EBDA amplia ações de assistência técnica no Baixo Sul e Taperoá ganha Posto Avançado PAVAN

ebda-amplia-acoes-de-assistencia-tecnica-no-baixo-sul-e-taperoa-ganha-posto-avancado-pavan
ebda-amplia-acoes-de-assistencia-tecnica-no-baixo-sul-e-taperoa-ganha-posto-avancado-pavan
ebda-amplia-acoes-de-assistencia-tecnica-no-baixo-sul-e-taperoa-ganha-posto-avancado-pavan
ebda-amplia-acoes-de-assistencia-tecnica-no-baixo-sul-e-taperoa-ganha-posto-avancado-pavan

As ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), com oferta de cursos, oficinas, palestras, capacitações voltadas para o desenvolvimento rural sustentável no território de identidade Baixo Sul, serão ampliadas pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, (EBDA). Este será um dos resultados imediatos da instalação da empresa na Casa da Agricultura Familiar, inaugurada nesta quarta-feira, (10), no município de Taperoá. No ato de inauguração, o secretário estadual da Agricultura e o presidente da EBDA, Elionaldo de Faro Teles, anunciaram a criação do Posto Avançado da EBDA, (Pavan), que vai funcionar na Casa do Agricultor.

Vinculada à Secretária da Agricultura, o Posto Avançado da EBDA vai ampliar seus trabalhos na região, a exemplo da distribuição de sementes e mudas, e colheita, cursos na área de agroecologia, orientação para plantio, organização comunitária para desenvolver o associativismo, implementação das politicas publicas para projetos de crédito, custeio e investimentos, além de treinamento e capacitação nas cadeias produtivas do guaraná, cupuaçu, dendê, seringueira, dentre outras culturas.

Para o presidente da EBDA, Elionaldo de Faro Teles, ter um empreendimento neste seguimento em um município como Taperoá é um grande avanço para agricultura. “Esta Casa concentra o que há de mais importante para o desenvolvimento da agricultura familiar. Aqui o agricultor vai encontrar tudo em um só lugar, não irá mais precisar caminhar de lugar a lugar para ter acesso às politicas publicas. Tenho certeza que os órgãos parceiros farão o possível para garantir dias melhores para os agricultores familiares deste município”, afirma Faro.

Compõe a Casa da Agricultura Familiar, a EBDA, Agencia de Defesa Agropecuária (ADAB), atuando no seguimento de defesa agropecuária, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), cuja a principal missão é apoiar e representar o homem do campo, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agraria (Incra) administrando a questão agrária local, e a Secretaria Municipal da Agricultura e Desenvolvimento Econômico (Semade), incumbida de formular e planejar as ações de agricultura municipal.

Atualmente são assistidos pela empresa 3.500 agricultores familiares, neste município. Para a chefe de escritório local da EBDA de Valença responsável pelas ações de Ater, em Taperoá, Sandra Marins, a pretensão da empresa é duplicar este número. “Com esta Casa da Agricultura instalada neste município um número maior de agricultores familiares poderão conhecer e ter acesso às atividades desempenhadas pela EBDA”, Comentou Marins.

Defesa Agropecuária

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, Adab, também está instalada na Casa da Agricultura Familiar de Taperoá, um verdadeiro Centro Administrativo da Agropecuária da Região. Para Paulo Emílio Torres, diretor Geral da Adab, “é uma iniciativa das mais importantes porque reúne entidades e órgãos que buscam o êxito da agropecuária do Território de Identidade Baixo Sul, com ênfase para o município de Taperoá, maior produtor mundial de guaraná”. Emílio parabenizou o prefeito da cidade, Antonio Brito, “por essa ação que demonstra a sensibilidade e cuidado do município com a agropecuária”.

De acordo com Gerval Teófilo, secretário de Agricultura de Taperoá, a Casa é a realização do desejo dos agricultores do município, que não se sentiam apoiados nas ações do campo, na parte de produção e assistência técnica. “As ações fazem parte de um conjunto de ações com o propósito de melhorar a qualidade de vida do homem do campo, com aumento de renda e produtividade”, afirma Teófilo.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108288 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]