Documentos questionam a credibilidade da VEJA em matéria sobre suposta doação de dinheiro pelas FARC ao PT em 2005

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A credibilidade da revista Veja foi posta em xeque, mais uma vez, esta semana. O site Wikileaks, especializado em revelar informações confidenciais de governos ao público em geral, divulgou documentos da Embaixada dos EUA no Brasil que questionam a idoneidade de Veja. Procurado para falar sobre o assunto, o deputado federal Emiliano José(PT-BA) declarou: “Não precisaríamos do testemunho dos Estados Unidos para evidenciar o partidarismo obtuso e a falta de compromisso com o jornalismo por parte da Veja, mas talvez essas revelações sirvam para a revista desenvolver um pouco de sensatez”.

De acordo com a reportagem “Os Tentáculos das FARC no Brasil”, publicada na edição de 16 de março de 2005 pelo semanário, os candidatos do PT teriam recebido cinco milhões de dólares das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), em reunião ocorrida em 2002, numa fazenda localizada nos arredores da capital federal. Em julho passado o Wikileaks divulgou memorandos do embaixador dos EUA no Brasil à época do caso, John Danilovich, criticando a Veja pelas inconsistências da reportagem. “A história mais parece uma manobra política. (…) os membros do PT e representantes das FARC estiveram juntos em um encontro, mas não há provas de colaboração financeira. (…) parece que a Veja está exagerando os fatos”, registrou o embaixador.

Emiliano afirmou ainda que a revista atua como uma organização política que combate o PT e todos os governantes de esquerda ou progressistas. “A Veja é a usina de ideias da extrema-direita no Brasil. Todos sabiam da falsidade das acusações sobre o PT ter sido financiado pelas FARC, a exemplo de tantas outras, como a história dos dólares de Cuba que também teriam financiado candidatos petistas. Tudo não passa de invenções, mentiras e calúnias contra o PT, por conta do nosso projeto político e das transformações populares ocorridas a partir do governo Lula e agora continuadas com a presidenta Dilma Rousseff”.

Para ler a matéria na íntegra, acesse o site do PT na Câmara, ou clique aqui.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116690 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.