadão da rua Sales Barbosa visando ordenar o comércio informal em uma infraestrutura adequada, deve ser apresentado em um prazo máximo de 120 dias. A planta será elaborada pela empresa Oceanbyte Projetos e Serviços Ambientais Ltda, vencedora da licitação realizada no dia 28 de julho. A licitação está em processo de homologação.

Para confecção do projeto serão disponibilizados recursos da ordem de R$ 100 mil. O Shopping a Céu Aberto foi idealizado através de parceria entre a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Empresarial (ACEFS), Associação de Camelôs e Prefeitura de Feira de Santana.

O empreendimento irá oferecer conforto, comodidade e segurança para comerciantes e consumidores. Dentre os equipamentos a serem instalados estão definição de passagens em dimensões que facilitem o a passagem de transeuntes, identificação dos setores por área comercial, padronização de barracas, substituição de piso e eficientização da iluminação pública.

De acordo com o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Magno Felzemburg, após apresentação do projeto o Governo Municipal dará início à captação de recursos junto ao Governo Federal para execução da obra.

“A construção deste equipamento será a realização de um sonho para ambulantes e lojistas da Sales Barbosa. O nosso objetivo é contemplar o máximo de comerciantes informais e disponibilizar para a população e turistas uma área apropriada e moderno projeto arquitetônico”, destaca Magno Felzemburg.

Preparativos para Expofeira 2011

A Prefeitura de Feira de Santana, através das secretarias municipais de Agricultura e Recursos Hídricos (Seagri) e Desenvolvimento Urbano (Sedur), está promovendo obras de manutenção e limpeza geral no Parque de Exposições João Martins da Silva. As intervenções fazem parte dos preparativos para a Expofeira 2011 que acontece de 4 a 11 de setembro.

Em todos os pavilhões, os trabalhos de pintura já foram iniciados, bem como as melhorias nas baias, instalações hidráulicas e elétricas, e reforma dos banheiros. O redondel (cercas), as jardineiras e placas de concreto da entrada estão sendo recuperados. A manutenção dos telhados já foi totalmente concluída. Estão sendo realizados também os serviços de capinação em toda a área do parque.

“Iniciamos os serviços na última semana e pretendemos melhorar as condições do Parque de Exposições para receber o público que irá prestigiar a Expofeira 2011”, afirma o secretário de Agricultura, Ozeny Moraes. De acordo com ele, alguns pavilhões estão sendo ampliados para melhor acomodar os animais que ficarão expostos. Já o espaço onde são realizados os leilões será ampliado em uma área mais afastada dentro do Parque.

“Entramos em entendimento com os criadores e deslocamos a arena (Tatersal) para um local mais tranqüilo, facilitando o acesso dos animais para a realização dos eventos e promovendo maior segurança para as pessoas. Com a ampliação da área teremos melhores apresentações”, avalia Ozeny Moraes.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, a arena de shows receberá asfalto, o que irá proporcionar mais conforto para as pessoas durante as apresentações musicais. “Estamos utilizando um tipo de pavimentação à base de asfalto para evitar poeira e lama, e facilitar a circulação do grande número de pessoas”, ressalta.

Ações de combate ao transporte clandestino

Coibir o transporte clandestino de passageiros e organizar o trânsito de Feira de Santana são os principais objetivos das operações que estão sendo diariamente realizadas pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), com apoio da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) e Polícia Militar em diversas vias da cidade.

Nesta quarta-feira (03) as ações foram concentradas no bairro Tomba, onde há intensa prática de transporte irregular. Até o final da tarde foram totalizadas apreensões de mais de 18 automóveis, 9 motocicletas e 30 capacetes que não estavam sendo utilizados de forma devida.

“A SMTT está apertando o cerco contra os clandestinos com operações diárias para impedir que pessoas se exponham a riscos embarcando em veículos sem autorização para transporte de passageiros e, ainda, fortalecer o sistema de transporte público”, justifica o secretário Flailton Frankles.

De acordo com Frankles, os principais pontos de concentração dos chamados “ligeirinhos” são os conjuntos Feira IX, Feira X, George Américo, bairro Tomba e proximidades do Terminal Rodoviário. “Estão sendo abordados veículos de duas e quatro rodas que estejam parados em pontos irregulares, veículos embarcando passageiros e ainda baseados em imagens de comportamento suspeito”, explica.

O superintendente de Trânsito, José Roque Santana Pinho, destaca a importância das ações para organização e segurança do trânsito. “Além do combate ao transporte clandestino, estamos trabalhando para coibir o estacionamento em fila dupla e estudando algumas intervenções para melhorias como mudança de tráfego em algumas vias, instalação de mais semáforos, alargamento de vias, dentre outras”, informa Pinho.

Bairro Rua Nova recebe Procon Móvel

O serviço itinerante do Procon Móvel será disponibilizado no bairro Rua Nova, nesta sexta-feira (5). Atendimentos na área jurídica como denúncias e queixas de má prestação de serviços podem ser feitos no local. As atividades serão realizadas no ônibus do Programa Feira Cidade Digital.

A ação, desenvolvida pela Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, já percorreu os bairros Tomba e Cidade Nova e o conjunto Feira X. Segundo o superintendente municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, Rafael Pinto Cordeiro, a iniciativa visa facilitar o acesso dos consumidores aos serviços do órgão.

“Os moradores das áreas adjacentes como Tanque da Nação, Feira IV, Morada do Sol e Jardim Cruzeiro também poderão procurar o atendimento do Procon Móvel no bairro Rua Nova. Uma equipe estará trabalhando no registro de queixas, abrindo processos administrativo e distribuindo cartilhas educativas e o Código de Defesa do Consumidor”, informa o superintendente.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116686 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.