Deputado feirense homenageia escritor Jorge Amado

Jorge Amado, Dorival Caymmi e Hector Julio Páride Bernabó (Carybé).
Jorge Amado, Dorival Caymmi e Hector Julio Páride Bernabó (Carybé).
Jorge Amado, Dorival Caymmi e Hector Julio Páride Bernabó (Carybé).
Jorge Amado, Dorival Caymmi e Hector Julio Páride Bernabó (Carybé).

No dia em que Jorge Amado completaria 99 anos, o Deputado Estadual José de Arimateia (PRB) homenageou o célebre escritor baiano. “Eu não poderia deixar passar em branco esse 10 de agosto, data em que Jorge Amado, esse homem que foi uma estrela de nossa querida Bahia, faria aniversário”, disse Arimateia.

Em moção apresentada na Assembleia Legislativa, José de Arimateia relembrou a história de vida do autor, que nasceu em Itabuna, em 1912, e publicou seu primeiro romance, “O país do carnaval”, em 1931. Fatos marcantes como a militância política pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB) e a eleição para a cadeira de número 23 da Academia Brasileira de Letras (que tem por patrono José de Alencar e por primeiro ocupante Machado de Assis), assim como os prêmios e títulos recebidos no Brasil e no exterior, foram mencionados.

Autor de livros como “Tieta do Agreste”, “Mar Morto”, “Jubiabá”, “Capitães da Areia” e “Gabriela, Cravo e Canela”, Jorge Amado teve suas obras adaptadas para o cinema, o teatro e a televisão. Seu trabalho foi traduzido para 49 idiomas. Casado com Zélia Gattai (com quem teve dois filhos: João Jorge e Paloma), Jorge Amado morreu em 6 agosto de 2001, deixando um importante legado para os baianos e os brasieliros.

Em 2012, Jorge Amado completaria 100 anos. As comemorações pelo seu centenário começam a ser celebradas a partir de hoje e vão até dezembro de 2012.

Saúde em Feira de Santana

Um dos assuntos de grande destaque no plenário da Assembleia Legislativa na tarde desta quarta-feira foi os problemas da saúde pública de Feira de Santana. Em resposta, o Deputado Estadual José de Arimateia lembrou os colegas do trabalho que a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia vem fazendo desde o primeiro mandato de Jaques Wagner, como a construção de cinco novos hospitais – incluindo o Hospital Estadual da Criança, em Feira, referência na área. “A saúde pública ainda não está 100%, mas o projeto e o propósito desta gestão é consolidar a saúde, a educação, o emprego e a renda que nosso povo merece”, finalizou.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 107976 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]